segunda-feira, 12 de junho de 2023

2ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

12 de Junho de 2023 (CC) / 30 de Maio (CE)
Santos Mártires Theodotos, Bispo de Ancyra e Zenaido
Ss. Isaac, o Bom, Higúmeno do Mosteiro de Dalmática;
 Mártires Natalius e Salonus
Início do Jejum dos Apóstolos
Tom 8



O início da Quaresma Apostólica cai sempre na segunda segunda-feira após o Dia da Santíssima Trindade. O jejum sempre termina em 12 de julho - antes da Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo. A duração do jejum depende da data da Páscoa (de 8 a 42 dias.).

Este jejum foi estabelecido em homenagem aos Santos Apóstolos, que através do jejum e da oração se prepararam para a pregação mundial do Evangelho e prepararam seus sucessores na obra do serviço salvífico.

Às quartas e sextas-feiras as refeições quentes podem usar a manteiga. Nos outros dias - peixe, cogumelos, cereais com óleo vegetal. 
Comemoração de Santo Isaac
Durante a perseguição aos cristãos pelo imperador ariano Valente, um ermitão, chamado Isaac, sentiu-se movido por Deus a abandonar a sua solidão e ir repreender o imperador. 
Assim, dirigindo-se à Constantinopla, advertiu várias vezes ao imperador Valente de que, se não cessasse a perseguição aos cristãos, e se não devolvesse a eles as igrejas tomadas e dadas aos hereges, uma grande catástrofe lhe esperava, assim como, um fim terrível. 
Valente fez pouco caso das pregações do eremita, e o mandou prender . 
A profecia se cumpriu pouco tempo depois, com Valente deposto e, mais tarde, morto na batalha de Andrinópolis. Teodósio, sucessor de Valente, devolveu a liberdade a Santo Isaac, por quem sempre professou grande veneração. 
O servo de Deus Isaac voltou a viver retirado em solidão, atraindo para junto de si um grande número de discípulos. Estes, recusando-se a abandoná-lo, apesar das insistentes ordens do santo, acabaram por obrigá-lo a fundar um monastério que, segundo se afirma, foi o primeiro de Constantinopla. 
O Santo eremita Isaac participou do I Concílio de Constantinopla, o segundo dos concílios ecumênicos, morrendo com idade já bem avançada.
O início da Quaresma Apostólica cai sempre na segunda segunda-feira após o Dia da Santíssima Trindade. O jejum sempre termina em 12 de julho - antes da Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo. A duração do jejum depende da data da Páscoa (de 8 a 42 dias.).

Este jejum foi estabelecido em homenagem aos Santos Apóstolos, que através do jejum e da oração se prepararam para a pregação mundial do Evangelho e prepararam seus sucessores na obra do serviço salvífico.

Às quartas e sextas-feiras as refeições quentes podem usar a manteiga. Nos outros dias - peixe, cogumelos, cereais com óleo vegetal. 
Comemoração de São Theódotos 
O Santo Mártir Theódotos viveu em Ancyra da Galácia no século III. Ele foi distinguido por uma gentileza e preocupação especiais. No auge da perseguição sob Diocleciano (284-305), ele forneceu aos cristãos todas as necessidades e deu-lhes abrigo em sua casa, onde secretamente eles celebravam os Ofícios Litúrgicos. São Theódotos visitou os prisioneiros cristãos na prisão, pagou sua fiança e reverentemente enterrou os corpos de mártires jogados para serem devorados por feras. Uma vez ele arrastou para fora da água e enterrou os corpos de sete santos martirizados, afogados no mar (Comm. 18 de maio). 
Eles relataram sobre isso ao Governador. Recusando-se a oferecer sacrifícios a ídolos e denunciando a loucura pagã, São Theódotos confessou a verdadeira fé em Cristo, pela qual o sujeitaram a terríveis torturas e decapitaram-no com a espada (+ 303). Eles queriam queimar o corpo do santo mártir, mas uma tempestade tornou inútil o intento, e eles o entregaram a um cristão para o enterro.
 
Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Romanos 2:28-3:18

Fragmento 83 - Irmãos, não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?  De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: 

“Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado”. 

E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa. Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: 

“Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; a sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Nos seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.”

Mateus 6:31-34; 7:9-11

O Senhor disse: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

† † †

COMENTÁRIO

São Teófano, o Recluso


"Não vos preocupeis" (Mt 6:31). Então, como se deve viver? Temos que comer, beber e vestir roupas. Mas o Salvador não diz: “não faça nada”, mas sim, "Não vos preocupeis" . Não te canses com o cuidado que te consome dia e noite e que não te dá um só momento de paz. Tal cuidado é uma doença pecaminosa. Mostra que um homem está confiando em si mesmo e se esqueceu de Deus; que perdeu a esperança na Providência de Deus, quer arranjar tudo para si apenas por seus próprios esforços, obter tudo o que é necessário e preservar o que conseguiu por seus próprios meios. Ele ficou acorrentado em seu coração à sua propriedade, e pensa em descansar como se fosse uma base sólida. O amor pelas posses o prendeu e ele só pensa em como colocar mais em suas mãos. Este mamom substituiu Deus por ele. Trabalhe por todos os meios, mas não se canse com maus cuidados. Espere por todo sucesso de Deus e entregue sua sorte em Suas mãos. Aceite tudo o que você obtém como um presente da mão do Senhor e espere com firme esperança que Ele continue Sua generosa doação. Saiba que se Deus assim o desejar, um homem rico pode perder tudo o que tem em um minuto. Tudo é decadência e poeira. Vale a pena se cansar por isso? Então, não se preocupe!

São Teófano, o Recluso

† † †

Quantos Senhores Temos na Vida?

Quantos senhores tu tens em tua vida? Se és cristão certamente responderás: Somente um. Se queres ter certeza da verdade de tua resposta, então pergunta aos teus pensamentos e consultas os teus esforços na vida a quem eles servem, e terás uma testemunha fiel que não permitirá que tuas fantasias ou narcisismo te enganem.

Se as respostas que os teus pensamentos e esforços derem forem diferentes da resposta dos teus lábios, então apressa-te em pedir a Deus colírio para os teus olhos, para que possas enxergar e tenhas a Luz da vida, pois, o Pai, jamais negará bem algum aos que lhe pedem.

Não são estes bens as posses e os confortos terrenos, com os quais sonham a tua alma; estes muitas vezes não são bens, ao contrário, são laços que nos conduzem ao torpor, ao desespero e ao abismo.

Bem, para Deus, é tudo aquilo que ajuda a alma a ser semelhante a Ele; aquilo que torna o nosso coração puro e justo; aquilo que pacifica a nossa alma; aquilo que nos faz mais amorosos.

Lembra-te, portanto, do ensino apostólico:"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." 

Padre Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário