quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

24ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


05 de Dezembro de 2024 (CC) / 22 de Novembro (CE)
Ss. Filêmon, Apóstolo [dos 70]; 
Apfias, sua mulher e Arquipo, seu filho e Onésimo (séc. I)
Pós-festa da Entrada da Santíssima Theotokos no Templo
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 6



Filêmon era cidadão de Colosso, na Frigia, um homem de linhagem nobre e de muitas posses que se converteu à fé cristã, provavelmente, em Éfeso, movido pela pregação do Apóstolo São Paulo, e de quem se tornou amigo pessoal.Os membros de sua família se destacavam pela devoção e piedade e, ao que parece, os cristão se reuniam em sua casa para celebrar os divinos mistérios.

Entretanto, Onésimo, um dos servos de Filêmon, longe de imitar os bons exemplos que recebia, roubou seu senhor fugindo em seguida para Roma. Lá conheceu São Paulo, na prisão. O espírito de caridade com o qual São Paulo o tratou tocou o coração de Onésimo que se converteu em seu filho espiritual. O Apóstolo queria que Onésimo ficasse com ele para auxiliá-lo, mas, como Filêmon tinha direito aos seus serviços, São Paulo o enviou de volta à Colosso com uma carta que escreveu a Filêmon, conhecida como uma das suas epístolas, a “Epístola a Filêmon”.Nesta carta o Apóstolo revela sua ternura e o poder de persuasão, referindo-se a Filêmon como o seu amado companheiro de trabalho, louvando sua caridade e sua fé. A Apia, que era provavelmente a esposa de Filêmon, São Paulo a chama de “nossa queridíssima irmã”; e a Arquipo, “o soldado, nosso companheiro”.
Em seguida, o Apóstolo lembra modestamente a Filêmon que, ainda que pudesse lhe dar ordens, em nome de Cristo, prefere rogar-lhe que, por amor, perdoe a Onésimo e o acolha, “não como servo, mas como irmão muito querido, pois o é para mim, e muito mais deverá ser para ti, tanto na carne como no Senhor”. Não se sabe como Filêmon recebeu este pedido de São Paulo. A Tradição, porém, afirma que Filêmon concedeu liberdade a Onésimo, perdoando-lhe a sua falta e fazendo dele um companheiro de trabalho na obra de evangelização.
Leituras Comemorativas
Filêmon 1:1-25
Lucas 10:-1-15 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 5:1-8

Fragmento 271 - 
Irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

Lucas 18:31-34

Fragmento 92 - Naquela ocasião, Jesus, tomou Consigo os doze e disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e todas as coisas que estão escritas pelos Profetas a respeito do Filho do Homem se cumprirão. Pois Ele será entregue aos gentios, e será escarnecido, e injuriado e cuspido. E açoitá-lo-ão e matá-lo-ão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles não entenderam nenhuma destas coisas; e esta palavra lhes foi escondida, e não sabiam o que foi dito.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Senhor contou aos discípulos sobre Seu sofrimento, mas eles não entenderam nada do que Ele dizia; Esta palavra foi escondida deles. Mais tarde, os fiéis decidiram nada saber, exceto Jesus Cristo, e este crucificado (I Cor. 2:2). Não havia chegado a hora, eles não entendiam nada desse mistério; mas quando chegou a hora - eles entenderam, ensinaram a todos e interpretaram para todos. Isso acontece com todos, não só em relação a este mistério, mas também a todos os outros mistérios. O que não é compreendido no início, com o tempo se torna compreendido; é como se um raio de luz entrasse na consciência e iluminasse o que antes estava escuro. Quem o elucida? O próprio Senhor, a graça do Espírito que vive no fiel, o anjo da guarda de alguém - mas de forma alguma a própria pessoa. Ele é um recipiente, e não a causa. Por outro lado, outra coisa pode permanecer incompreensível por toda a vida – não apenas para indivíduos, mas para toda a humanidade. O homem está rodeado de coisas que não entende - algumas lhe são explicadas no decorrer de sua vida, enquanto outras são deixadas para a próxima vida, onde serão vistas. Isso se aplica até mesmo às mentes iluminadas por Deus. Por que não é revelado aqui? Porque algumas coisas são incompreensíveis, então não adianta falar sobre elas; outros não são informados por considerações de saúde - isto é, seria prejudicial saber prematuramente. Muito ficará claro na outra vida, mas outros assuntos e outros mistérios serão revelados. Para uma mente criada nunca há um excesso de mistérios inescrutáveis. A mente se rebela contra esses laços: mas quer você se rebele ou não, você não pode romper os laços do mistério. Torne-se uma mente humilde e orgulhosa, sob a forte mão de Deus - e creia!

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário