domingo, 22 de dezembro de 2024

26º Domingo depois de Pentecostes

22 de Dezembro de 2024 (CC) 09 de Dezembro (CE)
Festa da Concepção de Santa Anna, Mãe da Theotókos,
e da Santa Profetisa Ana, mãe do Profeta Samuel;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Súbita Alegria 
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 1


Santa Ana, a mãe da Santíssima Mãe de Deus, era a filha mais nova do Sacerdote Natã de Belém, descendente da Tribo de Levi. Ela se casou com São Joaquim (sua memória mútua é feita em 9 de setembro), que era natural da Galileia. Por muito tempo, Santa Ana não teve filhos, mas depois de um período de cerca de 20 anos, através da oração fervorosa de ambos os cônjuges, um Anjo do Senhor anunciou a eles a Concepção de uma Filha, que traria bênçãos a toda a raça humana. A Concepção por Santa Ana ocorreu em Jerusalém, onde também nasceu a Santíssima Virgem Maria. 
A iconografia dedicada à Concepção por Santa Ana é variada. Muitos ícones retratam a Santíssima Virgem pisoteando a serpente. Abaixo do ícone, ao longo de seus lados, os Santos Joaquim e Ana são retratados geralmente com as mãos erguidas e dobradas em oração; seus olhos também são direcionados para cima e contemplam a Mãe de Deus, que, por assim dizer, voa no ar com as mãos estendidas; sob Seus pés é retratado um orbe enrolado com uma serpente simbolizando o diabo, que diante dos antepassados ​​caídos se esforça para conquistar com seu poder todo o universo.

Existem também ícones, nos quais Santa Ana segura em seu braço esquerdo a Santíssima Virgem em idade infantil. Sobre o rosto de Santa Ana é retratada uma reverência especial. Um antigo ícone de grande tamanho, escrito em tela, está localizado na vila de Minkovetsa, no distrito de Dubensk, na diocese de Volynsk. E desde os tempos antigos esta festa era especialmente venerada na Rússia por mulheres grávidas.
Santa Anna, Mãe do Profeta Samuel 

Anna era a esposa de Elcana de Ramataim Zofim ou Arimatéia (1 Samuel 1:1-2). Anna não tinha dado à luz filhos, porque era estéril, e isso a levou a chorar e clamar amargamente. Mas o Deus Misericordioso mostrou piedade dela e retirou sua esterilidade por causa de seus suspiros e orações incessantes. Anna deu à luz um filho, Samuel, e dedicou-o a Deus desde a sua infância. Samuel foi um grande líder da nação de Israel e um profeta, que ungiu dois reis, Saul e Davi. Anna cantou um hino de ação de graças a Deus, um hino maravilhoso - tanto por sua sabedoria como por sua beleza - o qual, até hoje, é nos serviços da Igreja (1 Samuel 2:1).

O Santo Ícone "Mãe de Deus de Súbita Alegria". 
 
O Ícone da Mãe de Deus, chamado "Alegria Súbita" (Nechayannaya Radost '), assim está escrito*: No alto de uma sala, está um ícone da Mãe de Deus, e um jovem chamado Beneathe, ajoelhado em oração. A Tradição relata a cura de alguns jovens de seus males físicos através deste ícone sagrado, conforme está registrado no livro de São Dimitrii de Rostov, "O Velo de Oração" ("Runo Oroshennoe"). O jovem - como de costume - estava rezando diante da imagem da Virgem Toda-Pura, quando de repente viu que a imagem estava viva, e as feridas do Senhor Jesus expostas e sangrando. Em pânico, o Jovem exclamou: "Ó Senhora, quem é que fez isso?" Ao que lhe respondera a Mãe de Deus respondeu: "Tu e outros pecadores com vossos pecados estão crucificando meu filho de novo". Então, o abismo da sua pecaminosidade de repente se lhe torna consciente, e por um longo tempo em lágrimas orou à Mãe de Deus e ao Salvador implorando por misericórdia. Ao final de sua oração, foi tomado de uma súbita alegria como resposta à sua súplica e o perdão dos pecados lhe fora dado.
* Os Santos Ícones reproduzem em tela os textos das Sagradas Escrituras, por isto a arte de os desenhar e pintar, é chamada de "escrever em imagem (ícone)".

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IV)


Lucas 24:1-12

1 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. 2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro. 3 E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. 5 E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? 6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, 7 Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. 8 E lembraram-se das suas palavras. 9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. 11 E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. 12 Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.

 LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Apesar da pedra do túmulo ter sido selada pelos judeus, / e o Teu puríssimo Corpo guardado pelos soldados, / Tu ressuscitaste ao terceiro dia, ó Salvador nosso, / dando a vida ao mundo. / Por isso, ó Autor da Vida, / os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo: / “Glória à Tua Ressurreição, ó Cristo! / Glória à Tua Realeza! // Glória à Tua Providência, ó Amigo do homem.

Tropárion de Sant'Ana, Tom 4
Tropárion de Sant’Ana Tom 4: Hoje se desatam os laços da esterilidade, / Deus ouve as preces de Joaquim e Ana / e lhes promete claramente que, contra toda esperança, / darão à luz a filha de Deus, / da qual nasceu Ele próprio, o Onipotente, / quando se fez homem, ordenando ao Anjo saudá-la: // «Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo!»



Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tom 3: Tu foste modelo de abstinência, / iluminando todos com o Divino Espírito; Você completando a carreira da Fé Ortodoxa, / e iluminaste o mundo com teus ensinamentos / e denunciaste os pensamentos do herético. / Ó venerável Pai Gregório, suplica a Cristo Deus, // que Ele nos conceda grande misericórdia.

Kondákion da Ressurreição
Como Deus, Tu ressuscitaste gloriosamente do túmulo, / ressuscitando o mundo Contigo; / a natureza humana Te canta como Deus,/ pois a morte foi dissipada./ Adão rejubila, Mestre;/ e Eva, doravante liberta das suas cadeias, proclama na alegria:// Ó Cristo, Tu És Aquele que concede a todos os homens a ressurreição!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Tom 4: Hoje o universo festeja / a concepção de Sant’Ana, permitida por Deus; / pois ela concebeu aquela que gerou o Verbo, / de um modo que não pode se expressar por palavras. / Os Anjos de Deus a louvam, clamando: // «Esta é o tabernáculo celeste!»

Prokímenon, no 1º Tom

R. Seja a Tua misericórdia, Senhor, sobre nós, / pois, em Ti esperamos. (Sl. 32:22)

V. Exultai no Senhor, vós, justos, / pois aos retos convém o louvor. (Sl. 32:1)

No 4º Tom: 

Maravilhosos É Deus nos Seus Santos, / O Deus de Israel (Sl. 67:36)

Efésios 5:8-19 

Fragmento 229 - Irmãos, noutro tempo vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; por isso, andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); aprovando o que é agradável ao Senhor. E não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: 

“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”. 

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.

Gálatas 4:22-27

Fragmento 210C - Irmãos, está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: 

"Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido".

Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? 

"Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre".

De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.

Aleluia, no 1º Tom

É Deus Quem me vinga, 
E Quem a Mim submete os povos. (Sl. 17:47)

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

É Ele Quem exalta a salvação de Seu Rei 
E fortalece a Davi, Seu ungido, 
E à sua descendência para sempre. (Sl. 17:51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

No mesmo Tom:

A salvação dos justos é o Senhor, 
Ele é o seu Defensor em momentos de aflição. (Sl. 36:39)

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Lucas 17:12-19 

Fragmento 85 - Naquela época, entrando Ele numa certa aldeia, encontraram-No dez homens leprosos, que ficaram de longe; e levantaram a voz e disseram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós”. E quando os viu, disse-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes”. E aconteceu que, à medida que iam, foram purificados. E um deles, vendo que estava curado, voltou atrás e em alta voz glorificou a Deus, e prostrou-se com o rosto a Seus pés, dando-Lhe graças, e ele era samaritano. E Jesus, respondendo, disse: “Não foram dez os limpos? Mas, onde estão os nove? Não foram encontrados aqueles que voltaram para dar glória a Deus, exceto este estrangeiro?” E Ele lhe disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”.

Lucas 8:16-21 

Fragmento 36 - Disse o Senhor: “Ninguém, ao acender uma lamparina, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado”. E foram ter com Ele Sua mãe e Seus irmãos, e não podiam aproximar-se d’Ele, por causa da multidão. E foi-Lhe dito: “Estão lá fora Tua mãe e Teus irmãos, que querem ver-Te”. Mas, respondendo Ele, disse-lhes: “Minha mãe e Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam”.

Versos da Comunhão 
Louvai ao Senhor nos céus, 
Louvai-O nas alturas! 
Alegrai-vos no Senhor, ó justos; 
Pois, aos retos convém o louvor.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário