segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

29ª Segunda-feira Depois de Pentecostes




17 de Dezembro de 2012 (CC) 04 de Dezembro (CE)
S. Bárbara, megalomártir († 306) S. João Damasceno, mon. († 749).


Hebreus 3:5-11, 17-19

     5 Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;    6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.    7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,    8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,    9 onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras.    10 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos.    11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.    17 E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?    18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes?    19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.   

Lucas 20:27-44

     27 Chegaram então alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, e perguntaram-lhe:    28 Mestre, Moisés nos deixou escrito que se morrer alguém, tendo mulher mas não tendo filhos, o irmão dele case com a viúva, e suscite descendência ao irmão.    29 Havia, pois, sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos;    30 então o segundo, e depois o terceiro, casaram com a viúva;    31 e assim todos os sete, e morreram, sem deixar filhos.    32 Depois morreu também a mulher.    33 Portanto, na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram?    34 Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento;    35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento;    36 porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.    37 Mas que os mortos hão de ressurgir, o próprio Moisés o mostrou, na passagem a respeito da sarça, quando chama ao Senhor; Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.    38 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem.    39 Responderam alguns dos escribas: Mestre, disseste bem.    40 Não ousavam, pois, perguntar-lhe mais coisa alguma.    41 Jesus, porém, lhes perguntou: Como dizem que o Cristo é filho de Davi?    42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,    43 até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.    44 Logo Davi lhe chama Senhor como, pois, é ele seu filho?



Santa Bárbara, Megalomartir

Este seguidor gloriosa de Cristo foi prometida em casamento a Cristo desde a infância. Dióscoro seu pai era um pagão e era famoso por sua posição e riqueza na cidade de Heliópolis, no Egito. Dióscoro trancou sua única filha, Barbara - brilhante em mente e detentora de um belíssimo rosto - no alto de uma torre. Cercou-a com todo o conforto, deu-lhe servas, ergueu ídolos para o culto, e construiu-lhe um quarto de banho com duas janelas. Olhando pela janela para a terra abaixo e os céus estrelados acima, a mente de Bárbara foi aberta pela graça de Deus. Ela reconheceu o Único e Verdadeiro Deus, o Criador, apesar de ninguém lhe ter transmitido tal conhecimento.

Uma vez, enquanto seu pai estava fora da cidade, Bárbara desceu da torre e, de acordo com a providência de Deus, reuniu-se a algumas mulheres cristãs que revelaram a verdadeira fé de Cristo para ela. O seu coração tornou-se inflamado de amor por Cristo, o Senhor. Bárbara ordenou que uma terceira janela fosse aberta no banho para que janelas representassem assim a Santíssima Trindade. Em uma parede ela traçou uma cruz com o dedo, e a Cruz ficou profundamente gravada na pedra como se cortada por um cinzel. Uma piscina de água brotou de suas pegadas no chão na casa de banho, a qual mais tarde viria a curar muitas doenças.

Revoltado com a Fé da filha, Dióscoro a espancou severamente e a levou da torre. Ele a perseguiu, a fim de matá-la, mas um precipício se abriu e escondeu Barbara de seu brutal pai. Quando Bárbara  apareceu novamente, seu pai a levou para Marciano, o magistrado, que a entregou para a tortura. Bárbara apanhou tão intensamente que seu corpo inteiro estava coberto de sangue e feridas, mas o próprio Senhor lhe apareceu na prisão com os seus anjos e a curou.

Certa mulher, Juliana, ao ver esse martírio, desejou também para si mesma este destino. Ambas as mulheres foram severamente torturadas e com zombaria foram levadas pela cidade. Seus seios foram cortados e muito sangue fluiu a partir deles. Elas foram finalmente levadas ao local da execução foram mortas pelos soldados. Nesse mesmo dia, um raio atingiu a casa de Dióscoro, matando a ele e Marciano.

Santa Bárbara padeceu no ano de 306. Suas relíquias milagrosas repousam em Kiev.

Glorificada no Reino de Cristo, Bárbara  já apareceu muitas vezes, até mesmo em nossos dias, às vezes sozinha e às vezes na companhia da Santíssima Mãe de Deus.


São João Damasceno

João foi o primeiro ministro-chefe do califa Abdul-Malik e mais tarde um monge no Mosteiro de São Savas. Por causa de sua defesa ardente da veneração dos ícones durante o reinado do imperador iconoclasta Leão, o Isauriano, João foi caluniado pelo imperador perante o califa, que cortou a sua mão direita. João caiu em oração diante do ícone da Santíssima Theotokos, e sua mão foi reposta e milagrosamente curada. Vendo este milagre o Califa se arrependeu, mas João já não desejava permanecer com ele como um nobre. Em vez disso, se retirou para um mosteiro, onde, desde o início, tornou-se um modelo para os monges, em obediência, humildade e todas as regras prescritas de ascetismo monástico.

João compôs hinos fúnebres e compilou o   Octoechos   (O Livro de oito tons), o   Irmologion,   o   Menologion   e o Canon pascal. Ele também  escreveu muitas obras teológicas de grande inspiração e profundidade. Um grande monge, hinólogo, teólogo, e um verdadeiro soldado da verdade de Cristo. Damasceno é contado entre os grandes Padres da Igreja. Ele entrou pacificamente no descanso do Senhor por volta do ano 776, com a idade de 104 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário