sábado, 17 de junho de 2023

2º Sábado Depois de Pentecostes

17 de Junho de 2023 (CC) / 04 de Junho (CE)
São Metrófanes
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 7

 

São Metrófanes foi bispo de Bizâncio nos tempos do Imperador Constantino. É provável que tenha sido o primeiro bispo naquela cidade que, antes, estava compreendida na jurisdição na diocese de Heraclea. 
Desfrutava, por sua santidade, de grande reputação entre os cristãos do Oriente que, logo após a morte de Constantino, construíram uma igreja em sua homenagem. 
Metrófanes era filho de Domicio, irmão do Imperador Probus. Este, após sua conversão ao cristianismo, mudou-se para Bizâncio, onde cultivou uma profunda amizade pelo Bispo Tito que lhe conferiu as ordens eclesiásticas. Este, já próximo da morte, elevou Domício à dignidade episcopal. 
A avançada idade de Metrófanes o impediu de assistir ao Concílio Ecumênico de Nicéia. E Para representá-lo, eviou Alexandre, um de seus presbíteros. No retorno do Imperador e dos clérigos que haviam participado do Concílio, o Bispo Metrófanes anunciou profeticamente a todos que o Padre Alexandre seria o seu sucessor. Morreu poucos dias depois. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 3:19-26

19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Mateus 7:1-8

1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário