segunda-feira, 16 de julho de 2018

8ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

16 de Julho de 2018 (CC) / 03 de Julho (CE)
Santos Mártires, Anatolio Arcebispo de Constantinopla († 458)
Jacinto, Teodotos e Teodota; 
Traslado da Santas Relíquias de São Felipe, Metropolita de Moscou; 
Anatólio, Patriarca de Constantinopla; Anatólio de Pechersk; 
Hierarca Germano; Basílio, Bispo de Ryazan; João de Moscou, Louco por Cristo; 
Nicodemos de Kozheezersk; Moquios e Marco; 
Alexander, 1º Decapitado do Mosteiro da Incesante Vigilia; 
Gerásimo de Karenesi.

Modo 6



São Flaviano morreu como conseqüência dos maus tratos que havia recebido na assembléia conciliar de Éfeso. Anatólio, que foi eleito para sucedê-lo na sede de Constantinopla, foi consagrado pelo monofisita Dióscoro de Alexandria.

Santo Anatólio, que era de Alexandria, tinha se destacado durante o Concílio de Éfeso como adversário do nestorianismo e foi elevado ao trono patriarcal de Constantinopla, no ano 449 dC.

Pouco depois de sua consagração episcopal, Santo Anatólio reuniu um sínodo, em Constantinopla, no qual ratificou solenemente a carta dogmática («o Tomo»), que São Leão, Papa de Roma, tinha enviado a São Flaviano, encaminhando uma cópia desta carta a cada um dos seus metropolitanos, bem como uma condenação à Nestório e Eutiques, para que as assinassem.

Logo depois, comunicando-se com o Papa de sua ortodoxia, expressou seus protestos, e pediu-lhe que o confirmasse como o legítimo sucessor de Flaviano. São Leão concordou, não sem antes observar  que o fazia mais por «misericórdia do que por justiça», uma vez que ele, Anatólio, havia aceitado a consagração episcopal das mãos do herege Dióscoro.

Durante o reinado de Anatólio, o trono de Constantinopla foi reconhecido como igual ao trono da Roma pelo Concílio Ecumênico realizado em Calcedônia, em 451 dC. Santo Anatólio empreendeu grande esforço para preservar a pureza da fé ortodoxa e por isto padeceu muito nas mãos dos hereges e, finalmente, foi por eles assassinado no ano 458 dC.

Anatólio governou a igreja por quase nove anos e assumiu a sua morada entre os santos hierarcas do Reino de Deus.




Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 9:13-18

13 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 15 Mas eu de nenhuma destas coisas tenho usado. Nem escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. 16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia. 18 Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.  

Mateus 16:1-6

1 Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. 2 Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 3 E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? 4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se. 5 Quando os discípulos passaram para o outro lado, esqueceram- se de levar pão. 6 E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.


†††

Nenhum comentário:

Postar um comentário