sábado, 13 de julho de 2013

3º Sábado Depois de Pentecoste


13 de Julho de 2013(CC) / 30 de Junho (CE)
Sinaxe dos Doze santos, gloriosos e ilustres apóstolos



1 Coríntios 4:5-8

     5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor.    6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro.    7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?    8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco!  

Mateus 13:44-54

     44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.    45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;    46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.    47 Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes.    48 E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora.    49 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,    50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.    51 Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos.    52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.    53 E Jesus, tendo concluído estas parábolas, se retirou dali.    54 E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos?


Ver a Comemoração da Sinaxis dos Santos Apóstolos em "Biblioteca Ortodoxa".



3º Sábado Depois de Pentecoste


Romanos 3:28-4:3

     28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.    29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,    30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.    31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.    1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?    2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.    3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.  

Mateus 7:24-8:4

     24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.    25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.    26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.    27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.    28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;    29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.    1 Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam.    2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.    3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.    4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário