sábado, 16 de agosto de 2025

10º Sábado Depois de Pentecostes

16 de Agosto 2025 (CC) / 03 de Agosto (CE)
Ss. Isaac (séc. I), Dalmatus († 440) e Faustus († 451)
jejum da Dormição
Tom 8


São Dalmatus tinha servido no exército do imperador Teodósio, o Grande (379-395). Tendo deixado o Exército entre os anos 381-383, foi com seu filho Fausto para o mosteiro de São Isaac, perto de Constantinopla. Santo Isaac (30 de maio) tonsurou o pai e o filho e os introduziu ao monaquismo, e ambos passaram a levar uma rigorosa vida ascética.

Certa vez, durante a Grande Quaresma, São Dalmatus privou-se totalmente de comer qualquer alimento durante os quarenta dias da Quaresma. Mais tarde, tendo recuperado  sua força, foi achado digno de uma visão divina.

Quando Santo Isaac estava se aproximando do fim de sua vida terrena, nomeou São Dalmatus como Igúmeno do mosteiro, que mais tarde seria conhecido como o Mosteiro de Dálmata.

São Dalmatus mostrou-se um defensor fervoroso da Fé Ortodoxa no Terceiro Concílio Ecumênico de Éfeso (431), que condenou a heresia de Nestório. Depois do Concílio, São Dalmatus tornou-se Arquimandrita do mosteiro da Dalmácia onde morreu com a idade de noventa anos.

São Faustus, assim como seu pai, foi um grande asceta e, particularmente, destacava-se por sua capacidade de jejuar rigorosamente. Após a morte de seu pai, Fausto tornou-se higúmeno do mosteiro.
Tropárion dos Santos Isaac, Dalmatus e Faustus, Tom 4: Ó Deus de nossos pais, / que sempre nos trata segundo a Tua mansidão; / não retires de nós a Tua misericórdia, / mas, pelas súplicas dos Teus santos, // dirija as nossas vidas em paz.
Kondákion, Tom 2: Com hinos louvemos Isaac, Dalmatus e Faustus, / que brilharam como faróis por meio do jejum, / e afastaram as heresias com fé;/ / pois são santos de Deus que a Ele suplicam por nós.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 15:30-33

Fragmento 119 - Irmãos, eu vos imploro, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças. E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Mateus 17:24-18:4

Fragmento 73 - Naquela época, tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso Mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e entregue a ele por Mim e por ti. Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus?  Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário