
11 de Agosto de 2025 (CC) / 29 de Julho (CE)
Santos kalinicus e Teódota, mártires (início do séc. IV).
Tom 8
Kalinicus nasceu em Kalikía. Com particular eloquência e muito fervor ensinava o evangelho. Quando chegou para o Egito, fanáticos e idólatras se levantaram contra ele, o prenderam e conduziram-no ao Rei Sakérdona. Este, fingindo simpatia, manifestou pesar e, pretendendo enfraquecer a autoestima de Kalinicus, citou alguns casos em que valentes cristãos, após terem sido submetidos a cruéis torturas, acabaram por renegar sua fé. Kalinicus, dando-se conta da hipocrisia do monarca, disse-lhe sorrindo:
«Já não é necessário postergar, majestade, mas experimenta a força com a qual Cristo arma aqueles que n’Ele creem verdadeiramente. Prepara logo todos os teus instrumentos infernais de tortura: o fogo, as espadas, as rodas, as lâminas, os chicotes, e quaisquer outros que disponhas. Essas e as outras eu as desejo por amor a Cristo».
O monarca então o açoitou com violência. Cortou seu corpo com unhas metálicas e, estando já desfalecendo, prendeu-o com cordas atrás de num cavalo selvagem que saiu arrastando seu corpo por muitos quilômetros. Tal era o ódio do monarca que, antes mesmo que Kalinicus desse o seu último suspiro o atirou ainda ao fogo. Assim que Kalinicus recebeu com glória a coroa da vitória.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 15:12-19
Mateus 21:18-22
Fragmento 84A - Naquela manhã, ao voltar à cidade, teve fome; e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela Se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
COMENTÁRIO
A figueira, um símbolo de prosperidade e paz, murcha, porque é infrutífera. Este é um ato profético dirigido para os judeus, uma vez que depois de três anos de pregação, ensino e cura de Cristo, tanto os líderes e as multidões eram destituídas de fruto espiritual. Ele amaldiçoa a árvore também para advertir àqueles em todas as gerações do que vai acontecer a qualquer um que não consegue ouvir a Sua mensagem.
Embora não esteja registrado que um apóstolo literalmente moveu uma montanha, os Padres são claros de que eles tinham essa autoridade se a necessidade surgisse (certos santos fizeram aparecer fendas nas montanhas). Além disso, nem tudo o que os apóstolos realizaram ficou documentado. Além do significado literal, esta promessa também é uma ilustração do poder da fé e da oração em todas as áreas da vida.
"Tudo o que pedimos, sem hesitação e crendo no poder de Deus, receberemos, desde peçamos benefícios espirituais que nos sejam úteis” (Theoph).
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário