quarta-feira, 31 de julho de 2013

6ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


31 de Julho de 2012 (CC) / 18 de Julho (CE)
S. Emiliano, mártir († c. 362).


1 Coríntios 2:9-3:8

     9 Mas, como está escrito: 

"As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, 
nem penetraram o coração do homem, 
são as que Deus preparou para os que o amam." (Isaías 64:4; Sirach 1:10)   

10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.    11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.    12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;    13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.    14 Ora, o homem natural recusa as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.    15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e não [se se deixa levar] pelo julgamento de quem quer que seja.    16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.    1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.    2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;    3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?    4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens?    5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?    6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.    7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.    8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.   

Mateus 13:31-36

     31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo;    32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.    33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.    34 Todas estas coisas falou Jesus às multidões por parábolas, e sem parábolas nada lhes falava;    35 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: 

"Abrirei em parábolas a minha boca; 
publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo". (Salmo 77:2, conforme a Septuaginta)

36 Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.


Ver vida de Santo Emiliano

Para Sua Reflexão Pessoal e Contemplação


"O Diabo minimiza pecados menores, caso contrário ele não pode levar uma pessoa para um mal maior" (São Marcos o Asceta).

Para Quem Diz Que Acredita em Deus, Mas a Ele Não Ora
Por São Nikolai Velimirovich [Cartas Missionárias]

Esforça-te e fortalece a fé em ti mesmo. Com o tempo, tu vais sentir a necessidade de oração. Tua fé não é forte, e é por isso que ainda não és movido à oração.

Alguns de nós estavam assistindo como uma gota de água caiu sobre a roda do moinho e a roda não se moveu. Em seguida, veio mais água e a roda começou a se mover. A fé é uma força espiritual. A pouca fé não move a mente a pensar em Deus, nem o coração a orar a Deus. Uma grande fé, move tanto a mente quanto o coração e a alma inteira do homem. Enquanto existirá uma grande fé no homem, esta por sua força levará a alma a Deus. Tu citas a palavra do Salvador, "vosso Pai sabe o que vos é necessário, mesmo diante da tua oração"; assim, concluis que a oração não é mais necessária. Deus realmente sabe o que precisamos antecipadamente, mas Ele ainda quer que oremos a Ele. É por isso que o Salvador mesmo nos mandou orar sem cessar, e Ele mesmo nos ensinou a orar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário