sexta-feira, 12 de julho de 2013

3ª Sexta-feira Depois de Pentecoste


12 de Julho de(CC) / 29 de Junho (CE)
Ss. Pedro e Paulo, gloriosos e ilustres apóstolos, protocorifeus († 64 67).

MATINAS

João 21:15-25

     15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.    16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.    17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.    18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.    19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.    20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?    21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será?    22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu.    23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?    24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.    25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.  


LITURGIA

2 Coríntios 11:21-12:9

     21 Falo com vergonha, como se nós fôssemos fracos; mas naquilo em que alguém se faz ousado, com insensatez falo, também eu sou ousado.    22 São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu;    23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;    24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.    25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;    26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;    27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.    28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.    29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?    30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.    31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.    32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender;    33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.    1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor.    2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.    3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),    4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.    5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.    6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade;    7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;    8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;    9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.  

Mateus 16:13-19

     13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?    14 Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.    15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?    16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.    17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.    18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;    19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.



Ver a Comemoração da Trasladação das relíquias dos santos Ciro e João, anárgiros em "BibliotecaOrtodoxa".



3ª Sexta-feira Depois de Pentecoste


Romanos 9:6-19

     6 Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;    7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.    8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.    9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.    10 E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai    11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),    12 foi-lhe dito: O maior servirá o menor.    13 Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.    14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.    15 Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericordia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.    16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.    17 Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.    18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.    19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?  

Mateus 10:32-36; 11:1

     32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.    34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.    35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;    36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa.    1 Tendo acabado Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário