segunda-feira, 3 de abril de 2017

6ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

03 de Abril de 2017 (CC) / 21 de Março (CE)
São Tiago, o Confessor († Séc. VIII); 
Serapião, bispo de Thmuis, no baixo Egito e amigo se S. Antão (358);
Cirilo, bispos de Catânia (Séc II);
São Thomás, Patriarca de Constantinopla (610)
Modo 8



Desde muito jovem, Tiago (Jacó) levava uma vida piedosa, trilhando os caminhos da santidade, devotando-se de todo o coração à fé e à doutrina da Igreja. Foi eleito bispo na época da Iconoclastia ou iconoclasmo. Pouco tempo depois, passou a viver recluso, e tal era a austeridade que se impunha que chegou até mesmo a privar-se do pão. Apesar de tantas privações sua fé nunca esmaeceu. Perseverou com firmeza até o ultimo momento de sua vida, recordando-nos assim as palavras do Apóstolo São Paulo em sua segunda Carta à Timóteo: «Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo» (2Tm. 2,3). Assim padeceu como um bravo soldado do SENHOR. 
Comemoração do Venerável Serapião

Serapião foi companheiro de Santo Antônio, o Grande. Ele era o Abade do Mosteiro de Arsina, no deserto de Nitria, onde havia mais de onze mil monges. Palladius e Sozomenes o chamavam de "o Grande". Serapião repousou por volta do ano 366 dC . 
Assim escreveu São Serapião: 
"Não pense que a doença é grave, só o pecado é grave, a doença acompanha-nos apenas para o túmulo, mas o pecado segue o pecador, mesmo após o túmulo". 
Comemoração do Venerável Cirilo, Bispo de Catânia, na Sicília

Nascido em Antioquia, Cirilo era um discípulo de São Pedro. Ele governou bem o rebanho de Cristo. Com a ajuda da oração, obteve o dom de operar muitos milagres. 
Uma vez, em um lugar onde durante o verão se tinha apenas água amarga, que era imprópria para beber, ele, por meio da oração,  transformou as águas amargas em águas doces e potável. Cirilo repousou pacificamente. 


Comemoração de São Thomás, Patriarca de Constantinopla

Thomas viveu durante os reinados dos Imperadores Maurício e Phocas, e dos Patriarcas São João,  o Jejuador e de Cyriacus. Por causa de sua grande piedade e zelo, Thomas atraiu a atenção de São João e foi designado para o posto de Deputado Patriarcal por aquele santo. Após a morte de Cyriacus, Thomas foi eleito patriarca. Neste momento, ocorreu um evento extraordinário. 
Uma vez, quando havia uma procissão com cruzes, as cruzes começaram a balançar sozinhas e passaram a golpear umas às outras. Todas as pessoas ficaram maravilhadas com isso. Quando o Patriarca Tomás soube disso, convocou Teodoro Siquete, eremita de renome, que possuía o dom da clarividência (discernimento). O Patriarca implorou a Theodore para lhe explicar o que esse incidente predizia. Teodoro orou a Deus e revelou ao Patriarca que esta ocorrência apresentava grandes desgraças, tanto para a Igreja quanto para o Império Grego. Isso aconteceria como resultado das dissensões religiosas e políticas internas. Os cristãos lutariam e se aniquilariam. Tudo isso foi cumprido em breve. 
Thomas implorou a Teodoro que orasse por ele para que Deus o levasse antes que essas tragédias começassem. 
"Tu ordenaste que vieste a estar contigo, contudo, nos encontraremos no outro mundo diante de Deus." 
Foi assim que Theodore respondeu ao Patriarca, indicando que o Patriarca morreria em breve. Nesse mesmo dia o Patriarca adoeceu e morreu. Pouco depois dele, São Theodore também repousou. São Tomás morreu e tomou sua habitação com o Senhor em 610 dC .

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA

Isaías 48:17-49:4

17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. 18 Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar; 19 também a tua descendência teria sido como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim. 20 Saí de Babilônia, fugi de entre os caldeus. E anunciai com voz de júbilo, fazei ouvir isto, e levai-o até o fim da terra; dizei: O Senhor remiu a seu servo Jacó; 21 e não tinham sede, quando os levava pelos desertos; fez-lhes correr água da rocha; fendeu a rocha, e as águas jorraram. 22 Não há paz para os ímpios, diz o Senhor. 1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome 2 e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava; 3 e me disse: Tu és meu servo; és Israel, por quem hei de ser glorificado. 4 Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.

VÉSPERAS

Gênesis 27:1-41

1 E aconteceu, depois de Isaque envelhecer, que seus olhos estavam enfraquecidos, de modo que não podia ver; e ele chamou Esaú, seu filho mais velho, dizendo-lhe: "Meu filho." E ele respondeu: "Estou aqui." 2 E ele lhe disse: "Eis que eu estou velho e não sabemos o dia de minha morte. 3 Agora, então, toma as tuas armas, tanto a aljava como o arco, vai para a planície e caça alguma coisa para mim, 4 e prepara-me as carnes como eu as aprecio; e traze-as a mim para que eu possa comer e para que minha alma possa te abençoar, antes que morra." 5 Rebeca ouviu Isaque falar com Esaú, seu filho; então Esaú foi para a planície conseguir caça para seu pai. 6 E Rebeca disse a Jacó, seu filho mais moço: "Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo: 7 "Traze-me caça, e prepara-me as carnes, para que eu coma e te abençoe diante do Senhor, antes de morrer." 8 Agora, então, meu filho, ouve-me, para fazer como eu te ordeno. 9 Vai até o gado e me traz dali dois terneiros, tenros e bons, e eu prepararei as carnes para o teu pai, como ele gosta. 10 Então tu as levarás para o teu pai e ele comerá; para que teu pai te abençoe antes de morrer." 11 Mas Jacó disse à sua mãe, Rebeca: "Esaú, meu irmão, é um homem peludo, e eu um homem liso. 12 Porventura meu pai não irá tocar-me? e eu irei ser diante dele como um mal-intencionado, trazendo sobre mim uma maldição e não uma bênção." 13 E sua mãe lhe respondeu: "Para mim seja esta maldição, meu filho; apenas escuta a minha voz, e vai e traze-os para mim." 14 Então ele foi e os pegou e trouxe a sua mãe; e sua mãe preparou as carnes, como seu pai gostava delas. 15 E Rebeca, tendo tomado a melhor roupa de seu filho mais velho, Esaú, que estava com ela na casa, colocou-a em Jacó, seu filho mais novo. 16 Ela colocou em seus braços as peles dos terneiros, e também sobre as partes nuas do pescoço. 17 E pôs a carne e os pães que tinha preparado nas mãos de Jacó, seu filho. 18 Ele os trouxe a seu pai, dizendo: "Pai." E ele respondeu: "Eis que eu estou aqui. Quem és, filho?" 19 Então Jacó disse a seu pai: "Eu, Esaú, teu primogênito. Tenho feito como tu me ordenaste; levanta-te, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe." 20 Perguntou Isaque a seu filho: "O que é isto que encontraste tão rapidamente?" E ele respondeu: "O que o Senhor, teu Deus, apresentou diante de mim." 21 E disse Isaque a Jacó: "Aproxima-te de mim e eu te sentirei, meu filho, se és meu filho Esaú ou não." 22 Então Jacó aproximou-se de seu pai, Isaque, e ele o apalpou, e disse: "A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú." 23 Ele não o reconheceu, pois suas mãos eram como as mãos de seu irmão Esaú, peludas; e abençoou-o, 24 e perguntou-lhe: "Tu és meu filho Esaú?" e ele disse: "Eu sou." 25 Então ele disse: "Trazei, e comerei da caça de meu filho, para que minha alma te abençoe." E ele a trouxe para perto dele, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. 26 E a Isaque, seu pai lhe disse: "Aproxima-te de mim e beija-me, meu filho." 27 Ele aproximou-se e beijou-o; e ele, sentindo o cheiro das suas vestes, o abençoou dizendo: "Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo abundante que o Senhor abençoou. 28 Que Deus te dê do orvalho do céu e da gordura da terra, e abundância de cereal e de vinho. 29 Que as nações te sirvam e os príncipes se encurvem a ti; sê tu o senhor de teu irmão, e os filhos de teu pai deverão fazer reverência a ti; maldito é aquele que te amaldiçoa, e abençoado é aquele que te abençoa." 30 E sucedeu, depois de Isaque haver terminado de abençoar seu filho Jacó, veio mesmo a acontecer que apenas Jacó saíra da presença de Isaque, seu pai, chegou Esaú, seu irmão, da sua caçada. 31 Ele também tinha preparado as carnes e as trouxe a seu pai, e disse-lhe: "Meu pai, levanta-te e come da caça de teu filho; e que tua alma me abençoe." 32 Então Isaque, seu pai, perguntou-lhe: "Quem és tu?" E ele respondeu: "Eu sou o teu filho primogênito, Esaú." 33 Isaque ficou extremamente surpreso e disse: "Quem é então que tem já tem buscado caça para mim, e a trouxe para mim? Eu já tenho comido de tudo, antes de tua chegada; eu o tenho abençoado, e ele será bendito." 34 Aconteceu que, quando Esaú ouviu as palavras de seu pai Isaque, clamou com grande e amargo clamor, e falou: "Abençoa, peço-te, também a mim, pai." 35 Mas ele lhe respondeu: "Teu irmão veio com sutileza e tomou a tua bênção." 36 Então ele disse: "Com razão o seu nome foi chamado Jacó, verdadeiramente! Pela segunda vez ele tem me suplantado; tomou o meu direito de primogenitura, e agora também levou a minha bênção." E disse Esaú a seu pai: "Porventura não ficou uma bênção para mim, pai?" 37 Isaque respondeu, dizendo a Esaú: "Se eu o tenho feito teu senhor, e fiz todos os seus irmãos seus servos, e ainda o fortaleci com o cereal e o vinho, o que farei então para ti, meu filho?" 38 Disse Esaú a seu pai: "Tens uma só bênção, pai? Abençoa, peço-te, também a mim, pai." E, ficando Isaque perturbado, Esaú chorou em voz alta e pranteou.39 E Isaque, seu pai, falou-lhe: "Eis que tua morada será da gordura da terra e do orvalho do alto céu; 40 Viverás de tua espada e servirás a teu irmão. E haverá um tempo em que quebrarás e soltarás o seu jugo do teu pescoço." 41 Esaú tinha raiva de Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado; e disse Esaú no seu espírito: "Que os dias de luto por meu pai cheguem logo, para que eu possa matar o meu irmão Jacó."

Provérbios 19:16-25

16 Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá. 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício. 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. 19 Homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. 22 O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará. 24 O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca. 25 Fere ao escarnecedor, e o simples aprenderá a prudência; repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciência.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário