domingo, 20 de outubro de 2013

17º Domingo Depois de Pentecostes


20 de Outubro de 2013 (CC) / 07 de Outubro (CE)
Ss. Sérgio e Baco, mártires (†t 297).



MATINAS

Lucas 7:11-16

1. No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. 2. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. 3. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. 5. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? 6. Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galiléia: 7. O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia. 8. Então elas se lembraram das palavras de Jesus. 9. Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais. 10. Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa. 11. Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito. 12. Contudo, Pedro correu ao sepulcro; inclinando-se para olhar, viu só os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado do que acontecera.



LITURGIA


Troparion Modo 8
Desceste das alturas, ó Misericordioso, e suportaste o sepulcro por três dias para nos libertar dos sofrimentos. Senhor, nossa vida e ressurreição, glória a Ti!


Kondakion
Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos e levantaste Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, e exultam de alegria os confins da terra, ó Misericordioso!



Tropário de São Sérgio e São Baco - MNodo 4
Ó Senhor, os Teus santos mártires Sérgio e Baco, por seus sofrimentos receberam de Ti, ó nosso Deus, coroas incorruptíveis,. Por Teu poder, eles puseram a baixo os seus adversários, e quebraram a ousadia impotente dos demônios. Por suas intercessões, salva as nossas almas!


Kondakion Modo 4

Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Ó Admirável Protetora dos cristãos e nossa Medianeira ante o Criador, não desprezes as súplica de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te  a auxiliar-nos como Mãe Bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém


Kondakion de São Sérgio e São Baco - Tom 2
"Buscando as coisas mais excelentes..." enfrentastes corajosamente o inimigo, pusestes um fim às suas artimanhas, e recebestes do Alto a coroa da vitória. Ilustres Mártires Sérgio e Baco, em um só coração clamai: "Quão bom e agradável é habitar com Deus."

Prokímenon
Deus é admirável nos Seus santos,
o Deus de Israel.

Bendizei o Senhor nas vossas assembleias,
Bendizei o Senhor, Filhos de Israel.


2 Coríntios 6:16 – 7:1

16 Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: “Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Lv 26,11s). 17. “Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei. 18. Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso” (Is 52,11; Jr 31,9). 1. Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, realizando plenamente nossa santificação no temor de Deus.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,

cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 

e celebremo-lo com salmos! 
Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 7:11-16

11. No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. 12. Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. 13. Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores! 14. E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te. 15. Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. 16. Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário