quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

28ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


13 de Dezembro de 2012 (CC) 30 de Novembro (CE)
S. André, Apóstolo “primeiro chamado” (séc. I).


Tito 1:5-12 - 2:1

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.  Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

Lucas 20:9-18

E começou a dizer ao povo esta parábola: Certo homem plantou uma vinha, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra por muito tempo; E no tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no vazio. E tornou ainda a mandar outro servo; mas eles, espancando também a este, e afrontando-o, mandaram-no vazio. E tornou ainda a mandar um terceiro; mas eles, ferindo também a este, o expulsaram. E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, seja respeitado. Mas, vendo-o os lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa. E, lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha? Irá, e destruirá estes lavradores, e dará a outros a vinha. E, ouvindo eles isto, disseram: Não seja assim! Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, Essa foi feita cabeça da esquina. Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.







O Santo Apóstolo André, o Primeiro a Ser Chamado

André, o filho de Jonas e irmão de Pedro, nasceu em Betsaida e era um pescador por profissão. No começo, André era um discípulo de São João Batista, mas, quando São João apontou para o Senhor Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:36), André deixou seu primeiro mestre e passou a seguir a Cristo. Em seguida, André levou seu irmão Pedro para o Senhor. Após a descida do Espírito Santo, os Apóstolos lançaram sortes para ver onde cada um iria pregar. A Santo André coube pregar o Evangelho em Bizâncio e Trácia, em seguida, nas terras ao longo do Danúbio e na Rússia em torno do Mar Negro, e finalmente em Épiro, Grécia e no Peloponeso, onde foi martirizado.

Em Bizâncio, André nomeou fez de Santo Eustáquio o seu primeiro bispo; em Kiev, ele plantou uma cruz em um lugar alto e profetizou um futuro cristão brilhante para o povo russo. André percorreu toda a região da Trácia, Épiro, Grécia e Peloponeso e converteu multidões para a Fé Cristã e oordenou muitos sacerdotes e bispos.

Na cidade de Patras, André operou muitos milagres em nome de Cristo, e ganhou muitos para o Senhor. Entre os novos fiéis novo estavam o irmão e esposa de Aegeates, o procônsul. Irritado com isso, Aegeates submeteu Santo André a tortura e depois o crucificou. Uma antiga tradição afirma que André teria sido crucificado numa cruz do tipo conhecido como “Crux decussata” (cruz em forma de 'x'), comumente conhecida como "Cruz de Santo André", e que isto teria sido feito a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo.

Enquanto o apóstolo de Cristo ainda estava vivo na cruz, deu benéficas instruções aos cristãos que se reuniram ao redor. As pessoas queriam tirá-lo da cruz, mas ele se recusou a deixa-la. Em seguida, o apóstolo orou a Deus e uma luz extraordinária tomou conta de seu corpo por cerca de meia hora, e quando esta desapareceu, o apóstolo entregou sua alma santa a Deus. Assim, o primeiro apóstolo a ser chamado, o primeiro dos Doze Grandes Apóstolos a conhecer o Senhor e a segui-Lo, terminou a sua carreira terrestre. Santo André padeceu por seu Senhor no ano 62. Suas relíquias foram levadas para Constantinopla, sua cabeça foi mais tarde levada para Roma, e uma das mãos foi levada para Moscou.



Tropário Modo 4

Ó glorioso santo André,
primeiro chamado dentre os apóstolos:
como irmão de Pedro, o Corifeu,
implora ao Senhor a paz ao mundo
e às nossas almas, a grande misericórdia.

Kondákion Modo 2

Eia, veneramos o Apóstolo André,
cuja fortaleza de ânimo é grande!
Ele é irmão de Pedro,
e por primeiro foi chamado pelo Salvador.
Ele, hoje nos repete,
quanto um dia falou a Pedro:
vinde, nós encontramos
o Desejado entre as nações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário