terça-feira, 18 de dezembro de 2012

29ª Terça-feira Depois de Pentecostes


18 de Dezembro de 2012 (CC) 05 de Dezembro (CE)
S. Sabas, o Santificado, mon. († 532).


Hebreus 4:1-13

     1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.    2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.    3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo;    4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;    5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso.    6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,    7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.    8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia.    9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.    10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.    11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.    12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.    13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.   

Lucas 21:12-19

     12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.    13 Isso vos acontecerá para que deis testemunho.    14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;    15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.    16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós;    17 e sereis odiados de todos por causa do meu nome.    18 Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça.    19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. 


COMENTÁRIO  





São Nicolau, o Milagroso, Arcebispo de Myra na Lycia.

VÉSPERAS

Provérbios 10:7, 6; 3:13-16; 8:6, 32, 34, 4, 12, 14, 17, 5-9; 1:23

     7 A memória do justo é abençoada; mas o nome dos ímpios apodrecerá.    6 Bênçãos caem sobre a cabeça do justo; porém a boca dos ímpios esconde a violência.    13 Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento;    14 pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro.    15 Mais preciosa é do que as joias, e nada do que possas desejar é comparável a ela.    16 Longura de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra.    6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a equidade.    32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.    34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.    4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.    12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.    14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.    17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.    5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria.    6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a equidade.    7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.    8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.    9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.    23 Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu; espírito e vos farei saber as minhas palavras.   

Provérbios 10:31-11:12

     31 A boca do justo produz sabedoria; porém a língua perversa será desarraigada.    32 Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a boca dos ímpios fala perversidades.    1 A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.    2 Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.    3 A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói.    4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.    5 A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade.    6 A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas, suas próprias cobiças.    7 Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniquidade.    8 O justo é libertado da angústia; e o ímpio fica em seu lugar.    9 O hipócrita com a boca arruína o seu próximo; mas os justos são libertados pelo conhecimento.    10 Quando os justos prosperam, exulta a cidade; e quando perecem os ímpios, há júbilo.    11 Pela bênção dos retos se exalta a cidade; mas pela boca dos ímpios é derrubada.    12 Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.   

Sabedoria 4:7-15

7 Quanto ao justo, mesmo que morra antes da idade, gozará de repouso. 8 A honra da velhice não provém de uma longa vida, e não se mede pelo número dos anos. 9 Mas é a sabedoria que faz as vezes dos cabelos brancos, é uma vida pura que se tem em conta de velhice. 10 Ele agradou a Deus e foi por ele amado, assim (Deus) o transferiu do meio dos pecadores onde vivia. 11 Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento, nem a astúcia lhe pervertesse a alma: 12 porque a fascinação do vício atira um véu sobre a beleza moral, e o movimento das paixões mina uma alma ingênua. 13    Tendo chegado rapidamente ao termo, percorreu uma longa carreira. 14 Sua alma era agradável ao Senhor, e é por isso que ele o retirou depressa do meio da perversidade. Os povos que vêem esse modo de agir não o compreendem, e não refletem nisto: 15 que o favor de Deus e sua misericórdia são para seus eleitos, e sua assistência está no meio de seus fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário