domingo, 12 de janeiro de 2014

Domingo depois do Natal

29º Domingo Depois de Pentecostes
12 de Janeiro de 2014 (CC) 30 de Dezembro de 2013 (CE)
Santos José, o Noivo; Rei davi e Tiago, o irmão do senhor.




MATINAS (VII)

João 20:1-10

     1 No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.    2 Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro, e o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.    3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.    4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro;    5 e, abaixando-se viu os panos de linho ali deixados, todavia não entrou.    6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os panos de linho ali deixados,    7 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.    8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu.    9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos.    10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.   



LITURGIA

Gálatas 1:11-19

     11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;    12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.    13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,    14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.    15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,    16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,    17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.    18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.    19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.   

Mateus 2:13-23


     13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.    14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.    15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.    16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.    17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias:    18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.    19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito,    20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.    21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.    22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia,    23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário