quarta-feira, 16 de setembro de 2020

15ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

16 de Setembro de 2020 (CC) / 03 de Setembro (CE)
Hieromártir Antimo, Bispo de Nicomedia e todos seus companheiros de martírio: 
Ss. Mártires Theophilus, diácono, Dorotheos, Mardonius, Migdonius, Pedro, Indes, Gorgonius, Zeno, a Virgem Domna e Euthymius († 302).
S. Eumênio, bispo de Gortina (séc. II ou III).
Tom 5



Santo Antimo nasceu em Nicomédia no final do terceiro século. Distinguia-se, desde pequeno, pelo respeito e o zelo pelas coisas sagradas, sobretudo pelos ofícios divinos. Tendo crescido, tornou-se um modelo de prudência e de amor ao próximo. Sua espiritualidade e intelectualidade fizeram com que os cristãos de Nicomédia nutrissem por ele grande admiração, a ponto de o convencerem a se tornar sacerdote e, um pouco mais tarde, bispo.

Quando teve início a perseguição aos cristãos pelo Imperador Diocleciano, Santo Antimo foi perseguido e preso. Depois, levado à presença do imperador Diocleciano, este lhe propôs o culto aos ídolos se quisesse salvar sua própria vida. Caso contrário, ameaçava o Imperador, muitas torturas o esperavam. E logo foi lhe apresentando os instrumentos que se valia para tal. Antimo, porém, respondeu ao Imperador: 
«Para que me mostras estes instrumentos de tormentos, para me atemorizar? Que os temam aqueles para quem a vida é só prazer, e que veem a privação como uma grande perda. Para mim, porém, e para os cristãos, isto não representa nenhuma dificuldade. Meu corpo é precário, provisório e grotesco; só tem valor se é santificado por Cristo e quando dá sua vida por Cristo». 
Depois de ter dito isto, foi torturado e decapitado.
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 3:15-22

15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa. 18 Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem. 

Marcos 6:7-13

7 E chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e dava-lhes poder sobre os espíritos imundos; 8 ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, senão apenas um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; 9 mas que fossem calçados de sandálias, e que não vestissem duas túnicas. 10 Dizia-lhes mais: Onde quer que entrardes numa casa, ficai nela até sairdes daquele lugar. 11 E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. 12 Então saíram e pregaram que todos se arrependessem; 13 e expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário