quinta-feira, 6 de abril de 2017

6ª Quinta-feira da Grande Quaresma

06 de Abril de 2017 (CC) / 24 de Março (CE)
Pré-festa da Anunciação;
Venerável Zacarias, o Recluso do Egito (Séc. IV); 
Ss Artemon, Bispo da Selêucia (Séc. I); Novo Hieromártir Vladimir, Sacerdote (1920); 
Venerável Zacarías, o Jejuador da Lavra de Kiev (Séc. XIII); 
Mártires Estêvão e Pedro de Kazan (1552); 
Venerável Tiago, o Confessor, Bispo de Catânia (802-811). 
Modo 8




O Venerável Zacarias, o Recluso do Egito foi um monge cujo chamado de Deus foi o de cuidar dos marginalizados da sociedade, Serviu os desabrigados e os necessitados , no Menaion é conhecido como "nosso monge pai Zacarias" , não deve ser confundido com São Zacarias, o monge.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 65:8-16

8 Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; assim farei por amor de meus servos, para que eu não os destrua a todos. 9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro dos meus montes; e os meus escolhidos herdarão a terra e os meus servos nela habitarão. 10 E Sarom servirá de pasto de rebanhos, e o vale de Acor de repouso de gado, para o meu povo, que me buscou. 11 Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a fortuna, e que misturais vinho para o Destino 12 também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porque quando chamei, não respondestes; quando falei, não ouvistes, mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer. 13 Pelo que assim diz o Senhor Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os meus servos beberão, mas vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; 14 eis que os meus servos cantarão pela alegria de coração, mas vós chorareis pela tristeza de coração, e uivareis pela angústia de espírito. 15 E deixareis o vosso nome para maldição aos meus escolhidos; e vos matará o Senhor Deus, mas a seus servos chamará por outro nome. 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.   

VÉSPERAS


Gênesis 46:1-7

1 Israel partiu, ele e tudo o que tinha, e veio para o Poço do Juramento; ali ele ofereceu um sacrifício ao Deus de seu pai, Isaque. 2 E falou Deus a Israel, em visão noturna, dizendo: "Jacó, Jacó;" e ele respondeu: "Quem é?" 3 Disse-lhe ele: "Eu sou o Deus de teus pais; não tenhas medo de descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. 4 Descerei contigo ao Egito e conduzir-te-ei até o fim; e José porá a sua mão sobre os teus olhos." 5 Então, Jacó se levantou do Poço do Juramento, e os filhos de Israel colocaram o seu pai, e suas bagagens e suas esposas, sobre os carros que José tinha enviado para levá-los. 6 Tomaram os seus bens e todos as suas posses as quais tinham adquirido na terra de Canaã e vieram para a terra do Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele. 7 Os seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de suas filhas; e levou toda a sua descendência para o Egito.

Provérbios 23:15-24:5

15 Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, ó, meu próprio; 16 e exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas. 17 Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia. 18 Porque deveras terás uma recompensa; não será malograda a tua esperança. 19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração. 20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. 21 Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem. 22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer. 23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. 24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. 25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz. 26 Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. 27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. 28 Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores. 29 Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. 33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. 34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. 35 E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez. 1 Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles; 2 porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente. 3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; 4 e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.

VÉSPERA DA ANUNCIAÇÃO
Gênesis 28:10-17; Ezequiel 43:27-44:4; Provérbios 9:1-11

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário