domingo, 8 de dezembro de 2024

24º Domingo Depois de Pentecoste

08 de Dezembro de 2024 (CC) / 25 de Novembro (CE)
Conclusão (Apodosis) da Apresentação da Theotókos no Templo
Ss. Clemente, Patriarca de Roma († 100) 
e Pedro, Patriarca de Alexandria († 312), hieromártires;
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 7


É Santo Irineu quem nos conta que, na Cátedra de Roma, o terceiro sucessor se chamava Clemente. São Clemente I (também conhecido como Clemente Romano)ocupou o Trono da Sé de Roma entre os anos de 88 a 97. Nascido em Roma, de família hebraica, foi o sucessor de Anacleto I (ou Cleto) e autor da Epístola de Clemente Romano (segundo Clemente de Alexandria e Orígenes), o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto. 
Discípulo de São Pedro, após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito de São Pedro e iniciou o uso da palavra "amém" nas cerimônias religiosas. É conhecido pela carta que escreveu para atender a um pedido da comunidade de Corinto, na qual rezava uma convincente censura à decadência daquela igreja, devida, sobretudo, às lutas e invejas internas entre os fiéis (consta que os presbíteros mais jovens teriam usurpado as prerrogativas dos mais velhos), estabelecia normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispos, presbíteros, diáconos). 
O tempo em que São Clemente esteve à frente da Igreja de Roma (92-102) foi marcado por uma relativa paz e tolerância por parte dos Imperadores Vespasiano e Tito. 
Comemoração de São Pedro, Patriarca de Alexandria 
São Pedro, Patriarca de Alexandria,  foi consagrado no ano 300. Era admirado por todos de seu tempo, por seu vasto saber científico e filosófico e pelo profundo conhecimento das Sagradas Escrituras. Sob sua responsabilidade estavam as igrejas do Egito, da Tebaida e da Líbia, todos territórios de muita perseguição ao seu rebanho. Mas quanto maior o perigo, mais firmeza demonstrava Pedro, Consolava os perseguidos, acolhia e protegia os que mais sofriam, dava exemplos diários de coragem e perseverança. 
Porém o patriarca Pedro não enfrentou somente as feras do paganismo. Também teve de lutar contra as forças opositoras que surgiram dentro da própria Igreja cristã, corroendo-a internamente. Enfrentou tudo com tolerância e benevolência, mas com firmeza. Apenas exigiu que os bispos vivessem com o mesmo rigor a fé cristã e a mesma retidão de caráter e disciplina de vida que ele próprio se impunha, não almejando, apenas, posição e os bens materiais. Os bispos Melécio e Ário logo começaram um movimento radical contra ele, visando o seu afastamento e o seu posto episcopal. Pedro, então, convocou um Concílio e ambos foram afastados da Igreja. Aí começou a verdadeira guerra contra o patriarca. Os dois bispos negaram-se a reconhecer o poder do Concílio, continuaram suas atividades episcopais e, em represália, passaram a pregar contra a Igreja. Isso causou um cisma na Igreja, isto é, uma divisão que durou cento e cinquenta anos e que ficou conhecido como o "Cisma Meleciano". 
Então, denunciado por Ário, Pedro acabou preso e condenado à morte. Aliás, o Imperador aproveitou-se da situação para eliminar aquela incômoda liderança e autoridade cristã. A antiga tradição diz que, na véspera da execução, Cristo apareceu-lhe numa visão, na forma de um menino que tinha a túnica rasgada de alto a baixo. Disse-lhe que o responsável por aquilo era Ário, que dividira sua Igreja ao meio. Assim, antes de morrer, ele viu sua doutrina confirmada. Foi decapitado em 25 de novembro de 311 por opor-se ao cisma de Melécio e pela fé em Cristo.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (2)

Marcos 16:1-8

Fragmento 70 - Naquela época, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-Lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; e entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; Ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a Seus discípulos, e a Pedro, que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali O vereis, como Ele vos disse. E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Pela Cruz venceste a morte / e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido. / Converteste em alegria a lamentação das mirróforas / e ordenaste a Teus Apóstolos que anunciassem / a Tua Ressurreição, Ó Cristo nosso Deus, // Tu Que concedes ao mundo a Tua infinita misericórdia.

Tropárion da Mãe de Deus - Tom 4
Hoje é o prelúdio da boa vontade de Deus / e da profecia da salvação dos homens. / A Virgem aparece abertamente no templo de Deus / e anuncia Cristo para todos. / Por isso, altissonantes supliquemos-lhe: / Alegra-te, ó, tu // cumprimento da providência do Criador.

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion dos Santos Clemente e Pedro  Tom 4
Ó Deus de nossos pais, / que sempre nos trata conforme a Tua mansidão / não nos prives de Tua misericórdia, / mas através de suas súplicas/ conduza em paz as nossas vidas.

Kondákion da Ressurreição
O poder da morte não é mais suficientemente forte / para manter presos os homens mortais. / Pois Cristo desceu, despedaçando e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, e os Profetas rejubilam, dizendo: / “O Salvador veio àqueles em Fé. // Vinde, todos Fiéis, para a Sua Ressurreição”.

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo....

Kondákion dos Hieromártires Tom 2: Ó Divinas e irremovíveis torres da Igreja, / pilares piedosos da piedade verdadeiramente vigorosa, / mui louváveis Clemente e Pedro; por suas súplicas preserva-nos a todos.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Kondákion da Festa Tom 4
O mais puro templo do Salvador, / a Câmara Nupcial, Preciosa e Virgem, / o Tesouro Sagrado da glória de Deus, / nos conduz neste dia trouxe para a casa do Senhor, / trazendo consigo a graça que está no Divino Espírito / A Ela os anjos de Deus entoam hino: // Pois Ela é o tabernáculo celestial!

Prokímenon

R. O Senhor dará força ao Seu povo; 
O Senhor abençoará o Seu povo com paz. (Sl. 27:11)

V. Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos,
Tributai ao Senhor glória e força. (Sl. 27:1)

No 3º Tom:

R. Minha alma glorifica o Senhor, 
e meu espírito exulta de Alegria em Deus, meu Salvador! (Lc 1:46.47)

Efésios 2:14-22

Fragmento 221 - Irmãos, Cristo é a nossa paz, o Qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a Lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz; e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no Qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No Qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Hebreus 9:1-7

Fragmento 320 - Irmãos, a primeira aliança tinha um decreto sobre a adoração e um santuário terrestre; pois no primeiro tabernáculo construído, havia uma lâmpada, uma mesa e os pães da proposição, chamado de Lugar Santo. Atrás do segundo véu estava um tabernáculo chamado Santo dos Santos, que tinha um incensário de ouro e a Arca da Aliança revestida de ouro em todos os lados, onde havia um vaso de ouro com o maná, a vara de Aarão que tinha florescido e as Tábuas da Aliança; e acima dela os Querubins da Glória cobrindo o local da purificação; o qual não precisa ser discutido em detalhes agora. Com este arranjo, os sacerdotes sempre entram no primeiro tabernáculo para realizar os serviços divinos; e no segundo - uma vez por ano apenas o sumo sacerdote sozinho, não sem sangue, que ele traz para si e pelos pecados da ignorância do povo.

Aleluia, no 7º

É bom exaltar o Senhor
E cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo. (Sl 91:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Proclamar pela manhã o Teu amor,
E a Tua fidelidade pela noite. (Sl 91:2)

No 8º Tom

Ouve, ó filha, e vê, e inclina o teu ouvido. (Sl. 44:10)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 13:10-17

Fragmento 71 - Naquela época, Jesus ensinava em uma das sinagogas no sábado. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a Si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo Ele isto, todos os Seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por Ele.

Lucas 10:38-42; 11:27-28

Fragmento 54 - Naquela época, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em Sua casa.  Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a Sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se Te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Ora, enquanto Ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos em que Te amamentaste. Mas Ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.

Zadostoinik

Refrão: Os anjos vendo a entrada da Puríssima / ficaram maravilhados, // vendo como a Virgem entrou no Santo dos Santos.

Irmos: Que nenhuma mão profana toque a Arca viva de Deus, / mas que os lábios dos Féis, cantando incessantemente / as palavras do Anjo para a Theotókos, / bradem de alegria: // Verdadeiramente tu és superior a tudo, ó Virgem Pura.

Canto da Comunhão

Louvado seja o Senhor desde os céus, 
louvado Seja nas alturas!

Tomarei o Cálice da Salvação,
E invocarei o Nome do Senhor!

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário