quinta-feira, 18 de julho de 2013

4ª Quinta-feira Depois de Pentecoste


18 de Julho de 2013(CC) / 05 de Julho (CE)
Ss. Atanásio Atonita e Lampâdio, taumaturgo, monges (c. séc. X).


Romanos 11:13-24

     13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,    14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles.    15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?    16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.    17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,    18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.    19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.    20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme;    21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.    22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.    23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente.    24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!   

Mateus 11:27-30

     27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.    28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.    29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.    30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.


Ver a vida de Santo Atanásio, o Atonita


Nenhum comentário:

Postar um comentário