quarta-feira, 7 de agosto de 2013

7ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


7ª Quarta-feira Depois de Pentecostes
07 de Agosto de 2013 (CC) / 25 de Julho (CE)
Dormição de S. Ana, mãe da Theotókos
Santa Olympia, Diaconisa



1 Coríntios 7:12-24

     12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela.    13 E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele.    14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.    15 Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz.    16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?    17 Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas.    18 Foi chamado alguém, estando circuncidado? permaneça assim. Foi alguém chamado na incircuncisão? não se circuncide.    19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.    20 Cada um fique no estado em que foi chamado.    21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade.    22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo.    23 Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens.    24 Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.  

Mateus 14:35-15:11

     35 Quando os homens daquele lugar o reconheceram, mandaram por toda aquela circunvizinhança, e trouxeram-lhe todos os enfermos;    36 e rogaram-lhe que apenas os deixasse tocar a orla do seu manto; e todos os que a tocaram ficaram curados.    1 Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram:    2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos, quando comem.    3 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?    4 Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá.    5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai.    6 E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.    7 Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo:    8 Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.    9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.    10 E, clamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:    11 Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina.  




DORMIÇÃO DE ST. ANNA, A AVÓ DO SENHOR

Hoje comemoramos a Dormição de Santa Ana (a Mãe da Santa Theotokos e Avó do Senhor), mas a sua festa principal é celebrada em 9 de setembro, data em que está escrito o seu Ofício e sua hagiografia.

Ana era da tribo de Levi e filha de Matã, o sacerdote. Depois de uma vida longa e agradável a Deus, morreu idade muito avançada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário