sábado, 4 de junho de 2022

6º Sábado da Páscoa

APODOSIS (CONCLUSÃO) DA FESTA DA ASCENÇÃO
04 de Junho de 2022 (CC) / 22 de Maio (CE)
Santo Mártir Basilisco († 308);
Santos Padres do 2º Concílio Ecumênico (381 dC)
Tom 5





São Basiliscos era natural da cidade de Amasia, no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O Governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. Os soldados o obrigaram a andar com sapatos de ferro e com pregos. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável, lembrando-se das palavras do Apóstolo Paulo: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”  (1 Coríntios 16:13).  
Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. Em Comana, foi decapitado, tendo o seu corpo jogado no rio.  
À noite, os fiéis cristãos levaram seu corpo do rio e o sepultaram com devoção e dignidade. Isto se deu durante o reinado de Diocleciano (284-308). Celebra-se em 22 de maio.  
Pelas intercessões do santo de Deus, Basilisco, ó Senhor nosso Deus, tem piedade de nós e salva-nós. Amém. 
O Segundo Concílio Ecumênico
Este Concílio foi convocado durante o reinado do Imperador Teodósio, o Grande, em Constantinopla, no ano 381 dC. O seu objetivo era confirmar o ensinamento Ortodoxo a respeito do Espírito Santo.Macedonius, Patriarca de Constantinopla, tinha erroneamente ensinado que o Espírito Santo era uma criatura de Deus e não uma Pessoa divina [hipóstase], e, portanto, não é igual ao Pai ou ao Filho, ou um em essência com eles na Santíssima Trindade. 
Macedonius foi condenado por este Concílio, e o ensino sobre o Espírito Santo foi adicionado ao Credo de Nicéia [Símbolo da Fé]. 
Justo Melquisedeque, rei de Salém 
Melquisedeque era um "sacerdote do Deus Altíssimo" (Gênesis 14: 18-20), que abençoou nosso antepassado Abraão e "lhe trouxe pão e vinho", prefigurando a Santa Eucaristia, séculos antes da Lei ser dada a Moisés ou Cristo Se encarnar. 
A Epístola aos Hebreus (cap. 7) revela Melquisedeque, como Sacerdote-Rei, sendo ele uma prefiguração de Cristo.  
"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos". Hebreus 7:1-4 


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 20:7-12

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

João 14:10-21

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário