sexta-feira, 12 de abril de 2019

5ª Sexta-feira da Grande Quaresma

12 de Abril de 2019 (CC) / 30 de Março (CE)
São João Clímaco, Santa Mártir Êubula Mãe de São Pantaleimon, o Médico.
Tom 4




São João Clímaco nasceu por volta de 579 e morreu no Egito, no ano 649. Aos 60 anos foi eleito abade do Mosteiro do Sinai. Seu nome "Clímaco" é um codinome derivado da obra escrita em grego, intitulada "Klimax tou Paradeisou". Sua obra ficou tão afamada que rapidamente o Autor era referido como "João da Escada" ou, "João Clímaco".
Escreveu esta obra quando ainda era abade. Em 30 capítulos ou 30 degraus, como preferia chamar, explicava quais os vícios perigosos para os monges e quais as grandes virtudes que os distinguiam. O próprio João Clímaco comparava sua obra à escada de Jacó ou também aos 30 anos da vida de Jesus. 
A obra encontrou aceitação e rápida divulgação: atesta-se a existência de 33 manuscritos gregos, muitas traduções latinas, siríacas, armênias, eslavas e árabes. Junto à obra, como apêndice, está um importante documento que orienta os abades a exercer santamente sua autoridade dentro do monastério.
Para São João Clímaco, o ideal monástico é uma vida hesicasta onde trava-se uma guerra invisível e constante contra os maus pensamentos, para que eles não atrapalhem a vida de oração do monge. Ele era um bom conhecedor dos Antigos Padres - dos solitários do deserto egípcio aos Padres da Palestina. Considerava a vida monástica como necessária para a vida da Igreja, não só como um apostolado, mas como exemplo de vida a ser seguida.
Para João Clímaco, os monges devem influenciar a Igreja por viverem uma vida angelical, embora ainda possuíssem um corpo material e corruptível. Dizia que o chamado à vida monástica é para poucos e não para todos.
Comemoração de Santa Êubula 
Santa Êubula, mãe do Grande Mártir Pantaleimon (Comemoração 27 de julho), morreu em paz, por volta do ano 303 dC, antes do martírio de seu filho.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 45:11-17

11 Portanto, assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel, que formou as coisas que estão por vir: Interroga-me acerca de meus filhos, e dá ordens acerca da obra das minhas mãos.
12 Eu fiz a terra, e, nela, o homem; eu, com a minha mão, criei o céu. Tenho dado mandamento à todas as estrelas.
13 Eu o despertei para ser um rei com justiça, e todos os seus caminhos são retos. Ele edificará a minha cidade e mudará o cativeiro do meu povo; não por resgates nem por recompensas, diz o Senhor dos Exércitos.
14 Assim diz o Senhor dos Exércitos: O Egito tem trabalhado para ti. As mercadorias da Etiópia e os sabeus, homens de alta estatura, virão a ser teus, pertencer-te-ão como servos; eles seguirão após ti, presos em grilhões; passarão ao teu poder, prestar-te-ão homenagem e suplicar-te-ão, porque Deus está em ti. Não há outro Deus além de ti, ó Senhor!
15 Pois tu és Deus, ainda que não o saibamos; o Deus de Israel, o Salvador.
16 Todos os que se opõem a ele serão envergonhados e confundidos, e andarão cabisbaixos. Vós ilhas, celebrai-me uma festa.
17 Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; não serão envergonhados nem confundidos, para sempre.

VÉSPERAS

Gênesis 22:1-18

1 E aconteceu, depois dessas coisas, que Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão! Abraão! e ele respondeu: Eis que eu estou aqui!
2 E ele disse: Toma o teu filho amado, aquele a quem amas, Isaque, e vai para a terra montanhosa; e oferece-o ali como uma oferta de holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei.
3 Abraão se levantou pela manhã e albardou o seu jumento, tomando consigo dois servos e também Isaque, seu filho; e, tendo cortado madeira para uma oferta de holocausto, levantou-se e partiu, vindo até o lugar do qual Deus lhe falara,
4 chegando ali ao terceiro dia. Abraão ergueu os olhos e avistou o lugar, de longe.
5 Então, Abraão disse aos seus servos: Assentai-vos aqui com o jumento; eu e o moço prosseguiremos até lá e, tendo adorado, retornaremos para vós.
6 Abraão tomou a lenha da oferta de holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho, tomando em suas mãos o fogo e a faca; e os dois se foram, juntos.
7 Isaque disse ao seu pai, Abraão: Pai! E ele respondeu: Que é, filho? E ele disse-lhe: Eis o fogo e eis a lenha. Onde está a ovelha para uma oferta de holocausto?
8 Abraão respondeu: Deus proverá para si um cordeiro para a oferta de holocausto, meu filho. E, havendo ido, juntos,
9 chegaram ao lugar do qual Deus lhe falara. Ali Abraão construiu o altar, pondo a lenha sobre ele; e, depois de ter atado juntos os pés de seu filho Isaque, deitou-o sobre o altar, em cima da madeira.
10 Então, Abraão estendeu a mão a fim de pegar a faca para matar seu filho.
11 Porém, um anjo do Senhor o chamou do céu, dizendo: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis que estou aqui!
12 E ele disse: Não estendas a mão sobre a criança, nem lhe faças nada; pois agora sei que temes a Deus, e, por minha causa, não poupaste teu filho amado.
13 Abraão levantou os olhos, fixando-os e, eis que um carneiro estava preso pelos chifres em uma planta, em um arbusto. Então, Abraão tomou o carneiro, oferecendo-o como uma oferta de holocausto no lugar de seu filho Isaque.
14 E Abraão chamou o nome daquele lugar: Eu vi o Senhor; para que se possa dizer, nos dias de hoje: No monte em que o Senhor foi visto.
15 E um anjo do Senhor chamou Abraão pela segunda vez, do céu, dizendo:
16 Eu jurei por mim mesmo, diz o Senhor; porquanto fizeste isso, e por minha consideração não poupaste a teu filho amado,
17 certamente eu te abençoarei muitíssimo e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar; e a tua descendência herdará as cidades dos seus inimigos.
18 Em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas, porquanto ouviste a minha voz.

Provérbios 17:17-18:5

17 Tenhas tu um amigo para todo o tempo, e que os irmãos sejam úteis nas adversidades; para esse motivo é que eles nascem.
18 O homem tolo aplaude e alegra-se consigo mesmo, assim como aquele que se torna fiador faz-se responsável por seus amigos.
19 Um amante do pecado alegra-se em contendas,
20 e o homem de coração duro não se levanta para o bem. O homem de língua inconstante cairá em males,
21 e o coração do insensato é tristeza para o seu possuidor. Um pai não se alegra com o filho sem instrução, contudo o filho sábio alegra a sua mãe.
22 O coração alegre promove a saúde, entretanto os ossos de um homem triste ressecam-se.
23 Os caminhos do homem que recebe injustamente presentes no seu seio não prosperarão, e o que é ímpio perverte os caminhos da justiça.
24 O rosto de um homem sábio é sensível, mas os olhos do insensato vão até os confins da terra.
25 O filho insensato é a causa da ira de seu pai e da dor daquela que o concebeu.
26 Não é direito punir ao justo, nem é santo conspirar contra príncipes que agem com justiça.
27 Aquele que se abstém de pronunciar uma palavra dura é prudente, e o homem paciente é sábio.
28 A sabedoria deverá ser imputada ao tolo que a busca, e o que se mantém pacífico parecerá sensato.
1 O homem que deseja separar-se de seus amigos arranja desculpas; todavia, sob qualquer ponto de vista, será merecedor de censura.
2 O insensato não sente necessidade de sabedoria, pois já é conduzido pela loucura.
3 Quando um homem ímpio se aprofunda em males ele os menospreza, mas desonra e vergonha virão sobre ele.
4 No coração de um homem a palavra de sabedoria é água profunda; um rio e uma fonte de vida brotam dela.
5 Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem é santo perverter a justiça no julgamento.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário