quinta-feira, 1 de junho de 2023

7ª Quinta-feira da Páscoa

APODOSIS (CONCLUSÃO) DA PÁSCOA
01 de Junho de 2023 (CC) / 19 de Maio (CE)
São Patrício de Prusa e companheiros mártires († Séc. 362)
Tom 6


São Patrício viveu no século I e foi bispo da cidade da Prússia na Bitínia (Ásia Menor). Ele pregou aberta e corajosamente os ensinamentos de Cristo Salvador e denunciou os erros dos pagãos. Para isso, ele foi levado junto com os três presbíteros Akakiy, Menandro e Polisnos e levado para interrogatório ao governador da cidade, Júlio. Naquela época, Júlio estava saindo para tratamento nas fontes termais, ele mandou levar o bispo cristão com seus presbíteros, presos em grilhões de ferro. Tendo se banhado em fontes quentes, Júlio ofereceu um sacrifício a seus deuses e, chamando São Patrício e outros prisioneiros, os convidou a sacrificar aos deuses pagãos, ameaçando-os com tortura se recusassem. A isso, São Patrício respondeu:

"Sou cristão e adoro o Único e Verdadeiro Deus, Jesus Cristo, que criou o céu e a terra e essas fontes quentes para o benefício de todas as pessoas".

Por ordem de Júlio, o santo foi lançado em uma fonte termal, com fé firme o mártir orou por socorro: "Senhor, Jesus Cristo, ajuda-me, teu servo", e permaneceu ileso.

Em fúria impotente, Júlio ordenou que as cabeças de São Patrício e seus três presbíteros fossem decapitadas.

A morte dos mártires ocorreu por volta do ano 100 após o nascimento de Cristo.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 25:13-19

Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia em visita de saudação a Festo. E, como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: Há aqui certo homem que foi deixado preso por Félix, a respeito do qual, quando estive em Jerusalém, os principais sacerdotes e os anciãos dos judeus me fizeram queixas, pedindo sentença contra ele; aos quais respondi que não é costume dos romanos condenar homem algum sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação. Quando então eles se haviam reunido aqui, sem me demorar, no dia seguinte sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem; contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava; tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.

João 16:23-33

Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma. Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.  

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário