quinta-feira, 19 de julho de 2018

8ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

19 de Julho de 2018 (CC) / 06 de Julho (CE)
Santos Sisoé, o Grande, (429)
Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Modo 6



São Sisoé, que viveu no século V, foi um monge no deserto do Egito onde brilhou por sua espiritualidade, suas qualidades intelectuais, humildade e filantropia. Seu nome se propagou rapidamente entre os fiéis, e recorriam a ele para pedir sua benção e buscar seus conselhos espirituais. Abaixo, alguns de seus ensinamentos:

Um irmão, ao ter sido maltratado, levantou-se e veio ao Pai Sisoé e disse: 

«Meu irmão me maltratou e eu quero vingar-me». Então, o pai Sisoé lhe suplicou: 

«Não, meu filho, isto não cabe a ti, mas a Deus!» Mas ele insistiu: 

«Não descansarei até que me vingue dele». Então o pai Sisoé lhe disse: 

«Vem, vamos rezar juntos!» E começou a dizer: 

«Senhor, já não necessitamos mais de tua Providência, nem de teu cuidado para conosco; já não És o nosso auxílio, pois este nosso irmão quer depender de si próprio, seguir sua própria vontade e vingar-se de seu irmão». Ao ouvir isso, o irmão caiu aos pés do pai e lhe disse: 

«Perdoe-me, pai, pois já não quero a vingança».


Algumas pessoas perguntaram ao pai Sisoé: 

«Se um irmão cai, não deve ele arrepender-se por um ano inteiro?» Disse pai Sisoé: «Isso é muito duro”. 

Disseram-lhe, então: “Seis meses, é suficiente?» E o Pai contestou:

«É muito!»

E, mais uma vez, disseram: «Quarenta dias, então?»

Ele disse: «É muita coisa»Replicaram então:

«Mas, como? Tendo caído em pecado, pode participar de imediato, com os irmãos, na Liturgia?»

O pai respondeu:

«Não. Mas pouco tempo é suficiente para se arrepender. Creio que, quando o homem se arrepende de todo o seu coração, Deus o aceita e o perdoa».

Um irmão perguntou ao pai Sisoé:

«Tendo caído, o que devo fazer, pai?» Disse o pai:

«Levanta-te, pois!»

O irmão disse:

«Eu tinha me levantado, mas voltei a cair de novo».

Disse o pai:

«Levante-te novamente!»

Disse então o irmão: «E até quando?»

O pai Sisoé respondeu:

«Até você morrer, porque o homem está exposto a queda, mas não têm que desesperar-se da misericórdia de Deus».


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 10:28-11:7

28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; 29 consciência, digo, não a tua, mas a do outro. Pois, por que há de ser julgada a minha liberdade pela consciência de outrem? 30 E, se eu com gratidão participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graças? 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 32 Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus; 33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. 2 Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei. 3 Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. 5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada. 6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu. 7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.  

Mateus 16:24-28

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; 25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? 27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

†††

Nenhum comentário:

Postar um comentário