sexta-feira, 16 de junho de 2023

2ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

 

16 de Junho de 2022 (CC) / 03 de Junho (CE)
São Luciniano e Seus Companheiros:
Claudio, Hipacio, Paulo e Dionísio e Paula († 270)
Jejum dos Apóstolos (Pão, vegetais e frutas são permitidos)
Tom 8

De acordo com o Menológion do Imperador Basílio, São Luciniano era um sacerdote pagão de Nicomédia, convertido ao cristianismo já em idade avançada, e morreu martirizado. Durante o reinado do Imperador Aureliano, ele foi preso e levado perante o juiz Silvano.

Tendo se recusado a negar Cristo, golpearam-no em seu rosto com pedras, o açoitaram e o arrastaram por uma corda atada em torno de seu pescoço.

Mais tarde foi encarcerado e, na prisão, teve o consolo de encontrar quatro jovens cristãos: Claudio, Hipácio, Paulo e Dionísio, aos quais fortaleceu com tal êxito na fé que, quando estes foram levados perante o tribunal, fizeram uma firme confissão de sua fé.

São Luciniano foi então colocado em um forno quente do qual, contudo, saiu incólume. Por último, os cinco foram enviados para Bizâncio e lá Luciniano foi crucificado e os demais decapitados. Paula, uma cristã que levava alimentos para os mártires na prisão e lhes tratava as feridas, também foi detida, torturada no forno e, finalmente, decapitada. A população de Constantinopla sempre nutriu grande devoção a estes Santos Mártires.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 5:17-6:2

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Mateus 9:14-17

14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário