segunda-feira, 2 de julho de 2018

6ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

02 de Julho de 2018 (CC) / 19 de Junho (CE)
Santo Apóstolo Judas, o irmão do Senhor (Séc I) e São Paísius, o Grande (400 dC); 
João de Shanghái e São Francisco, Mártir Zósimas; 
Monges João, o Eremita, Paisios da Bulgária e Zenonus, o Justo.
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Modo 4



São Judas foi um dos Doze Apóstolos. Ele era filho de São José e Salomé e irmão de Tiago, o irmão do Senhor. Com Salomé, a filha de Angeja, o filho de Varahina e irmão de Zacarias, José, o carpinteiro, teve quatro filhos: Tiago, Hoséas, Simão e Judas. Este Judas também é as vezes chamado: “Judas, o irmão de Tiago” por causa de seu irmão mais famoso (Lc 6,16. At 1,14).  
São Judas começa sua epístola desta maneira: “Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Mesmo apesar de que ele também pudesse ser  chamado de "irmão do Senhor" tanto quanto Tiago, ele não fez isso porque estava cheio de humildade e vergonha, pois, no inicio, não acreditara que seu irmão, Jesus, Fosse o Cristo, o Senhor.  
Quando o ancião José, antes de sua morte, quis deixar uma porção de sua propriedade para Jesus, assim como também para seus outros filhos, todos eles protestaram por isso, até mesmo Judas. Apenas Tiago voluntariamente deixou de lado uma parte de sua porção e a intencionou para Jesus.  
Judas é também chamado de Levi ou Tadeu. Existe um outro Tadeu dos Setenta Apóstolos (21 de agosto), mas, este Tadeu ou Judas foi um dos Grandes Apóstolos. Judas pregou o Evangelho por toda Judéia, Samaria, Galileia, Iduméia, Síria, Arábia, Mesopotâmia e Armênia. Em Edessa, na cidade de Abgar, ampliou o ensinamento do outro Tadeu. Quando Judas pregou pelas regiões do Ararat, foi capturado pelos pagãos, crucificado numa cruz e morto através de flechas e entrou no reino eterno de Cristo.

O Venerável Paisius, o Grande
 
Paisius era Egípcio de nascimento e nacionalidade. Depois de uma visão em um sonho, sua mãe o dedicou ao serviço de Deus. Como jovem, Paisius veio ao Venerável Pambo, que o recebeu como um dos seus discípulo. Pambo foi um co-discípulo do Venerável João Kolovos (O baixo) que escreveu a biografia de Paisius.  
Para a alegria de seu pai espiritual, Paisius se empenhavam em trabalho após trabalho e mortificação após mortificação. Muitas vezes o Profeta Jeremias, a quem ele especialmente amava e lia frequentemente, lhe aparecera. Os anjos de Deus também frequentemente apareceram a ele; mesmo o Próprio Senhor Cristo apareceu a ele: “A Paz seja contigo meu escolhido amado!” dissera-lhe o Senhor Cristo.  
Pela grande graça de Deus, Paisius possuía o dom especial de abstinência de comida. Frequentemente não comia pão por quinze dias, mais frequentemente por uma semana e uma vez, no testemunho de São João, o Baixo, ele passou setenta dias sem tomar nada. Ele empreendeu uma grande luta contra os espíritos malignos, que lhe apareciam, às vezes, exatamente como eles são e, às vezes na forma de anjos radiantes. Mas o abençoado servo de Deus não permitiu a si mesmo ser enganado ou fascinado. Paisius era famoso por todo o Egito como um discernidor e operador de milagres. Ele tomou habitação na eternidade no ano 400. O Venerável Isidoro de Pelusium transladou as relíquias de Paisius para seu mosteiro e o sepultou com honras.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (IV)

Romanos 16:17-24

17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 18 Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. 19 Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal. 20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson, e Sosípatro, meus parentes. 22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo no Senhor. 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. 24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Mateus 13:10-23

10 E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. 15 Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. 16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram. 18 Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário