sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

27ª Sexta-feira Depois de Pentecostes



07 de Dezembro de 2012 (CC) 24 de Novembro (CE)
Ss. Clemente, papa de Roma († 100) e Pedro, bispo de Alexandria († 312), hieromártires


2 Timóteo 1:1-2, 8-18

     1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,    2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.    8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,    9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,    10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,    11 do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.    12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.    13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;    14 guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.    15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes.    16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias;    17 antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.    18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.  

Lucas 19:12-28

     12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar.    13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.    14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós.    15 E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado.    16 Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.    17 Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.    18 Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.    19 A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades.    20 E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço;    21 pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.    22 Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei;    23 por que, pois, não puseste o meu dinheiro no banco? então vindo eu, o teria retirado com os juros.    24 E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas.    25 Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.    26 Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.    27 Quanto, porém, àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.    28 Tendo Jesus assim falado, ia caminhando adiante deles, subindo para Jerusalém.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário