terça-feira, 24 de julho de 2018

9ª Terça-feira de Pentecostes

24 de Julho de 2018 (CC) / 11 de Julho (CE)
Santa Megalomártir Eufêmia († 304)
Modo 7


Santa Eufêmia é comemorada em 16 de setembro, dia em que foi martirizado. Neste dia, no entanto, é comemorado o milagre concernente a suas ilustres relíquias, operado por ocasião do Quarto Concílio Ecumênico, em Calcedônia. Este Concílio foi convocada durante o reinado do Imperador Marciano e da Imperatriz Pulquéria, no ano 451, após a morte do Imperador Teodósio, o Jovem.

A razão para a convocação deste Concílio foi a heresia de Dióscoro, o Patriarca de Alexandria e Eutiques, um Arquimandrita de Constantinopla, que espalharam o falso ensino que, em Cristo, o Senhor, não havia duas naturezas, a Divina e a humana, mas apenas uma: A natureza Divina.

Neste Concílio, Anatólio, o Patriarca de Constantinopla, e Juvenal, Patriarca de Jerusalém, desempenharam os papéis mais importantes. Quando os argumentos e testemunhos de ambos os lados chegaram a um impasse, o Patriarca Anatólio propôs que os ortodoxos e os heterodoxos escrevessem suas confissões de fé e, em seguida, as colocassem no sarcófago onde as relíquias de Santa Eufêmia repousava. Todos concordaram com isso. Portanto, as duas confissões de fé foram escritas e colocadas no seio da grande mártir do sexo feminino. O sarcófago foi fechado, selado com o selo do Imperador e guardas militares foram nomeados. Todos eles passaram três dias em oração e jejum. Quando abriram o sarcófago no quarto dia, viram a confissão da fé ortodoxa na mão direita da santa e a confissão de fé heterodoxa sob seus pés. Assim, a disputa, foi decidida, pelo poder de Deus, em favor da ortodoxia.

Durante o reinado do imperador Heráclito, as relíquias de Santa Eufêmia foram trazidas de Calcedônia a Constantinopla, para a igreja que lhe fora dedicada, perto do Hipódromo. O Imperador iconoclasta, Leão Isauriano, ordenou que estas relíquias fossem atiradas ao mar, mas, de uma forma milagrosa, o sarcófago foi levado para a ilha de Lemnos e colocado na igreja do Glicéria, a grande mártir do sexo feminino. Porém, no reinado da Imperatriz Irene, o sarcófago com as relíquias de Santa Eufêmia retornou a Constantinopla e ao seu antigo lugar. O sangue que dessas relíquias de tempos em tempos fluía, ajudava àqueles que estavam doentes ou na miséria.

Tropário - Modo 3
Tu trouxeste alegria para os ortodoxos
e vergonha para os defensores da heresia,
Pois confirmaste o que os Padres do Quarto Concílio ensinavam corretamente.
Ó gloriosa Mártir Eufêmia, virgem justa de Cristo,
Roga a Cristo, nosso Deus, que nos conceda a Sua grande misericórdia.  
Leituras Comemorativas 
2 Coríntios 6:1-10
Lucas 7:36-50


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 12:12-26

12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, 24 ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Mateus 18:18-22; 19:1-2, 13-15

18 Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? 22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. 1 Tendo Jesus concluído estas palavras, partiu da Galileia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão; 2 e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali. 13 Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam. 14 Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus. 15 E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali.   

† † †


REFLEXÃO

A busca por posição de destaque, a competição e em decorrência disto as ofensas mútuas, são características dos seres humanos guiados pela carne. A Unidade e harmonia existentes na Santíssima Trindade é o modelo e a meta que todos devemos ter e buscar alcançar. Qualquer que se diz cristão e não anda segundo este propósito é cego, e não tem a vida eterna permanente em si. Nenhuma retidão moral ou ética curam as paixões da alma ou as podem compensar. Só o esforço - mediante a Graça- em busca de assemelhar-se a Deus (que faz nascer o sol sobre justos e injustos) podem nos fazer triunfar sobre as paixões, vencer obstáculos e gerar a verdadeira fraternidade. As orações mais eficazes são as comunitárias, que nascem da harmonia e do amor entre os irmãos.

As crianças se magoam e se ofendem, mas depois esquecem e voltam a brincar. Não permitamos que a nossa alma que, como criança deseja o Pai, sejam impedidas de ir a Cristo pelas coisas de adulto.

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Mateus 5:43-48

†††

Nenhum comentário:

Postar um comentário