sexta-feira, 6 de julho de 2018

6ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

06 de Julho de 2018 (CC) / 23 de Junho (CE)
Encontro do Santo Ícone da Mãe de Deus de Vladimir;
Santa Agripina, de Roma, († 253-260 d.C)
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Modo 4



A festa da Mãe de Deus em honra de seu Santo Ícone Vladimir é celebrada em ação de graças pela libertação de Moscou de uma invasão do khan Akhmat. 
Em 1480, durante o tempo do Grande Príncipe Ivan III Vasilevich (1462-1505), o Khan Akhmat, da Horda de Ouro, aproximou-se com uma vasta tropa até o Rio Ugra, ao qual, aqueles que guardavam o domínio de Moscou chamavam de "Cinturão (Poyas) da Mãe de Deus". Durante um dia inteiro, os exércitos do Khan e o do Príncipe de Moscou se postaram de um lado e do outro das margens do Ugra, sem contudo, se atacarem. Toda Moscou rezou à sua Padroeira,  a Toda Santa Mãe de Deus, pela segurança da Capital Ortodoxa. O Metropolita Gerontii (1473-1489) e o Padre-Confessor do Príncipe, o Arcebispo Vassion de Rostov, orando, fortaleceram o exército russo com bênçãos e conselhos. Da Catedral, o Metropolita escreveu ao Príncipe uma missiva  na qual ele o conclamava a bravamente permanecer contra o inimigo, confiando na ajuda da Mãe de Deus.

A Santíssima Mãe de Deus intercedeu pela terra russa. O Príncipe ordenou ao seu exército que recuasse do Ugra, esperando aguardar a passagem dos Tártaros. O inimigo, no entanto, pensando que os russos os estavam atraindo para uma armadilha, também começaram a recuar; a princípio devagar, mas à noite eles fugiram, movidos pelo medo. Em ação de graças pela libertação da Rússia dos Tártaros, esta festa foi estabelecida em honra da Mãe de Deus. (A comemoração do Ícone de Vladimir se dá em 26 de agosto). 
Leituras Comemorativas 
Lucas 1:39-49 (Matinas)
Filipenses 2:5-11
Lucas 10:38-42; 11:27-28 
Santa Agripina, de Roma 
Santa Agripina, virgem e mártir, é muito venerada na Sicília e, em menor medida, na Grécia. Sabe-se que era uma jovem de nascimento nobre e que, por causa de sua fé cristã teria morrido, ou por decapitação ou depois de duros açoites, durante o reinado de Valeriano, ou na perseguição de Diocleciano. Após o martírio, três mulheres cristãs de nomes, Bassa, Paula e Agatônice recolheram o corpo da jovem Agripina e levaram-no para Mineo, na Sicília, para ali sepultá-lo.  
Parece que, em seu túmulo, muitos milagres foram operados, incluindo curas de males irremediáveis e de pessoas possessas. Sabe-se que as relíquias da santa foram trasladadas de Sicília para Constantinopla, presumivelmente, para evitar a profanação pelos infiéis. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 4:5-8



5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco!   

Mateus 13:44-54

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; 46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. 47 Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. 48 E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. 49 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, 50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 51 Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Entendemos. 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. 53 E Jesus, tendo concluído estas parábolas, se retirou dali. 54 E, chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que este se maravilhava e dizia: Donde lhe vem esta sabedoria, e estes poderes milagrosos?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário