quinta-feira, 4 de abril de 2019

4ª Quinta-feira da Grande Quaresma

04 de Abril de 2019 (CC) / 22 de Março (CE)
São Basílio de Ancira, hieromártir († 363);
Santa Drosida de Antioquia e 5 Virgens:
Agalida, Apollinaria, Daria, Mamthusa e Taisia († 104);
Venerável Mártir Euthymius († 1814 dC)
Tom 3




Em meados do século IV, quando arianos e semi-arianos propagavam suas heresias, Basílio era, então, sacerdote em Ancira. Era um santo homem que recebeu sua formação na verdadeira doutrina da Igreja pelo bispo Marcelo. Depois que o bispo Marcelo foi desterrado pelo  Imperador Constâncio, e que um semi-ariano chamado Basílio ocupou a sede de Ancira, o sacerdote Basílio não cessou de exortar seu povo a  permanecer fiel à sua fé. 
Em 360, os arianos radicais dominaram a região e depuseram o bispo semi-ariano, proibindo Basílio de sequer assistir aos ofícios religiosos. Contudo, desobedecendo estas imposições e apoiado por seus fiéis, Basílio conseguiu recuperar muitos dos que haviam sido enganados e defendeu a fé, desafiando as ordens do Imperador Constâncio. Quando Juliano, o Apóstata chegou ao trono, a perseguição explicita cessou temporariamente, pois o Imperador quis empregar métodos mais sutis para combater os cristãos e minar sua fé. Contudo, em alguns casos perdeu a paciência e autorizou alguns castigos aos cristãos. Basílio, que continuava seus esforços contra a política imperial de Ancira, foi preso e acusado de incitar o povo contra os deuses pagãos, e de falar abertamente contra o Imperador e a sua religião. Basílio professou sua fé e foi martirizado na prisão. Não se deve confundir Basílio, presbítero de Ancira com seu oponente Basílio, bispo (semi-ariano) de Ancira.  
Comemoração de Santa Drosida e Mais 5 Virgens 
Drosida era filha do Imperador Trajano. Ela foi capturada com outras cinco mulheres à noite enquanto reuniam os corpos dos mártires torturados por amor a Cristo. Durante este tempo os corpos de cristãos mortos, muitas vezes permaneceram sem sepultura, com o propósito de assustar os outros. Cinco virgens cristãs: Aglaida, Apolliniaria, Daria, Mamthusa e Taisia, assumiram a tarefa de enterrar esses cristãos. Elas secretamente recolheram os corpos de mártires, os ungiram com aromáticos, enrolaram-nos em panos e os enterraram. Tendo aprendido isso, a imperial Drosida, secretamente cristã, mas ainda não tendo aceitado o Batismo, pediu às santas virgens que a levassem com elas, quando fossem fazer o sepultamento dos cristãos. 
Ao saber que entre os cativos estava a sua própria filha, Trajano deu ordens para mantê-la separadamente, na esperança de que ela mudasse de idéia. As restantes virgens santas foram condenadas à queimarem em um forno de fundição de cobre. Elas corajosamente aceitaram a execução e receberam as coroas dos mártires. 
Nos fornos foi afixado um edital imperial, que dizia: 
"Homens do Galileu, vós que adorais o Crucificado, livrai-vos de muitas angústias, e também nós destas dores oferecendo sacrifício aos deuses. Se, porém, não quiserdes fazer isto, então que cada um de vós, deve, voluntariamente, por qualquer maneira que preferir, lançar-se nesta fornalha". 
Muitos cristãos voluntariamente foram ao martírio. 
Quando Santa Drosida recebeu a notícia do martírio de suas amigas, decidiu igualmente obter a morte de um mártir por amor a Cristo. Em sua prisão, ela ofereceu orações para que o Senhor a ajudasse a sair da prisão. E Deus ouviu sua oração: Os guardas adormeceram e Santa Drosida saiu em direção aos fornos, mas começou a refletir em si mesma:  
"Como posso ir a Deus, não tendo sobre mim o traje de casamento (ou seja, sem ter sido batizada), visto que sou impura? Ó Senhor Jesus Cristo, Rei dos reis, por causa de Ti abandono a minha posição imperial, para que Tu me aceites como a mais insignificante escrava do Teu Reino. Batiza-me, Tu Mesmo, com Teu Santo Espírito ".
Tendo assim orado, Santa Drosida ungiu-se de mirra, que tomara junto com ela, e mergulhando-se três vezes em água, pronunciou:
"A serva de Deus Drosida é batizada no Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Durante sete dias a santa se escondeu, devotada ao jejum e à oração. Durante este tempo os cristãos a encontraram e aprenderam dela o relato de tudo que aconteceu. E, no oitavo dia, a santa Martiresa Drosida dirigiu-se aos fornos acesos e lançou-se ao fogo.

Comemoração do Venerável Mártir Euthymius

Euthymius nasceu na aldeia de Dimitsana, no Peloponeso. Quando criança, viveu como cristão, mas, mais tarde foi para a Romênia, onde se entregou a uma vida de grande deboche. Nessa devassidão um espírito maligno o levou a se tornar um muçulmano. Assim que fez isso, Eutímio começou a se arrepender amargamente. Ele retornou à Fé Cristã e foi tonsurado um monge na Montanha Sagrada. Depois de vários anos passados ​​em jejum estrito e oração, Euthymius decidiu morrer por Cristo. Com a bênção de seu pai espiritual, ele viajou para Constantinopla, onde de alguma forma conseguiu ficar diante do grande Vizir. Eutímio fez o Sinal da Cruz, louvou a Cristo e insultou Maomé na presença do Vizir. Após prolongada tortura, foi condenado à morte e decapitado no Domingo de Ramos, 22 de março de 1814 AD. Muitas curas milagrosas de doentes ocorreram sobre suas relíquias. Sua honrosa cabeça é preservada no Mosteiro russo de São Panteleimon, na Montanha Sagrada. E assim, este jovem de vinte anos morreu primeiro para Cristo e depois morreu por Cristo.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 28:14-22

14 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, vós, homens aflitos, e vós, príncipes deste povo que está em Jerusalém.
15 Porque dizeis: Fizemos aliança com o Inferno e um acordo com a morte; se a tempestade passar correndo não virá sobre nós, pois fizemos da falsidade a nossa esperança, e pela falsidade seremos protegidos.
16 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor mesmo: Eis que ponho nas fundações de Sião uma pedra de muito valor, pedra angular escolhida, preciosa por seus fundamentos; e aquele que nele crê não será, de modo algum, envergonhado.
17 Farei com que o juízo seja de esperança, e a minha compaixão será pelas justas medidas. Contudo vós, que em vão confiais em mentiras, caireis. A tempestade não deverá, de maneira alguma, afastar-se de vós,
18 tão somente que irá desfazer o vosso pacto de morte, e a vossa confiança no Inferno de maneira nenhuma deverá permanecer. Se a tempestade vier, precipitadamente, sobre vós, sereis abatidos por ela.
19 Sempre que ela passar vos arrastará. Manhã após manhã ela passará, durante o dia; e à noite haverá uma esperança maligna. Aprendei a ouvir,
20 vós que estai angustiados. Não podemos lutar, estamos fracos demais até mesmo para sermos por vós ajuntados.
21 O Senhor levantar-se-á, como uma montanha de homens ímpios levantar-se-á, e estará no vale de Gibeom. Ele irá realizar os seus trabalhos com ira, uma obra de amargura; o seu furor lidará estranhamente, e a sua destruição será inaudita.
22 Portanto, não vos alegreis nem deixeis que os vossos grilhões se façam mais fortes. Pois tenho ouvido de obras acabadas e antecipadas pelo Senhor dos Exércitos, as quais ele irá executar sobre toda a terra.

VÉSPERAS

Gênesis 10:32-11:9

32 Essas são as tribos dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, segundo as suas nações; dessas foram as nações dos gentios espalhadas sobre a terra, depois do dilúvio.
1 Toda a terra falava uma só linguagem, havendo um só idioma para todos.
2 E aconteceu, quando eles vieram do oriente, que acharam um vale na terra de Sinear, e ali habitaram.
3 E cada homem disse ao seu companheiro: Vinde, façamos tijolos, e os cozamos no fogo. O tijolo era para eles por pedra, e o betume lhes servia de argamassa.
4 E disseram: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume alcance o céu, e façamos para nós mesmos um nome antes de sermos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam.
6 E o Senhor disse: Eis que há uma só nação e uma só língua para todos; e eles já começaram a fazer isso. Agora, nada deverá falhar do que se dispuserem a fazer.
7 Vinde, desçamos e confundamos, ali, a sua língua, a fim de que não possam entender, cada um, a voz do seu vizinho.
8 E o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade e a torre.
9 Por causa disso o seu nome foi chamado Confusão; porquanto ali o Senhor confundiu as línguas de toda a terra; e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

Provérbios 13:20-14:6

20 Se andares com os sábios serás sábio, mas quem andar com os tolos será reconhecido por isto.
21 O mal perseguirá aos pecadores, todavia o bem galardoará os justos.
22 Um homem bom herdará os filhos dos filhos; a riqueza dos ímpios, porém, é reservada para o justo.
23 O justo viverá muitos anos na riqueza, mas os ímpios perecerão repentinamente.
24 Aquele que poupa a vara odeia ao seu filho; aquele que o ama, porém, cuidadosamente o castiga.
25 O homem justo come e satisfaz a sua alma, contudo as almas dos ímpios sentem falta.
1 Mulheres sábias constroem as suas casas, mas a tola derruba a sua com as próprias mãos.
2 Aquele que anda na retidão teme ao Senhor; porém, o que é perverso nos seus caminhos será desonrado.
3 Da boca dos tolos sai um cetro de orgulho; os lábios dos sábios, contudo, os preservam.
4 Onde não há bois os celeiros estão vazios; todavia, no lugar em que há produção abundante a força do boi é evidente.
5 A testemunha fiel não mente, porém uma testemunha injusta acende falsidades.
6 Se buscares a sabedoria com os homens maus não a encontrarás; o discernimento, no entanto, é facilmente encontrado com o prudente.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário