sexta-feira, 18 de setembro de 2020

15ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE DA MÃE DE DEUS
20 de Setembro de 2020 (CC) / 07 de Setembro (CE)
São Sozonte,  mártir († 304)
Tom 5



O santo mártir Sozon, era natural de Lyaconia na Ásia Menor, tendo vivido na época do imperador Diocleciano (284-305). Antes ser batizado era chamado de «Taraceo» e era pastor. Mas, depois aprendeu a arte de ser pastor do rebanho espiritual, e por seus ensinamentos  trouxe um grande número de pagãos à fé cristã. 
Certo dia ele teve uma visão de que era hora de derramar seu sangue pela confissão de sua fé em Cristo, Então, foi para a cidade e entrou num templo pagão onde rendiam culto a uma estátua de ouro da deusa Diana, Sozon lhe cortou a mão direita, fez dela pequenos pedaços e distribuiu-os aos pobres, Houve grande alvoroço entre os pagãos; eles falavam de roubo, mas a confusão foi ainda maior quando Sozon, prevendo que suspeitassem dele, então, entregou-se. Imediatamente conduziram-no perante Maximiano, o Governador da Cilícia. Falharam todas as tentativas de enfraquecer a sua firme confissão de fé em Cristo, e então, obrigaram-no a correr com sandálias cobertas com pregos de ferro. Enquanto seu sangue escorria sobre a terra como um rio generoso, o Santo estava cheio de uma celestial alegria, que durou até que entregou a sua alma a Deus. Seus ossos foram brutalmente golpeados. 
Quando os seus algozes acenderam uma fogueira para queimar seu corpo, uma grande tempestade se formou, e a chuva fez cessar o fogo, pondo a correr aterrorizados os pagãos. Assim que os piedosos cristãos puderam, resgataram - com todo o respeito e amor - o corpo do Santo Mártir Sozon.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 4:8-21

8 Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. 9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. 12 Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. 13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne; 14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo. 15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. 16 Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? 17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. 18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco. 19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; 20 Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito. 21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?

Marcos 6:45-53

45 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 E, tendo-a despedido, foi ao monte para orar. 47 Chegada a tardinha, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra. 48 E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante; 49 eles, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram; 50 porque todos o viram e se assustaram; mas ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; sou eu; não temais. 51 E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; 52 pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido. 53 E, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré, e ali atracaram.

† † †

COMENTÁRIO

Assim como o barco dos Apóstolos, distante da terra onde Cristo permanecia em oração, enfrentou a oposição dos ventos, também, a Igreja distante já há dois mil anos do contato físico com seu Senhor, tem enfrentado grandes oposições e tormentas: Conflitos externos e internos provocados por invejas, ciúmes, vaidade, interesses pessoais e etc.

Todas estas tempestades que nos tem assolado cumpre, também, o propósito de provar a nossa Fé, depurando ainda mais os puros e destruindo os farsantes. Elas revelam quem construiu sua casa sobre a Rocha e o que edificou sobre a areia.

No entanto, os que edificam a sua casa sobre a Rocha, tal como os discípulos diante dos ventos contrários e já «acostumados» com a «Ausência» do seu Senhor, facilmente esquecem de Sua Glória e do Seu poder sobre todas as coisas, desfigurando Sua Majestade ao substitui-la pelas imagens que a fraqueza humana projeta ante o terror ou perigo iminente.

Contudo, em meio ao p6anico, Ele faz ressoar Sua voz terna a nos realentar e relembrar Quem Ele É:

«Tende ânimo; sou eu; não temais». 

Pe. Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.

Salmo 70: 12-14

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário