segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Segunda-feira do Juízo Final

16 de Fevereiro de 2026 (CC) - 03 de Fevereiro (CE)
Sinaxys dos Santos Simeão, o justo e Ana, profetisa (séc. I); 
São Nicolau, Iluminador do Japão (1912). Novo Hieromartyr João, Timóteo, Adriano, sacerdotes e Mártires Vladimir, Michael (1938). São Romanus, o príncipe de Uglich (1285). São Simeão, o primeiro bispo de Tver e Polotsk (1289). 
Santo Inácio de Mariupol na Criméia, metropolitana de Gothia e Kafa (1786). 
O Profeta Azarias (10º c.a.C.). 
Mártires Papias, Diodoro, e Claudianus em Perge, na Panfília (250). 
Mártires Adrian e Eubulus, em Cesaréia, na Capadócia (310). 
Mártir Brás de Cesaréia na Capadócia (3º c.). 
St. Ansgar, bispo de Hamburgo, Iluminador da Dinamarca e da Suécia (865). São Lourenço de Cantuária, bispo (619) (Celta E Britânico). 
 Venerável Werburga de Chester, abadessa (700) (Celta E Britânico). 
St. Ia, virgem da St. Ives. St. James, o arcebispo da Sérvia (1292) (Sérvia). 
Mártir Paulo, o Sírio, que sofreram sob Diocleciano (4 c.). São Sviatoslav-Gabriel e de seu filho St. Dimitry de Lúriev (1253).  São Sabbas de Ioannina (15º c.); 
Novos Mártires Stamatius e João, irmãos, e Nicholas seu companheiro, em Chios (1822).
Tom 3



 
São Simeão viveu na época do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo o Evangelista Lucas, Simeão recebeu de Deus a promessa de que não morreria enquanto não visse o Messias. Conforme certa tradição, ele recebeu esta promessa antes do nascimento do Salvador. Simeão era integrante do corpo dos 72 tradutores dos livros das Sagradas Escrituras (do hebraico para a língua grega), para a biblioteca do rei do Egito, Ptolomeu Filadelfo. Esta obra ficou conhecida como Septuaginta (a Bíblia dos 70 – LXX), e até hoje, permanece no Cânon Sagrado da Igreja Ortodoxa. 
Quando Simeão estava traduzindo as profecias de Isaias sobre o nascimento do "Emanuel" através de uma virgem, duvidou da exatidão da profecia e quis mudar a palavra «virgem» (παρθένος – partenos), pelo termo "mulher" (γυνὴ - guine). Neste momento teve uma revelação do Espírito Santo para que não alterasse a profecia, e ainda, que não morreria até que se cumprisse a profecia de Isaias sobre o nascimento do Messias que se daria exatamente através de uma virgem. 
Quando o menino Deus nasceu e foi trazido ao Templo, Simeão recebeu a revelação do Espírito Santo de que sua esperança havia se realizado e que no Templo de Jerusalém finalmente veria o Salvador. Ao chegar ao Templo o velho Simeão não só viu o menino prometido, como também sua puríssima Mãe-Virgem, e dignou-se segurar menino Jesus em seus braços. Foi neste momento que pronunciou aquelas palavras perenes, que tão frequentemente se escuta durante o ofício litúrgico das Vésperas: 
"Agora podes deixar teu servo ir em paz, Senhor, segundo tua palavra, pois meus olhos viram a salvação que preparaste a todos os povos, luz que ilumina as nações e para a glória de teu povo, Israel". 
Simeão representa a humanidade do Antigo Testamento que esperava pela vinda do Salvador, e que simultaneamente se transforma em anunciador do Novo Testamento. 
O Evangelista São Lucas não especifica no que trabalhava São Simeão, porém, em alguns hinos da Igreja, ele é chamado de sacerdote e santo, o que leva a intuir que era um dos sacerdotes que oficiava no Templo (Lc 2,23-37).

Santa Ana
Junto com Simeão, Santa Ana foi digna de encontrar-se com o Senhor no Templo de Jerusalém. O Evangelho informa que ela provém da tribo de Aser e que era filha de Fanuel. Depois de estar casada durante 7 anos, ficou viúva, dedicando-se ao serviço do Templo, servindo a Deus dia e noite, em jejuns e orações (Lc 2,37). 
Santa Ana tinha o dom da profecia. Para todos ela é um exemplo de vida verdadeiramente digna de respeito. Segundo o Apóstolo Paulo, estas viúvas eram, para a Igreja, de um grande valor e serviam de exemplo e ensino para a juventude (Tm 5, 3-5). Já tinha chegado a uma idade avançada e, como Simeão, ela esperava pelo Salvador. Estava atenta a todos os fatos espirituais e somou sua voz de anciã à glorificação de Simeão feita no Templo durante o encontro com o Menino Deus. Nas orações da Igreja, Santa Ana é venerada como uma mulher viúva, casta e muito respeitada. É considerada também «a profetisa do Novo Testamento». 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

3 João 1:1-15

1 O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo em verdade. 2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. 3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, especialmente para com os estranhos, 6 os quais diante da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se os encaminhares na sua viagem de um modo digno de Deus, bem farás; 7 porque por amor do Nome saíram, sem nada aceitar dos gentios.  8 Portanto aos tais devemos acolher, para que sejamos cooperadores da verdade.  9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de ter entre eles a primazia, não nos recebe. 10 Pelo que, se eu aí for, trarei à memoria as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, ele não somente deixa de receber os irmãos, mas aos que os querem receber ele proíbe de o fazerem e ainda os exclui da igreja. 11 Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 12 De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho; e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tinha eu muitas coisas que te escrever, mas não o quero fazer com tinta e pena. 14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. 15 Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente.

Lucas 19:29-40; 22:7-39

Fragmento 96 - Naquela época, chegando Ele a Betfagé e a Betânia, ao Monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos, dizendo: “Vão até a aldeia que está à vossa frende, onde, ao entrar, encontrareis amarrado um jumentinho, no qual ninguém jamais montou. Solte-o e traga-o aqui. E se alguém lhe perguntar: ‘Por que estais fazendo isso?’, assim lhe dirás: ‘Porque o Senhor precisa dele’”. Então os que foram enviados foram e encontraram tudo exatamente como Ele lhes havia dito. Mas, quando eles estavam soltando o jumentinho, os donos dele lhes disseram: “Por que vós estais soltando o jumentinho?” E eles disseram: “O Senhor precisa dele”. Então o levaram até Jesus. E lançaram as suas próprias vestes sobre o jumentinho e puseram Jesus sobre ele. E enquanto Ele ia, muitos estendiam as suas roupas pelo caminho. Então, quando Ele já estava próximo da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a regozijar-se e a louvar a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo:

“Bendito o Rei que vem em Nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas alturas!”

E alguns dos fariseus, do meio da multidão, gritaram-Lhe: “Mestre, repreende os teus discípulos”. Mas Ele lhes respondeu: “Digo-vos que, se estes se calassem, imediatamente as próprias pedras clamariam”. Então chegou o Dia dos Pães Ázimos, quando a Páscoa deveria ser morta. E enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa, para que comamos. Então eles Lhe perguntaram: “Onde queres que a preparemos?” E Ele lhes disse: “Eis que, quando tiverdes entrado na cidade, um homem vos encontrará, carregando um cântaro de água; sigam-no até a casa em que ele entrar. Então dirás ao dono da casa: ‘O Mestre te pergunta: “Onde fica o quarto de hóspedes onde poderei comer a Páscoa com os Meus discípulos?” ' Então ele lhe mostrará um amplo cenáculo mobiliado; fazei preparativo. Foram, pois, e encontraram tudo como lhes tinha dito, e prepararam a Páscoa. Chegada a hora, Jesus sentou-Se e os doze apóstolos com Ele. Então Ele lhes disse: “Desejei ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de padecer; pois Eu vos digo que não comerei mais dela até que ela se cumpra no Reino de Deus”. Então Ele tomou o cálice, deu graças e disse: “Tomai isto e compartilhai-o entre vós; pois eu vos digo que não beberei do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”. E tomando o pão, deu graças, o partiu e o deu, dizendo: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isso em memória de Mim.” Da mesma forma, depois da ceia, Ele também tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue, que é derramado por vós. Mas eis que a mão do Meu traidor está comigo sobre a mesa. E, na verdade, o Filho do Homem vai conforme está determinado, mas ai daquele homem por quem Ele é traído!” Então começaram a questionar entre si qual deles seria o que faria tal coisa. Ora, havia também uma disputa entre eles sobre qual deles deveria ser considerado o maior. E Ele lhes disse: “Os reis dos gentios exercem domínio sobre eles, e aqueles que exercem autoridade sobre eles são chamados de ‘benfeitores’. Mas não é assim entre vós; pelo contrário, aquele que for o maior entre vós seja como o mais jovem, e quem governa como quem serve. Pois quem é maior: Aquele que está sentado à mesa ou aquele que serve? Não é o está sentado à mesa? No entanto, Eu estou entre vós como Aquele que serve. “Mas vós sois aqueles que permaneceram Comigo nas Minhas provações. E eu vos concedo um reino, assim como Meu Pai Me concedeu um, para que comais e bebais à Minha mesa no Meu Reino, e vos assenteis em tronos, julgando as doze tribos de Israel.” E o Senhor disse: “Simão, Simão! Na verdade, Satanás te requereu, para que ele possa peneirar-te como trigo. Mas eu orei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e quando voltares para Mim, fortaleça teus irmãos”. Mas ele lhe disse: “Senhor, estou pronto para ir Contigo, tanto para a prisão como para a morte”. Então Ele disse: “Eu te digo, Pedro, o galo não cantará hoje antes que você negue três vezes que me conheces”. E Ele lhes disse: “Quando vos enviei sem bolsa, mochila e sandálias, faltou-vos alguma coisa?” Então eles disseram: “Nada.” Então Ele lhes disse: “Mas agora, quem tiver uma bolsa de dinheiro, leve-a, e também uma mochila; e quem não tem espada, venda a sua capa e compre uma. Porque eu vos digo que ainda é necessário que se cumpra em Mim o que está escrito: 

‘E Ele foi contado com os transgressores’.

Então eles disseram: “Senhor, eis aqui duas espadas”. E Ele lhes disse: “Basta”. E saindo, dirigiu-Se ao Monte das Oliveiras, como estava acostumado, e também os Seus discípulos O seguiram.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário