segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

28ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


10 de Dezembro de 2012 (CC) 27 de Novembro (CE)
S. Estêvão, o Moço, mon. († 764) Ss. Irenarco e cc., mártires (início do séc. IV).


2 Timóteo 2:20-26

     Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

Lucas 19:37-44

     E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.
E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação. 




ORAÇÃO MATINAL

Ao te levantares pela manhã, antes de começar teu dia, oferece uma oração fervente a Deus. Quer seja em pé ou de joelhos, comece com um momento de silêncio. Reúne teus pensamentos e sentimentos - tanto quanto fores capaz - e os direciona a Deus. Permaneça em silêncio até que se tranquilizem todos os teus sentimentos. Aproxima-te de Deus como que a um Pai que te ama e Se importa contigo. Faça o sinal da cruz e reze sem pressa, prestando atenção a cada palavra de sua oração.

Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém.

Inclina-te três vezes, dizendo a cada inclinação, a Oração do Publicano.

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!
Ó, Deus, tem piedade de mim, pecador!
Ó, Deus, purifica meus pecados.
Ó, Senhor, Tu que me criaste, apieda-te de mim.
Sem motivo tenho pecado. Senhor, perdoa-me.

E prossegue:

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,
Pelas orações de Tua Puríssima Mãe e de todos os Santos,
Apieda-te de nós. Amém.

Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.

Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade,
Tu que estás presente em tudo e enches tudo, Tesouro de bens e Doador da vida:
Vem e habita em nós, purifica-nos de toda a impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.

Santo Deus, Santo Onipotente, Santo Imortal, tem piedade de nós? (3x).
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Santíssima Trindade, tem piedade de nós.
Senhor, purifica-nos dos nossos pecados.
Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades.
Tu que És Santo, cura, pelo Teu Nome, as nossas enfermidades e visita-nos.

Senhor tem piedade? (3x).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso, que estás nos Céus, Santificado seja o Teu Nome,
Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu.
O Pão nosso suprassubstancial nos dá hoje,
Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores,
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.



ORAÇÃO DE SÃO BASÍLIO, O GRANDE, PARA A SANTÍSSIMA TRINDADE:

Ao levantar-me do sono, eu Te rendo Graças, ó Santíssima Trindade, que por Tua infinita Bondade e Paciência não Te iraste contra mim, pecador e indolente; e nem me deixaste perecer junto com as minhas iniquidades, antes, pela Tua habitual misericórdia pelos homens, me ergueste de minha letargia para que eu possa desde a aurora, glorificar Tua Grandeza. Agora, Senhor, ilumina minha inteligência e abre meus lábios para instruir-me com Tuas Palavras, compreender Teus Mandamentos, e fazer Tua Vontade e Te louvar confessando-Te em meu coração, e glorificar Teu Santíssimo Nome, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.



SALMO 50

1 Para o Fim: Salmo de Davi.
2 Quando o profeta Natã veio ter com ele.
Quando ele possuiu a Berseba, a esposa de Urias.
3 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia,
E de acordo com a multidão das tuas compaixões apaga as minhas transgressões.
4 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
5 Porque eu conheço a minha iniquidade,
e o meu pecado está sempre diante de mim.
6 Contra ti somente pequei e fiz o que é mau diante de ti,
Serás considerado justo na sentença, incontestável no julgamento.
7 Eis que eu fui concebido em iniquidade, e em pecados minha mãe me concebeu.
8 Tu amas a verdade.
As coisas ocultas e secretas a Tua sabedoria as manifestou para mim.
9 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e serei mais branco que a neve.
10 Tu me farás ouvir júbilo e alegria, os meus ossos esmagados se rejubilarão.
 11 Desvia o Teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
12 Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito reto dentro de mim.
13 Não me lances fora da Tua presença, e não retires o Teu Espírito Santo de mim.
14 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me guiado pelo Teu Espírito.
15 Eu ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os ímpios se voltarão para Ti.
16 Livra-me da culpa do sangue, ó Deus, Deus da minha salvação
E a minha língua exaltará a tua justiça.
17 Abre, Senhor, os meus lábios, e minha boca anunciará os teus louvores.
18 Se desejasses um sacrifício, eu os To daria,
mas Tu não Te comprazes em holocausto.
19 Sacrifício para Deus é um espírito quebrantado:
um coração que está quebrado e humilhado Deus não desprezará.
20 Em tua benevolência, Senhor, favorece a Sião
e reconstrói os muros de Jerusalém!
21 Então aceitarás os sacrifícios prescritos:
Holocaustos e oferendas completas,
como também novilhos, imolados sobre teu altar.



CREDO

Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Único de Deus,
Nascido do Pai antes de todos os séculos:
Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
Gerado e não criado, consubstancial ao Pai,
Por quem todas as coisas foram feitas.
E por nós homens e para a nossa salvação desceu dos céus
E encarnou pelo Espírito Santo no seio de Maria Virgem
E se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
Padeceu e foi sepultado
E ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras.
E subiu aos céus onde está sentado à direita de Deus-Pai;
De novo há de vir em Sua glória
Para julgar os vivos e os mortos,
E seu reino não terá fim.

E no Espírito Santo, Senhor e Fonte de Vida
Que procede do Pai
E com o Pai e o Filho
Recebe a mesma adoração e a mesma glória.
Foi Ele quem falou pelos profetas.

E na Igreja una, santa, católica e apostólica.
Reconheço um só batismo para a remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos
E a vida do mundo que há de vir. Amém.

INTERCESSÕES

Todo cristão tem o dever de rezar pelo seu próximo (1 Tim 2:1-5), por isso, de acordo com o tempo que você estabeleceu em sua regra de oração, faça uma das intercessões do conjunto de orações que abaixo seguem pelos vivos, e uma das intercessões pelos que nasceram para os céus (adormecidos em Cristo). Antes de começar estas orações, cante o seguinte tropário:

Tropário da Cruz:
Salva, Senhor, o Teu Povo e abençoa a Tua herança.
Concede aos Cristãos Ortodoxos a vitória sobre os seus inimigos
E, pela Tua Cruz, protege as nossas cidades.


INTERCESSÃO PELOS QUE VIVEM NA TERRA.


Lembra-Te, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, das Tuas misericórdias e da Tua compaixão que são pelos séculos dos séculos, pelas quais Tu Te tornaste homem e quiseste suportar a crucifixão e a morte pela salvação daqueles que corretamente creem em Ti, Tu que tendo ressuscitado dos mortos ascendeste aos céus onde estás sentado à direita de Deus Pai. Vê as humildes súplicas daqueles que Te clamam de todo o coração. Inclina o Teu ouvido e ouve as minhas humildes súplicas, Teu servo inútil, como um perfume de espiritual suavidade que Te ofereço por todo o Teu povo.

Pela Igreja
Lembra-Te primeiro da Tua Igreja Santa, Católica e Apostólica que Tu nos proporcionaste pelo Teu precioso sangue; estabelece, fortalece, expande, aumenta, pacifica e mantêm-na invencível aos portões do hades. Abranda as dissenções das igrejas, apaga a fúria das nações, destrói prontamente as sementes da heresia, aniquila-as pelo poder do Teu Espírito Santo (pequena metanóia,)

Pelos Hierarcas
Salva, Senhor, e tem misericórdia dos Teus santos patriarcas Ortodoxos Orientais, reverendíssimos metropolitas, arcebispos e bispos Ortodoxos, de todas as ordens sacerdotais e monásticas, de todos os que servem na Tua Igreja e a quem Tu escolheste para pastorear Teu rebanho racional. Pelas suas orações, tem misericórdia de mim e salva o pecador que eu sou. (pequena metanóia,)
 Salva, Senhor, e tem misericórdia do meu pai espiritual N. e por suas santas orações perdoa os meus pecados, (pequena metanóia,)

Pelos Familiares e Amigos
Salva, Senhor, e tem misericórdia de meus pais (nomes), irmãos e irmãs, familiares segundo a carne, todos os vizinhos da minha família e amigos, concedendo-lhes Teus bens terrenos e espirituais (pequena metanóia,)

Pelos Necessitados
Salva, Senhor, e tem misericórdia, do idoso e do jovem, do pobre e dos órfãos e das viúvas, daqueles que sofrem por doença ou tristeza, infortúnio e tribulação, os que estão em situação difícil e cativeiro, nas prisões e nos calabouços, e, especialmente, daqueles Teus servos que são perseguidos pelos povos sem Deus, pelos apóstatas e pelos heréticos por salvaguardarem a Ti e a Fé ortodoxa. Lembra-Te deles, visita-os, fortalece-os, conforta-os e pelo Teu poder concede-lhes, prontamente, o alívio, a liberdade e libertação, (pequena metanóia,)

Pelos Inimigos
Salva, Senhor, e tem piedade daqueles que me odeiam e me enganam, e que me tentam; que eles não pereçam por culpa do pecador que eu sou. (pequena metanóia,)


Pelos Apartados da Fé
Ilumina com a luz da consciência os apóstatas da Fé ortodoxa e aqueles que foram cegados pelas heresias perniciosas e junta-os à Tua Santa, Apostólica e Católica Igreja, (pequena metanóia).



INTERCESSÃO PELOS QUE NASCERAM PARA OS CÉUS.

 Lembra-Te, Senhor, da alma de Teus servos defuntos, meus pais (nomes) e de minha parentela segundo a carne. Perdoa-lhes as transgressões voluntárias e involuntárias, concede-lhes o reino e uma parte dos Teus bens eternos e as delícias da Tua vida eterna e bendita (pequena metanóia,)
 Lembra-Te, Senhor, também, dos nossos pais e irmãos e irmãs que aqui repousam, e de todos os Cristãos Ortodoxos que partiram na esperança da ressurreição e da vida eterna. Estabelece-os junto aos Teus santos, onde a luz da Tua Face brilhará sobre eles, e tem piedade de nós, pois Tu És bom e amas a humanidade (pequena metanóia,)
 Concede, Senhor, o perdão dos pecados aos nossos pais, irmãos e irmãs que partiram antes de nós na fé e esperança da ressurreição, a eles, memória eterna (pequena metanóia,)




 Pedidos Pessoais

Ore a Deus também com suas próprias palavras. Você pode também usar a seguinte oração do Metropolita Filareto de Moscou, +1867.

Senhor, conceda-me a graça de viver este dia em paz. Ajuda-me em todos os momentos a confiar em Tua Santa vontade. Revela-me o Teu querer a cada hora deste dia. Abençoa as minhas relações com as pessoas que eu encontrar. Ensina-me a tratar tudo o que vem a mim através do dia com paz de espírito e com a firme convicção de que Tua vontade governa tudo. Em eventos inesperados, guia todas as minhas ações, palavras, pensamentos e sentimentos, permitindo-me sempre lembrar que tudo vem de Ti.  Ensina-me a agir firme e sabiamente, sem magoar ou embaraçar os outros. Dá-me forças e disposição para o trabalho que tenho a realizar neste dia. Dirija minha vontade, e instrua-me na oração e no silêncio. Amém.



 Oração Final

Verdadeiramente é digno e justo que Te bendigamos,
Ó Bem aventurada Mãe do nosso Deus.
Tu, mais venerável que os Querubins
E incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins,
Deste à luz o verbo de Deus,
Conservando intacta a glória da tua virgindade.
Nós te glorificamos, ó Mãe de Deus.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Senhor tem piedade. (3 x)


Abençoa Senhor.

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,
Pelas orações da Tua puríssima Mãe,
Dos santos e teóforos padres, e de todos os santos,
Tem piedade de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário