quinta-feira, 17 de setembro de 2020

15ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

17 de Setembro de 2020 (CC) / 04 de Setembro (CE)
São Bábilas, Hieromártir, Bispo de Antioquia († 250)
Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus (séc. 1531 a.C.)
Tom 5



São Bábilas foi o duodécimo bispo de Antioquia depois do Apóstolo São Pedro, ocupando esta Sé como seu bispo do ano 237 até o ano 250. O Historiador Eusébio de Cesaréia (340) em seu livro História Eclesiástica nos relata o seguinte conto acerca de São Bábilas:
«Quando o Imperador Romeno Filipe, sendo cristão, queria participar com a multidão na noite da Vigília Pascal das orações da Igreja e da Comunhão do Santo Corpo e Sangue do Senhor, o bispo o impediu por causa de seus muitos crimes e pecados que havia cometido, impondo-lhe a condição de que fizesse uma confissão pública e sincera de seus pecados e que se juntasse aos penitentes. O Imperador, então, atendeu à condição que o bispo lhe impunha».
São Bábilas era, portanto, conhecido por sua bravura, a quem São João Crisóstomo elogiou, dizendo: «Acaso poderia existir algum homem que São Bábilas pudesse ainda temer, após ter enfrentado o próprio imperador?»Com isso o Santo deu uma lição aos reis no sentido de que não tentassem estender a sua autoridade para além do que Deus permite, e aos homens da Igreja, por sua vez, deu um exemplo de como usar a autoridade que lhes é concedida.

Suas relíquias permaneceram em Antioquia até que os cruzados as roubaram, levando para o Ocidente. O mais provável é que estejam atualmente na cidade italiana de Cremona. A Igreja Ortodoxa celebra a sua memória em 4 de setembro, assim como a Igreja Maronita, enquanto a Igreja latina o comemora no dia 24 de Janeiro.

O Santo Profeta Moisés, Aquele que Viu a Deus 
Moisés foi um grande líder e legislador de Israel. Nasceu no Egito por volta do ano de 1550 a.C.. Durante seus primeiros 40 anos, viveu na corte do Faraó; depois, por mais 40 anos, viveu como um pastor, praticando a contemplação de Deus e do mundo; e nos seus restantes 40 anos, conduziu o povo Hebreu pelo deserto até a Terra Prometida. 
Moisés viu a Terra Prometida, mas não foi autorizado a nela entrar, pois pecara contra Deus (Números 20:12). Moisés repousou com a idade de 120 forte e vigoroso, sem nenhuma degeneração da saúde; ele era uma prefiguração de Cristo, de acordo com São Basílio, o Grande. 
Moisés apareceu do outro mundo, no Monte Tabor durante a Transfiguração do Senhor. De acordo com o testemunho de São João Clímaco, ele apareceu também para os monges do Mosteiro do Monte Sinai.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 3:23-4:5

Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Marcos 6:30-45

30 Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. 32 Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte. 33 Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles. 34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; 36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer. 37 Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer? 38 Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes. 39 Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde. 40 E reclinaram-se em grupos de cem e de cinquenta.  41 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos. 42 E todos comeram e se fartaram.  43 Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe. 44 Ora, os que comeram os pães eram cinco mil homens.  45 Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.

† † †

COMENTÁRIO

"Quantos pães tendes?" Pergunta o Senhor aos seus discípulos?

"Cinco pães e dois peixinhos", respondem.

Pergunta-nos Cristo:

"Quais são os teus recursos disponíveis?" Em geral respondemos:

"Poucos, Senhor".

E como os discípulos perguntamos:

"Mas, o que posso fazer com tão poucos recursos?"

Pobre, cego, nu e miserável, não vês que Aquele que te indaga é o Onipotente? Acaso há impossíveis para Ele? Tu não te alimentas do teu emprego e nem prosperas por causa dos teus empreendimentos; estes nada mais são que providências da Única Fonte de Vida, que nos dispõe tudo que nos é necessário. Vão-se os meios, mas a Fonte permanece. O emprego pode ser perdido, os negócios falirem, os recursos podem ficar escassos, "mas, o justo subsiste pela fé" (Hab. 2:4) e vive de "toda palavra que procede da boca de Deus" (Dt 8:3; Mt 4:4).

Portanto, cala tuas razões e raciocínios "lógicos", contenta-te com o que tendes, dá graças a Deus e não o retenhas para Ti, pois na partilha há abundância e sobras para o amanhã.

Padre Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

O Senhor me apascenta, e nada me falta. Em um lugar de pasto verdejante, lá Ele me fez habitar; tem me nutrido com águas de descanso. Ele restaurou a minha alma; guiou-me nas veredas da justiça, por amor do seu Nome. Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei aos males, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado, eles me confortaram. Preparaste uma mesa diante de mim na presença dos que me afligem, e tens ungido a minha cabeça com óleo. Do Teu cálice tenho bebido, como do melhor vinho. A Tua misericórdia também me seguirá por todos os dias da minha vida, e a minha morada na casa do Senhor será por dias sem fim.

Salmo 22(23)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário