quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

29ª Quarta-feira Depois de Pentecostes



19 de Dezembro de 2012 (CC) 06 de Dezembro (CE)
S. Nicolau, arcebispo de Mira († séc. IV).


Comemoração de São Nicolau, o Milagroso, Arcebispo de Myra na Lycia.


MATINAS

João 10:9-16

     9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.    10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.    11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.    12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.    13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.    14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,    15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.    16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.   


LITURGIA

Hebreus 13:17-21

     17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.    18 Orai por nós, porque estamos persuadidos de que temos boa consciência, sendo desejosos de, em tudo, portar-nos corretamente.    19 E com instância vos exorto a que o façais, para que eu mais depressa vos seja restituído.    20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas,    21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.   

Lucas 6:17-23

     17 E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judéia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças;    18 e os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam curados.    19 E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos.    20 Então, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.    21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.    22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.    23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário