domingo, 6 de setembro de 2020

13º Domingos Depois de Pentecostes

06 de Setembro de 2020 (CC) / 24 de Agosto (CE)
Santo Eutíquio, Hieromártir discípulo de São João, o Teólogo (séc. I)
Tom 4



São João, o Teólogo, referindo-se ao que tem o genuíno Espírito de Deus dizia: 
«Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus» (1 Jo 4:2). 
Uma destas pessoas era Santo Eutíquio, discípulo de São João, o Teólogo, que provou reiteradamente em sua vida que era realmente uma pessoa de Jesus Cristo. Anunciou com muito vigor a palavra de Deus, colocou a baixo muitos templos pagãos, sofreu muitas torturas e sofreu durante um longo tempo na prisão. Finalmente, foi jogado no fogo, depois, deixado às bestas famintas, quando a mão de Deus se fez presente e um destes animais começou a falar com voz humana. Mas, ficaram ainda mais assombrados por não encontrarem, após tantas torturas, nenhum ferimento no corpo do santo. Por todos estes acontecimentos maravilhosos permitiram que ficasse em liberdade em sua cidade, Sebaste, onde mais tarde, entregou pacificamente o seu espírito a Deus.
 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (II)

Marcos 16:1-8

1 Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. 3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? 4 Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; 5 e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. 6 Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. 7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam.

† † †

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion da Ressurreição
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascidos na terra, /e despedaçastes os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia
// como Mestre.

... Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino À Virgem
Ó admirável Protetora dos Cristãos...

Prokímenon Modo 4

Ó, Senhor, quão harmoniosas são as Tuas obras!
Feitas, todas, com sabedoria. (Sl. 103:24)

Bendiz ó minha alma ao Senhor, 
Senhor meu Deus, Tu és infinitamente grande! (Sl. 103:1)

1 Coríntios 16:13-24

13 Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. 14 Todas as vossas obras sejam feitas em amor. 15 Agora vos rogo, irmãos - pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acáia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos - 16 que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. 17 Regozijo-me com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. 18 Porque recrearam o meu espírito assim como o vosso. Reconhecei, pois, aos tais. 19 As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Aquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. 20 Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 21 Esta saudação é de meu próprio punho, Paulo. 22 Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema! Maranata. 23 A graça do Senhor Jesus seja convosco. 24 O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Cinge a Tua espada, com majestade e esplendor,
Cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça. 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,
Por isso Deus Te ungiu com o óleo da alegria.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 21:33-42

33 Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 34 E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. 35 E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. 36 Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo. 37 Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito. 38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. 39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. 40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? 41 Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos. 42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?

† † †
HOMILIA

A quem se destina esta parábola? Os seus personagens e paisagens a quem ou o que simbolizam? A vinha que o Senhor (simbolizado pelo Proprietário) plantou é Israel. Jesus reproduz aqui as palavras do Profeta Isaías (5: 1-7); a sebe que a cercava, a torre edificada e o lagar cavado simbolizam todos os prodígios e benefícios que Deus operou para proteger Israel e dele fazer uma grande nação. Os arrendatários são os sacerdotes, aos quais Deus confiou o cuidado de sua vinha. Estes se apossaram da vinha e converteram-se em infiéis administradores. Os emissários que o Proprietário envia para colher os frutos são os profetas, sempre rejeitados e banidos na história da nação. Por fim, chega o Próprio Filho, aos quais não respeitam e, querendo usurpar-Lhe a herança, formam conselho e O matam.

«Que fará o Senhor da vinha àqueles lavradores?» Indaga Jesus aos sacerdotes induzindo-os a com suas próprias bocas pronunciarem a sentença que lhes cabe. «Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que há seu tempo lhe entreguem os frutos», respondem. Assim, é que a Antiga Aliança (a Deus com as 12 Tribos de Israel) ficou anulada e uma Nova e Eterna Aliança se estabelece com todas as nações por meio dos 12 Apóstolos [o novo Israel, o remanescente fiel do qual falara o Profeta Isaías (1: 9)]. Por isto eles são enviados a todas as nações, os gentios que acolhem a Deus e dão frutos.

Todavia, pensar nos sacerdotes judeus como pessoas perversas desde o ventre materno ou simplesmente endurecidos por um decreto Divino, é limitar nosso olhar é abrir brecha para que o destino infeliz deles se torne também o nosso destino. É preciso identificar e avaliar o processo que os levou a serem endurecidos por Deus. Muitos sacerdotes, como acontece com muitos na Igreja, abraçaram suas vocações cheios de ideais e de pureza (como foi o caso de Saulo, de Tarso), porém, sem vigiar a porta do coração, permitiram que projetos e perspectivas egocêntricas e narcisistas – que na existência sempre se apresentam diante de nós para nos provar - se apropriassem de suas metas, negligenciando e secundarizando a Voz que lhes fala no íntimo, a qual paulatinamente vai sendo sufocada pelo barulho das vozes estranhas que permitiram ecoar dentro de si. Assim, esta Voz deixa de lhes falar, e se cumpre o que diz o Senhor Jesus: 

«Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado» (Mt 25:29).

Padre Mateus (Antonio Eça)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário