segunda-feira, 5 de junho de 2023

1ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

DIA DO ESPÍRITO SANTO
SEMANA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
05 de Junho de 2022 (CC) / 23 de Maio (CE)
Comemoração do Ícone Chipriota da Mãe de Deus (Comemorado no Dia do Espírito Santo) 
Ss. Miguel, Confessor, bispo de Sanada; María de Cleopas, Mirófora;
Eufrosina, Princesa de Polotsk, Higúmena do Mosteiro de São Salvador
Semana sem jejum
Tom 7



No dia seguinte de cada grande festa, a Igreja Ortodoxa homenageia aquele através do qual a festa se torna possível. No dia seguinte ao Natal do Senhor, por exemplo, nós celebramos a Sinaxe da Santíssima Theotókos (26 de dezembro). No dia seguinte à Teofania, se comemora São João Batista (07 de janeiro), e assim por diante. 
Hoje honramos o Bom e Vivificante Espírito Santo, Autor da Vida e da Criação, que desceu sobre os Apóstolos em Pentecostes na forma de línguas de fogo, em cumprimento da promessa do Senhor de enviar o Consolador aos seus discípulos (João 14:16). 
O mesmo Espírito Santo permanece dentro da Igreja ao longo dos tempos, guiando-a "em toda a verdade" (João 16:13).Um dos hinos de Vésperas na noite de sábado nos diz que o “Espírito Santo provê todas as coisas. D’Ele procede a profecia, é Ele Quem aperfeiçoa o sacerdócio, ... Ele une toda a instituição da Igreja." Em vésperas do dia de Pentecostes, ouvimos que o Espírito Santo é a "Fonte da bondade, através de quem o Pai é conhecido, e o Filho é glorificado." Ele é "a Fonte Viva dos dons espirituais", Quem "nos purifica de nossos pecados." É pelo Espírito Santo que "os Profetas, os Divinos Apóstolos e os Mártires são coroados." Ele é a Fonte da vida e da santificação.

Durante toda esta semana os cristãos ortodoxos não jejuam até o sábado, quando a Festa se conclui.
Comemoração do Ícone Chipriota da Mãe de Deus  
O Ícone Chipriota da Mãe de Deus apareceu no ano 392 na ilha de Chipre e estava situado em um mosteiro construído no local de sua aparição.
 
A celebração deste ícone é feita também no dia 9 de julho e no dia no qual se comemora o Espírito Santo, isto é, na segunda-feira subsequente à comemoração do Dia de Pentecostes. 
Ele também é comemorado no dia 09 de julho.
Comemoração de São Miguel, Confessor 
São Miguel, o Confessor, desde sua juventude desejou entrar para a vida monástica e foi enviado pelo Patriarca Tarásio de Constantinopla (784-806) para um mosteiro na costa do Mar Negro. O Patriarca Tarásio mais tarde o consagrou bispo da cidade de Sinaída, na Ásia Menor. 
São Miguel esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico em Nicéia, em 787. A pedido do Imperador, visitou o Califa Harun al-Rashid para conduzir as negociações de paz. Ele também realizou missões diplomáticas para Bizâncio na corte de Carlos Magno. Miguel entrou em choque com o Imperador Leão, o Armênio, por causa de sua política iconoclasta, e foi exilado para a cidade de Eudokiada, onde morreu em 23 de maio de 826, na pobreza, porém fiel à Ortodoxia até o fim. 
Venerável Eufrosina, Princesa de Polotsk, Bielorussia. 
Eufrosina era filha do Príncipe Vseslav, de Polotsk. Quando seus pais a queriam entregar em casamento, ela fugiu para um convento e foi tonsurada monja. Um anjo do Senhor lhe apareceu três vezes e lhe revelou onde ela deveria estabelecer um novo convento para as virgens. Eufrosina ainda atraiu sua irmã Eudóxia para a vida monástica, juntamente com muitas outras donzelas das fileiras da aristocracia. Sua prima, Zvenislava, por nascimento Princesa de Borisov, trouxe todas as suas riquezas, roupas e pedras preciosas e disse:  
"Toda a beleza deste mundo considero vaidade, e estes adornos preparado para o meu casamento, eu os dou à Igreja do Salvador; e a Ele me dou em matrimônio espiritual, pondo minha cabeça sob Seu suave jugo e fardo leve".  
Eufrosina, então, a tonsurou monja e deu-lhe o nome de Eupráxia.  
Em sua velhice, Eufrosina desejando morrer em Jerusalém, orou a Deus por isto. Deus ouviu suas orações e, de fato, quando ela visitou Jerusalém, lá adormeceu. Eufrosina foi sepultada no Mosteiro de São Teodósio, em 23 de maio de 1173 dC.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 5:9-19

9 (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), 10 provando o que é agradável ao Senhor; 11 e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; 12 porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. 13 Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. 14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. 15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. 17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração…

Mateus 18:10-20

10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. 11 [Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido.] 12 Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? 13 E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. 14 Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos. 15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

† † †

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário