segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

30ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

13 de Janeiro de 2014 (CC) 31 de Dezembro de 2013 (CE)
Conclusão da festa do Natal; S. Melânia, romana (†410).



Hebreus 8:7-13

     7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.    8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.    9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.    10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;    11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.    12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.    13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.   

Marcos 8:11-21

     11 Saíram os fariseus e começaram a discutir com ele, pedindo-lhe um sinal do céu, para o experimentarem.    12 Ele, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum.    13 E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado.    14 Ora, eles se esqueceram de levar pão, e no barco não tinham consigo senão um pão.    15 E Jesus ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.    16 Pelo que eles arrazoavam entre si porque não tinham pão.    17 E Jesus, percebendo isso, disse-lhes: Por que arrazoais por não terdes pão? não compreendeis ainda, nem entendeis? tendes o vosso coração endurecido?    18 Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais?    19 Quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Doze.    20 E quando parti os sete para os quatro mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Sete.    21 E ele lhes disse: Não entendeis ainda?   The



VÉSPERA DA CIRCUNCISÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Gênesis 17:1-7, 9-12, 14

     1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;    2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.    3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:    4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;    5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;    6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;    7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.    9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.    10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me    11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.    12 Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.    14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.   

Provérbios 8:22-30

     22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.    23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.    24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d`água.    25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,    26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.    27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,    28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,    29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,    30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;   

Provérbios 10:31-11:12


     31 A boca do justo produz sabedoria; porém a língua perversa será desarraigada.    32 Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a boca dos ímpios fala perversidades.    1 A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer.    2 Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.    3 A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói.    4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte.    5 A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade.    6 A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas, suas próprias cobiças.    7 Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniquidade.    8 O justo é libertado da angústia; e o ímpio fica em seu lugar.    9 O hipócrita com a boca arruína o seu próximo; mas os justos são libertados pelo conhecimento.    10 Quando os justos prosperam, exulta a cidade; e quando perecem os ímpios, há júbilo.    11 Pela bênção dos retos se exalta a cidade; mas pela boca dos ímpios é derrubada.    12 Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário