segunda-feira, 14 de outubro de 2013

17ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


14 de Outubro de 2013 (CC) / 01 de Outubro (CE)
Pokróv (proteção) da SS. Mãe de Deus;
S. Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I);
S. Romanós, o Melode († c. 557).


FESTA DA PROTEÇÃO DA SANTÍSSIMA THEOTOKOS E SEMPRE VIRGEM MARIA

Desde tempos imemoriais, a Igreja celebra a Santíssima Theotokos como padroeira e protetora do povo cristão, que, por suas orações de intercessão, implora a misericórdia de Deus por nós pecadores. A ajuda da Mãe Santíssima de Deus tem sido claramente demonstrada, inúmeras vezes, tanto para os indivíduos como para nações, na paz e na guerra, nos desertos monásticos e em cidades densamente povoadas.

O evento que a Igreja hoje comemora e celebra confirma consistente proteção do povo cristão pela Theotokos. 
Em 1 de Outubro de 911, durante o reinado do imperador Leão, o Sábio, houve uma Vigília por toda noite na Igreja Blachernae da Mãe de Deus em Constantinoplaonde, onde foi preservado o manto da Mãe de Deus, com a cabeça -Véu (mathoria) e parte da Faixa da Cintura, vindos da Palestina no século V. A igreja estava repleta de pessoas. Santo André, o Louco-para-Cristo, encontrava-se em pé na parte de trás da igreja com o seu discípulo Epifânio. Às quatro horas da manhã, a Theotokos Santíssima apareceu acima do povo, segurando o Omophorion, estendido como uma capa protetora sobre os fiéis. Ela estava vestida de ouro incrustado de roxo, e brilhava com um esplendor inefável, rodeada por apóstolos, santos, mártires e virgens. Então, Santo André disse ao Beato Epifânio: 
"Você vê, irmão, a rainha e senhora de tudo rezando pelo o mundo inteiro?'' 
Epifânio respondeu: 
"Eu vejo, ó Pai, e estou impressionado e assombrado'' 
A Festa! da Proteção foi instituída para comemorar este evento, e para nos lembrar de que podemos receber a proteção e oração incessante da Santíssima Mãe de Deus em qualquer momento de dificuldade.


MATINAS


Lucas 1:39-49, 56

     39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,    40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel.    41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo,    42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!    43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?    44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim.    45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.    46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,    47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador;    48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,    49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome.    56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.   


LITURGIA

Hebreus 9:1-7

     1 Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre.    2 Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar;    3 mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos,    4 que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto;    5 e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.    6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados;    7 mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo;   

Lucas 10:38-42; 11:27-28

     38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.    39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.    40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.    41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;    42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.    27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.    28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário