domingo, 27 de outubro de 2013

18º Domingo Depois de Pentecostes

27 de Outubro de 2013 (CC) / 14 de Outubro (CE)
Ss. Nazário, Gervásio, Protásio e Celso, mártires († c. 66); S. Cosme, bispo de Maiúma(† 760).



MATINAS (VII)

João 20:1-10

     1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.    2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.    3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.    4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro;    5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou.    6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados,    7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.    8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu.    9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos.    10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.   

Troparion da Resssurreição 1º Modo

Embora a pedra fosse selada pelos judeus
e o Teu puríssimo Corpo fosse guardado pelos soldados,
ressurgiste ao terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao mundo!
Por isso, as Potências celestes exclamaram-Te, ó Autor da vida:
"Glória a Tua Ressurreição, ó Cristo, glória a Tua Realeza, 
Glória a Tua Providência, ó Tu que amas a humanidade!


Kondakion

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo.

Tu, sendo Deus, Te levantaste do túmulo, e devolveste a vida ao mundo; a natureza humana, por isso Te louva: a morte foi vencida, Adão se regozija, ó Mestre, e Eva, liberta agora das cadeias da morte, com alegria exclama: Tu, Cristo, És o que a todos dá a Ressurreição!


Theotokion

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Quando Gabriel te saudou, ó Virgem, dizendo: «alegra-te!» e com sua voz, o Salvador encarnou-se em ti, tabernáculo santo; e, como falava o Justo Davi: «veio do céu trazendo o Criador de tudo», glória Àquele que habita em ti, glória Àquele nascido de ti e que nos libertou!


Prokimenon

Venha sobre nós, Senhor a tua misericórdia
conforme nossa esperança em Ti.

Por isso eu Te clamo como o Filho Pródigo:
pequei contra Ti, ó Pai Misericordioso!
Recebe-me arrependido e faze-me um de teus servos.



LITURGIA

2 Corinthians 9:6-11

     6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,    7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.    8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;    9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.    10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.    11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.   

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Deus assegura a minha vitória
e me submete os meus adversários.


Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva maravilhosamente seu servo 

e usa de misericórdia com seu ungido.


Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 8:5-15


     5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.    6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.    7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.    8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.    9 Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola.    10 Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.    11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.    12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.    13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas creem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.    14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.    15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.  



COMENTÁRIO

Se a semente seca, não é devido ao calor. Jesus não disse que a semente secou por causa do calor, mas sim pela «falta de raiz». Se a Palavra é asfixiada, não será por causa dos espinhos, mas de quem os deixou crescer em liberdade. Se quiseres, podes impedir que cresçam, podes fazer bom uso da riqueza. É por isso que o Salvador não fala «do mundo», mas dos «cuidados do mundo», não fala «da riqueza», mas da «sedução da riqueza». Por conseguinte, não acusemos as coisas em si mesmas, mas a corrupção da nossa consciência. [...]

Não é o agricultor, como vês, não é a semente, é a terra onde ela é recebida que explica tudo, ou seja, as disposições do nosso coração. Também aí a bondade de Deus para com o homem é imensa, dado que, longe de exigir a mesma medida de virtude, acolhe os primeiros, não repudia os segundos e dá lugar aos terceiros. [...]

É necessário, pois, começar por ouvir atentamente a Palavra, depois guardá-la fielmente na memória, em seguida encher-se de coragem, depois desprezar a riqueza e livrar-se do amor aos bens do mundo. Se Jesus coloca em primeiro lugar a Palavra, antes de todas as outras condições, é porque é a condição fundamental. «E como hão de acreditar Naquele de Quem não ouviram falar?”. (Rom, 10, 14). Também nós, se não dermos atenção ao que nos é dito, não conheceremos os deveres a cumprir. Só depois vem a coragem e o desprezo pelos bens deste mundo. Para pôr a render estas lições, fortifiquemo-nos de todas as maneiras: estejamos atentos à Palavra, façamos crescer profundamente as nossas raízes e desembaracemo-nos de todas as preocupações do mundo.


O SEMEADOR SEMEIA SEM CONTAR

Hoje não persuadi o meu ouvinte, mas talvez o persuada amanhã, ou talvez dentro de três ou quatro dias. Às vezes, o pescador que em vão lançou as redes durante todo o dia apanha à noite, quando se vai embora, o peixe que não conseguiu pescar durante o dia. O lavrador não deixa de cultivar a terra mesmo que não obtenha grandes colheitas durante vários anos; por fim, é frequente um só ano reparar, e com abundância, todas as perdas anteriores. […]

Deus não nos pede que tenhamos sucesso, mas que trabalhemos; ora, o nosso trabalho não será menos recompensado por não termos sido escutados. […] Cristo sabia perfeitamente que Judas não se converteria; e, contudo, tentou convertê-lo até ao fim, censurando-lhe o seu pecado em termos comoventes: “Amigo, a que vieste?” (Mt 26, 50). Ora, se Cristo, que é o modelo dos pastores, trabalhou até ao fim pela conversão de um homem desesperado, quanto devemos fazer nós por aqueles por quem nos foi ordenado que esperemos sempre!

São João Crisóstomo,
Patriarca de Constantinopla.
Homilia pronunciada ao voltar do exílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário