domingo, 23 de dezembro de 2012

11º Domingo de São Lucas


29º Domingo Depois de Pentecostes
23 de Dezembro de 2012 (CC) 10 de Dezembro (CE)
Pós-festa de são Nicolau; Ss. Mena, Hermógenes e Éugrafo, mártires († c. 313).


MATINAS (VII)

João 20:1-10

     1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.    2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.    3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.    4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro;    5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou.    6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados,    7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.    8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu.    9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos.    10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.   


LITURGIA

Colossenses 3:12-16

     12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,    13 suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.    14 E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.    15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.    16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.   

Lucas 17:12-19

     12 Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe,    13 e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!    14 Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos.    15 Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;    16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.    17 Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?    18 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?    19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.  




Comentário do Metropolita Chrysóstomos
 Los diez leprosos, ante el mandato de Jesús, se pusieron en camino hacia el templo de Jerusalén. Tenían que caminar unos buenos kilómetros. Seguían siendo leprosos y... ¿cómo subir así hasta Jerusalén y presentarse a los sacerdotes? ¿No sería mejor esperar hasta constatar que estaban realmente curados? Vencieron estas dificultades y, en el camino sintieron que su carne se renovaba y quedaba sanada. La obediencia de la fe posee la potencia del milagro. ¿No es acaso también la obediencia de la fe la que hace que Pablo esté encarcelado por el Evangelio? ¿La que permite a Pablo so- portar cualquier sufrimiento para que la salvación llegue a todos y para su cambio personal? Nueve de ellos prosiguen su marcha hacia Jerusalén, se presentan al sacerdote y regresan felices a la casa familiar, olvidándose de Jesús e imposibilitando con ello el que Jesús les otorgue la salvación que Él ha venido a traer a los hombres. El último, un samaritano, al verse curado, siente interiormente el impulso de volver a Jesús para agradecérselo. Se postra a sus pies en adoración agradecida. Y Jesús le concede no sólo verse libre de la lepra, sino también del pecado, de todo aquello que le impedía obtener la salvación. “Vete, tu fe te ha salvado”. El individualismo, tan acentuado hoy día, es una vía amplia que conduce fácilmente a la disensión en el seno de la familia, de la sociedad y de la comunidad eclesial. El disentir sobre cosas opinables, sin mucha importancia, pase. Pero el disentir habitual sobre aspectos fundamentales de la vida y de la fe, constituye una osadía que se trasforma en una cierta intemperancia intelectual o en una clara ignorancia supina. Obedecer los mandatos de Dios son el camino más seguro de obtener todos los bienes que necesitamos, y aún cuando no comprendemos sus designios debemos simplemente continuar en camino de obediencia para entonces ver la Gloria de Dios que se manifieste en nuestras vidas.



Comemoração de São Menas, Hermógenes e Eugraphus

Os Santos Mártires Menas, Hermógenes e Eugraphus padeceram por sua fé em Cristo, sob o imperador Maximiano em 305-313.

São Menas foi enviado pelo imperador de Atenas para Alexandria para suprimir os distúrbios que tinham surgido entre os cristãos e os pagãos. Distinguido pelo seu dom da eloquência, Menas abertamente começou a pregar a fé cristã e converteu muitos pagãos para Cristo. Sabendo disto, Maximiano enviou Hermógenes a Alexandria para colocar os santos sobjulgamento. Além disso, Maximiniano deu ordens para limpar a cidade dos cristãos.

Hermógenes, embora fosse pagão, era distinguido pelo seu porte reverente. E impressionado com a resistência de Menas sob tortura e por sua cura milagrosa após cruéis tormentos, ele também passou creu em Cristo. Então, Maximiano foi pessoalmente a Alexandria. Nem o surpreendente resistência estóica dos santos Menas e Hermógenes sob tortura, nem mesmo os milagres manifestado por Deus nesta cidade, apaziguaram o Imperador. Em vez disso, despertou ainda mais a sua cólera. Irado, o próprio Imperador esfaqueou São Eugraphus, o secretário de São Menas, e depois deu ordens para decapitar os santos mártires Menas e Hermógenes.

As relíquias desses santos mártires foram lançadas ao mar em uma caixa de ferro, sendo posteriormente encontradas (ver 17 de fevereiro) e transferidas para Constantinopla no século IX. O imperador Justiniano construiu uma igreja, em nome dos santo mártir Menas de Alexandria. São José, o Hinógrafo (4 de abril) compôs uma Canon em homenagem a estes santos mártires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário