terça-feira, 14 de junho de 2022

1ª Terça-feira Depois de Pentecoste

14 de Junho de 2022 (CC) / 01 de Junho (CE)
O mártir Justino o Filósofo, e os que com ele estavam em Roma: 
Mártires Justino, Chariton e sua esposa Charita, Euelpistus, Hierax, de Peão, 
Valeriana e Justus e Charita (†166).
Tom 7


São Justino foi um dos maiores mestres e filósofos da Igreja. Nasceu por volta do ano 100, em Sijem, Samaria. Seus pais eram gregos idólatras e impuseram esta mesma prática religiosa ao filho, que foi distinguido pela sua inteligência incrível. Seu espírito inquieto o levou a conhecer todas as filosofias de sua época sem que, no entanto, preenchessem suas expectativas.
Deus, conhecendo sua reta intenção e sua sincera busca filosófica das coisas divinas, um dia o atendeu. Estando Justino a caminhar próximo ao mar, conheceu um certo ancião, excelente conhecedor das Escrituras Sagradas. Teve início, então, um extenso diálogo no qual a Palavra de Deus foi semeada em seu coração.  
Justino, refletindo sobre as palavras do ancião, descobriu a verdade e, com os dons que possuía, não só se converteu ao cristianismo, como foi um de seus grandes defensores, dando mesmo a sua vida por ele. 
São Justino foi martirizado em Roma, morrendo decapitado por volta do ano 166 por ordem de Marco Aurélio. 
Os Santos Mártires Justino, Chariton, Euelpistos, Ierax, Peonus, Valerian, Justus e Charita

Os Santos Mártires Justino, Chariton, Euelpistos, Ierax, Peonus, Valerian, Justus e Charita sofreram ao mesmo tempo com São Justino, o Filósofo, no ano 166. Eles foram trazidos para Roma e jogados na prisão. Os santos confessaram com bravura a sua fé em Cristo perante a corte do comandante da cidade, Rústico. Este perguntou a São Justino, se na verdade ele pensou, que depois de sofrer torturas ele iria para o céu e receberia uma recompensa de Deus. São Justino respondeu que não apenas pensava, mas realmente sabia e acreditava nisso.  
O comandante da cidade propôs a todos os prisioneiros cristãos que eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. Mas ele recebeu sua recusa e emitiu uma sentença de morte. Os santos foram decapitados.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 1:1-7, 13-17

Fragmento 79A - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Mateus 4:25-5:13

Fragmento 10B - Naquela época, seguiam a Jesus grandes multidões da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. Jesus, pois, vendo as mul-tidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípu-los, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem to-do mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galar-dão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 

Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de se lhe res-taurar o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.”

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário