sábado, 26 de setembro de 2020

Sábado Anterior à Exaltação da Preciosa e Vivificante Cruz do Senhor

PRÉ-FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA E VIVIFICANTE CRUZ
26 de Setembro de 2020 (CC) / 13 de Setembro (CE)
Dedicação da Basílica da Ressurreição em Jerusalém († 335)
S. Cornélio Centurião, mártir († séc. I).
Tom 6



Quando a santa Imperatriz Helena encontrou a cruz de nosso Senhor em Jerusalém, permaneceu por algum tempo na Cidade Santa, e construiu igrejas no Getsêmani e Belém, e no Monte das Oliveiras, assim como nos outros lugares de destaque na vida e na obra do Senhor Jesus Cristo. No Gólgota, onde encontrou a Cruz Honrosa, Helena começou a construção de uma igreja enorme. A igreja foi concebida para abranger o Lugar da Caveira, onde o Senhor foi crucificado, bem como o local onde ele foi sepultado. A Imperatriz queria incluir o lugar de seu sofrimento e do local de sua glória sob o mesmo teto. No entanto, Helena repousou no Senhor antes desta majestosa igreja ser concluída.

A conclusão da obra coincidiu com a celebração do trigésimo ano do reinado de Constantino. Assim, a consagração da igreja e o jubileu do Imperador foram comemorados no mesmo dia, 13 de setembro, 335. Um concílio local de bispos estava sendo realizado em Tiro nesse momento. Estes bispos, e muitos outros, vieram a Jerusalém para a solene consagração da Igreja da Ressurreição do Senhor. Foi então estabelecido que este dia um dia de vitória e triunfo para a Igreja de Cristo, seria solenemente comemorada todos os anos. 
Comemoração de São Cornélio, o Centurião
As referências a este santo encontram-se nas Sagradas Escrituras onde afirmam: 
«E havia em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus». (At 10,1-2). 
A tradição nos informa também que Cornélio pregava a palavra de Deus e ensinava nas cidades de Faniqui, Chipre, Antioquia e Éfeso. Finalmente, foi eleito e ordenado bispo de Misias e, sua atitude de oposição firme aos idólatras resultou em muitos e bons frutos. Mais tarde, Cornélio foi denunciado e levado à presença de Demétrio, prefeito da cidade, que o conduziu a um templo pagão lotado de pessoas, ordenando-lhe que fizesse ali uma oferenda aos deuses pagãos. Cornélio, no entanto, não só se manteve firme em sua fé, mas também aproveitou daquela ocasião para pregar o Evangelho de Jesus Cristo a toda aquela gente que enchia o templo pagão. No meio da multidão encontrava-se a esposa e o filho do prefeito Demétrio. Cornélio, voltando-se de repente para Demétrio, comentou: 
«Nada de mal acontecerá a sua família!» 
Estas palavras deixaram o prefeito perplexo e curioso. De fato, quando o santo deixou o templo, houve um grande terremoto que colocou abaixo suas colunas e paredes, soterrando muitas pessoas sob seus escombros. A mulher e o filho do prefeito, milagrosamente, saíram ilesos. Depois disso, Demétrio e toda a sua família se fizeram batizar.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 2:6-9

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Mateus 10:37-11:1

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário