terça-feira, 16 de abril de 2019

6ª Terça-feira da Grande Quaresma

16 de Abril de 2019 (CC) / 03 de Abril (CE)
São Nicetas, o Confessor, monge († 824)
Tom 5


Os pais de São Nicetas residiam em Cesaréia, na Bitínia. Sua mãe foi retirada das semanas após o nascimento. Diante da morte de sua esposa, o pai de Nicetas o levou junto e foram morar em um monastério. O menino cresceu na austeridade da vida monástica. Tão boa educação produziu os frutos e o preparou para o ingresso ao Monastério de Medikion, no Monte Olimpos, Ásia Menor. Este monastério foi fundado há pouco tempo pelo Abade Nicéforo que mais tarde foi canonizado. 
Em 790, as Nicetas receberam as sagradas ordens por São Tarásios. Foi bispo coadjutor de Nicéforo, sucedendo-o mais tarde. O imperador iconoclasta Leão, o armênio, tirou de Nicetas e de outros abade a paz dos monastérios e os convocou para ir a Constantinopla para que manifestassem sua adesão a quem tentava usurpar o trono de São Nicéforo, uma sede Patriarcal. Como Nicetas se negasse o obedecer, foi exilado em Anatólia. Ali foi preso em um teto sem teto, onde foi exposto à neve e à chuva. 
Levado para Constantinopla deixou-se convencer, com outros monges, pela falácia do imperador. Todos receberam um comunhão do pseudopatriarca e retornaram aos seus monastérios. Aplica-se à sua busca pelo erro durante uma viagem à ilha do Procon, e sua consciência teve como um retorno à Constantinopla onde se retratou o erro que cometera. Afirmou que o culto aos sagrados ícones. Em 813, foi desterrado para uma ilha onde permaneceu encarcerado num calabouço. Alimentavam-se de pão velho que era dado por uma abertura e de água contaminada. Quando o imperador Miguel, o Tartamudo, chegou ao Trono, Colocado em liberdade, Nicetas e outros outros prisioneiros. Nikitas retornou às bibliotecas de Constantinopla, morando em um eremitério até o fim de sua vida.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 49:6-10

6 sim, ele me disse: Grande coisa é para ti o seres chamado meu servo, para estabelecer as tribos de Jacó e para fazer retornar a dispersão de Israel. Eis que eu te tenho dado para ser a aliança de um povo, como uma luz para os gentios; a fim de que sejas a minha salvação até a extremidade da terra.
7 Assim diz o Senhor que te livra, o Deus de Israel: Santificai aquele que despreza a sua vida, ao que é abominado pelas nações as quais servem aos príncipes. Reis o contemplarão e príncipes se levantarão para adorá-lo, por amor do Senhor; porque o Santo de Israel é fiel, e eu te escolhi.
8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável eu te ouvi, no dia da salvação te socorri. Eu te formei e dei-te por pacto das nações, para firmar a terra e receber em herança as herdades do deserto,
9 dizendo aos que estão em cadeias: Saí! e ordenando aos que estão em trevas apresentarem-se. Eles serão alimentados em todos os caminhos, e em todas as veredas haverá o seu pasto;
10 nunca terão fome nem sede, nem o calor ou o sol irão feri-los, mas aquele que lhes tem misericórdia deverá confortá-los, e conduzi-los-á para as fontes de águas.

VÉSPERAS

Gênesis 31:3-16

3 E o Senhor disse a Jacó: Volta para a terra de teu pai e para a tua família, e eu serei contigo.
4 Então, Jacó mandou chamar Lia e Raquel para a planície, aonde se encontravam os rebanhos,
5 e falou-lhes: Tenho visto a face de vosso pai, que não é para comigo como antes; porém, o Deus de meu pai tem estado ao meu lado.
6 E vós também sabeis que com todas as minhas forças eu tenho servido ao vosso pai.
7 Entretanto, ele me enganou, tendo mudado o meu salário para dez cordeiros. Deus, porém, não lhe concedeu poder para prejudicar-me.
8 Se ele dissesse: Os salpicados serão o teu prêmio; em seguida, todo o gado geraria salpicados. E se ele dissesse assim: Os brancos serão a tua recompensa; então, teria todo o gado gerado brancos.
9 Dessa forma, Deus tirou todo o gado de vosso pai, dando-o para mim.
10 E veio a acontecer, quando o rebanho concebeu e estava com as crias, que eu olhei com os meus olhos, no sono, e eis que os carneiros e os bodes estavam cobrindo as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza.
11 Então, o anjo de Deus falou-me, em sonho: Jacó. E eu respondi: O que é?
12 E ele disse: Olha para cima, com os teus olhos, e vê que os carneiros e os bodes estão a cobrir as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza. Porque tenho visto tudo o que Labão tem feito para contigo.
13 Eu sou Deus, aquele que te apareceu em Betel, onde ungiste uma coluna para mim e me fizeste um voto. Agora, portanto, levanta-te e sai desta terra. Parte para a terra da tua parentela, e eu serei contigo.
14 E Raquel e Lia responderam, dizendo-lhe: Temos ainda uma parte ou herança na casa de nosso pai?
15 Não somos nós consideradas como estranhas por ele? Pois vendeu-nos, e consumiu todo o nosso dinheiro.
16 Agora, toda a riqueza e a glória que Deus tomou de nosso pai deverá ser nossa e de nossos filhos. Faze, portanto, tudo o que Deus te disse.

Provérbios 21:3-21

3 Fazer justiça e falar a verdade é mais agradável a Deus do que o sangue de sacrifícios.
4 Um homem de mente altiva é duro em seu orgulho, e a lâmpada dos ímpios é pecado.
5 6 Aquele que reúne tesouros com língua falsa busca a vaidade, indo para os laços da morte.
7 A destruição se hospedará com os ímpios, porquanto recusam-se a praticar a justiça.
8 Para o desobediente Deus envia caminhos perversos, porquanto todas as suas obras são puras e retas.
9 Melhor é morar num canto do terraço do que em quartos bem acabados em uma casa ampla, junto com a injustiça.
10 A alma do ímpio não será lamentada por nenhum homem.
11 Quando um homem destemperado é punido o simples torna-se sábio, e o homem sábio que é instruído receberá conhecimento.
12 O justo entende o coração do ímpio, desprezando-o por causa de sua malícia.
13 Aquele que tapa os ouvidos para não ouvir os pobres também clamará e não haverá quem o ouça.
14 O presente dado em segredo acalma a ira, mas o que se abstém de dar desperta forte indignação.
15 Fazer justiça é a alegria dos justos, porém o homem santo é abominável para os malfeitores.
16 O homem que vagueia fora do caminho da justiça repousará na congregação dos gigantes.
17 O homem pobre ama a alegria, o vinho e o azeite em abundância,
18 mas o transgressor é abominação para um homem justo.
19 É melhor morar no deserto do que com uma mulher briguenta, falante e passional.
20 Um tesouro desejável permanecerá na boca do sábio, mas os homens tolos o engolirão.
21 O caminho da justiça e da misericórdia encontrará vida e glória.

† † 

COMENTÁRIO

São Teófano, o Recluso

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará, mas não será ouvido. (Prov. 21:13).

E nós muitas vezes nos maravilhamos porque Deus não ouve nossas orações? Aqui está a razão! Porque certamente tem havido casos em que pararam os nossos ouvidos de ouvir as súplicas dos necessitados; por isso o Senhor não nos ouvir também. Não é nada de mais se alguém fizer uma oração sobre algo temporal e não for  ouvido; mas como é lamentável se o Senhor não nos ouvir quando Lhe suplicarmos o perdão de nossos pecados. Ele não vai ouvir se o clamor daqueles a quem temos desprezado for mais alto do que as nossas orações. Temos de nos apressar para evitar esta desgraça extrema, conforme com o exemplo de Zaqueu, cuja sábia decisão levou o Senhor a dizer: Hoje veio a salvação a esta casa (Lucas 19: 9).

† † †


Nenhum comentário:

Postar um comentário