quarta-feira, 28 de novembro de 2018

27ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

INÍCIO DA QUARESMA DE NATAL
28 de Novembro de 2018 (CC) / 15 de Novembro (CE)
Ss. Gorias (Esl.: Gurij), Samonas e Habib, mártires (início do séc. IV)
Modo 1


Diretrizes Para a Quaresma de Natal (Jejum da Natividade)
 15 de novembro (28/11)* a 24 de dezembro (06/01) 
O jejum da Natividade (Quaresma de Natal) é um dos quatro períodos canônicos de jejum do calendário eclesiástico Ortodoxo. Este é um jejum jubiloso em preparação para o Natal de Cristo. Esta é a razão pela qual é menos rigoroso do que outros períodos de jejum.  
O jejum da Natividade é dividido em dois períodos:  
O 1º período é de 28 de novembro do calendário Civil (15/11 Eclesiástico) a 01 de janeiro (19/12 C.E.), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. É permitido o consumo de vinho e óleo às terças e quintas-feiras. Da mesma forma, peixe, vinho e óleo são permitidos aos sábados e domingos. 
O 2º período é o de 2 de janeiro a 6 de janeiro do calendário civil (20 a 24 de dezembro C.E), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. O consumo de vinho e óleo é permitido apenas aos sábados e domingos durante este período.  
Estas são as diretrizes:
 CARNES 
Abstenção total de: Carne de vaca, frango, carne de porco, peru, alce, vitela, cordeiro, cervo, coelho, búfalo e assim por diante 
 LACTICÍNIOS
Abstenção Total de: Leite, ovos, queijo, manteiga, iogurte, creme, e assim por diante. 
PEIXE
É Permitido: A Ingestão de peixe com espinha dorsal apenas aos sábados e domingos antes de 20 de dezembro (02/01). Em algumas terças e quintas-feiras, o peixe também é permitido. 
Não é permitido em tempo algum: Camarão, polvo, marisco, lula, ou outros frutos do mar. 
VINHO
(Alguns incluem todos os tipos de álcool nesta categoria) 
É Permitido: Apenas às terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos antes de 20 de dezembro (02/01). 
ÓLEO
(Alguns incluem todos os tipos de óleo nesta categoria) 
É Permitido: Apenas às terças-feiras, quintas-feiras, sábados, domingos e antes de 20 de dezembro (02/01). 
† † †
No Jejum da Natividade, além das abstinências dos alimentos e bebidas acima mencionados, como de fumar. No jejum eucarístico pratica-se uma abstinência total, a partir da meia-noite anterior para comungar na Liturgia da manhã. 
O Propósito do Jejum 
O propósito do jejum é focar nas coisas do Alto, ou seja, o Reino de Deus. É um meio para se praticar as verdadeiras virtudes, aqui e agora. Pelo jejum, nos libertamos da dependência das coisas mundanas. Devemos jejuar fielmente e em segredo, não julgando os outros, e não nos pondo como exemplo. 
Jejuar em si não é um meio de agradar a Deus. O jejum não é um castigo pelos nossos pecados, e nem tão pouco um uso do sofrimento e da dor como uma espécie de expiação. Cristo já nos redimiu em Sua Cruz. A salvação é um dom de Deus que não é comprado pela nossa fome ou sede. 
Nós jejuamos para sermos libertados das paixões carnais, para que o dom de salvação de Deus possa dar fruto em nós. 
Nós jejuamos e voltamos nossos olhos para Deus em Sua Santa Igreja. Jejum e oração vão juntos.  
O jejum não é irrelevante. O jejum não é obsoleto, e não é usado em benefício de outrem. O jejum é de Deus, para nós, aqui e agora.   
Acima de tudo, não devemos nos devorar uns aos outros. Pedimos a Deus que "ponha uma sentinela que guarde a porta de nossos lábios".

Não se Deve Jejuar 
  • Entre 25 de dezembro e 5 de janeiro (mesmo às quartas e sextas-feiras); 
  • Se estiver grávida ou a amamentando um recém-nascido; 
  • Durante grave doença; 
  • Sem oração; 
  • Sem esmola; 
  • De acordo com sua própria vontade sem a orientação de seu pai espiritual. 
Fonte: 
Patriarcado de  Antioquia 
Arquidiocese da América do Norte 

Comemoração dos Santos Gorias, Samonas e Habib 
Os santos Gorias e Samonas foram presos durante a perseguição de Diocleciano. Como eles se recusaram a render sacrifícios aos deuses pagãos, foram pendurados pelas mãos com pesos amarrados aos pés. Depois, passaram três dias no interior de um horrível calabouço, sem comer ou beber. Quando foram retirados de lá, Gorias estava agonizante. Samonas foi cruelmente torturado mais uma vez, mas permaneceu firme na fé. Ambos morreram decapitados. 
Mais tarde, um diácono de Edessa de nome Habib, escondeu-se durante a perseguição de Licínio, mas finalmente se entregou para também ganhar a coroa do martírio. O magistrado perante o qual compareceu, fez a tentativa de convencê-lo a abjurar a fé e, em troca, escapar com vida, mas Habib se recusou a isso, sendo por isso condenado à fogueira. Sua mãe e outros parentes acompanharam até o local da execução. Os carrascos deram permissão para que se desse o beijo da paz entre eles, antes de serem atirados às chamas. Os cristãos recolheram depois o corpo do mártir, que o fogo não havia consumido, e sepultaram-no num local próximo de seus companheiros e amigos Gorias e Samonas.  As relíquias desses mártires estão conservadas num dos dois principais santuários de Edessa, na Síria.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 5:22- 6:11 

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 

Lucas 15:1-10

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário