terça-feira, 27 de agosto de 2013

10ª Terça-feira Depois de Pentecostes


27 de Agosto 2013 (CC) / 14 de Agosto (CE)
Pré festa da Dormição da Mãe de Deus S. Miquéias, profeta (séc. VIII a.C.).


1 Coríntios 15:29-38

     29 De outra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que então se batizam por eles?    30 E por que nos expomos também nós a perigos a toda hora?    31 Eu vos declaro, irmãos, pela glória que de vós tenho em Cristo Jesus nosso Senhor, que morro todos os dias.    32 Se, como homem, combati em Éfeso com as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.    33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.    34 Acordai para a justiça e não pequeis mais; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.    35 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm?    36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.    37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.    38 Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio.   

Mateus 21:23-27

     23 Tendo Jesus entrado no templo, e estando a ensinar, aproximaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, e perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade?    24 Respondeu-lhes Jesus: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, eu de igual modo vos direi com que autoridade faço estas coisas.    25 O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?    26 Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideram João como profeta.    27 Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Disse-lhe ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.   


VÉSPERAS DA DORMIÇÃO DA TODA SANTA MÃE DE DEUS E SEMPRE VIRGEM MARIA



Gênesis 28:10-17

     10 Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;    11 e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.    12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;    13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;    14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.    15 Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.    16 Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.    17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.   

Ezequiel 43:27-44:4

     27 E, cumprindo eles estes dias, será que, ao oitavo dia, e dali em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e vos aceitarei, diz o Senhor Deus.    1 Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, a qual olha para o oriente; e ela estava fechada.    2 E disse-me o Senhor: Esta porta ficará fechada, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso ficará fechada.    3 Somente o príncipe se assentará ali, para comer pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará, e por esse mesmo caminho sairá,    4 Então me levou pelo caminho da porta do norte, diante do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu o templo do Senhor; pelo que caí com o rosto em terra.   

Provérbios 9:1-11

     1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas;    2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa.    3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo:    4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz:    5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.    6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.    7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.    8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.    9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.    10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.    11 Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão. 


REFLEXÃO 

Tolo é aquele que não consegue enxergar a razão e o sentido transcendente de todas as coisas que nos cercam e marcam nossa existência terrena, julgando e tentando compreende-las apenas pelas formas como se apresentam.












Nenhum comentário:

Postar um comentário