quinta-feira, 18 de abril de 2019

6ª Quinta-feira da Grande Quaresma

18 de Abril de 2018 (CC) / 05 de Abril (CE)
Mártires, Teodulo, o leitor e Agátopo, o Diácono;
Mártires Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião  († c. 250)
Tom 3




Os santos Agátopo e Teódulo foram martirizados em Tessalónica na época do imperador Maximiliano, provavelmente depois de 302, quando um decreto ordenou a queima dos textos cristãos e o forçamento dos cristãos a fazer sacrifícios aos deuses pagãos. Agátopo era um diácono idoso e Teódulo um Leitor jovem que viviam piedosamente em oração. Capturados e levados perante o governador Faustino, bravamente eles confessaram sua fé. Na prisão, passaram a noite em oração, louvando a Deus. Durante a noite ambos fizeram um sonho que lhes predizia o martírio iminente. Na manhã seguinte ambos foram lançados ao mar com uma grande pedra amarrada ao pescoço.
São Claudio e Companheiros de Martírio
São Claudio e seus companheiros, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião eram naturais de Corinto, Grécia, e viveram na época do imperador Décio (249-251). Por lhes ser exigido que negassem sua fé em Cristo, e porque a reafirmaram ainda com maior veemência, um oficial da guarda do imperador o submeteu a grandes tormentos. Mesmo no sofrimento, permaneceram inabaláveis em sua fé em Jesus Cristo, assim como o Apóstolo Paulo, fundamento de nossa Igreja. Foram todos martirizados, um a um. Sabe-se que, de Claudio, cortaram-lhe as mãos e as pernas; Victor e Nicéforo morreram após terem seus membros rompidos; Papias foi jogado ao mar e Victoriano foi lançado ao fogo. Tudo isso ocorreu no próprio povoado onde viviam. Com fé intacta e com alegria em seus corações, partiram para os braços de Nosso Senhor, onde encontraram um lugar luminoso e o bálsamo para seus ferimentos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 65:8-16

8 Assim diz o Senhor: Tal como um bago de uva que será encontrado no cacho, e, do qual, dir-se-á: Não o destruas, pois há nele uma bênção; assim, igualmente, farei por causa daquele que me serve. Por sua causa, não irei destruí-los à todos.
9 Conduzirei a semente que veio de Jacó e de Judá, e eles herdarão o meu santo monte; os meus eleitos e os meus servos herdarão a terra e nela habitarão.
10 Haverá rebanhos nas florestas, e o vale de Acor será um lugar de descanso do gado de meu povo, todos os que me houverem procurado.
11 Porém, quanto a vós, que me abandonastes e esquecestes o meu santo monte, que preparais uma mesa para o diabo e encheis a libação da deusa Sorte,
12 eu vos entregarei ao fio da espada, e caireis, todos, pelo abate. Porquanto eu vos chamei, e não ouvistes; falei, mas vos recusastes a ouvir, fazendo o que era mau aos meus olhos e escolhendo as coisas nas quais eu não tinha prazer.
13 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que os meus servos comerão, mas vós sentireis fome; eis que os meus servos beberão, porém vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão; vós, contudo, envergonhar-vos-eis;
14 eis que os meus servos exultarão de alegria, todavia vós chorareis pela tristeza de vosso coração, e uivareis por causa da aflição de vosso espírito.
15 Pois fareis do vosso nome um opróbrio para os meus escolhidos, e o Senhor vos destruirá; os meus servos, contudo, serão chamados por um novo nome,
16 o qual será abençoado na terra; porque eles bendirão ao verdadeiro Deus, e os que juram sobre a terra jurarão pelo Deus verdadeiro. E esquecer-se-ão da sua antiga aflição, ela não mais entrará em sua mente.

VÉSPERAS

Gênesis 46:1-7

1 Israel partiu, ele e tudo o que tinha, indo para o poço do Juramento. Ali, ele ofereceu um sacrifício ao Deus de seu pai, Isaque.
2 E falou Deus a Israel, em visão noturna, dizendo: Jacó! Jacó! E ele respondeu: Quem é?
3 Disse-lhe ele: Eu sou o Deus de teus pais. Não tenhas medo de descer ao Egito, porquanto eu te farei, ali, uma grande nação.
4 Descerei contigo ao Egito e conduzir-te-ei, até o fim; e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
5 Então, Jacó se levantou do poço do Juramento, e os filhos de Israel colocaram o seu pai, e as suas bagagens, e as suas esposas, sobre os carros que José tinha enviado para levá-los;
6 tomaram os seus bens e todos as suas posses, as quais tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram para a terra do Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele,
7 seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de suas filhas. E ele levou toda a sua descendência para o Egito.

Provérbios 23:15-24:5

15 Filho, se o teu coração for sábio, também alegrarás o meu coração,
16 e os teus lábios conversarão com os meus, se estiveres certo.
17 Que o teu coração não sinta inveja dos pecadores; permanece, porém, no temor do Senhor o dia inteiro.
18 Porquanto se guardares essas coisas terás uma posteridade e a tua esperança não será removida.
19 Ouve, filho meu, e sê sábio, e com razão dirige os pensamentos do teu coração.
20 Não sejas um bebedor de vinho, não frequentes muitas festas nem comilanças de carne;
21 pois todo bêbado e devasso deverá ser pobre, e todo preguiçoso irá vestir-se com farrapos e roupas rasgadas.
22 Ouve, filho meu, ao teu pai que te gerou, e não desprezes a tua mãe tão somente porque ela está envelhecida.
23 24 Um pai justo cria bem a seus filhos, e a sua alma se alegra com um filho sábio.
25 Faz com que o teu pai e a tua mãe se deleitem em ti, e que aquela que te gerou tenha contigo o maior prazer.
26 Meu filho, dá-me o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos,
27 pois uma casa estranha é como um vaso cheio de furos, e um poço estranho é estreito;
28 uma tal pessoa perece de repente, e todo transgressor será cortado.
29 Quem são aqueles que tem os ais? Quem tem problemas? Quem tem brigas, quem tem vexames e disputas? Quem apresenta hematomas sem causa? Quem são aqueles cujos olhos são furiosos?
30 Não são os que ficam muito tempo no vinho? Aqueles que assombram os lugares onde há banquetes? Não vos embriagueis com vinho, mas conversai com homens justos, falando com eles abertamente.
31 Porque se puseres os teus olhos em taças e copos ficarás, ao cabo, mais nu do que um pilão.
32 Ao fim, um tal homem se estende como quem foi mordido por uma cobra, e veneno se espalha por ele como o de uma serpente com chifres.
33 Sempre que os teus olhos se fixarem numa mulher estranha a tua boca falará perversidades;
34 deitar-te-ás como no meio do mar, tal o piloto apanhado em uma grande tempestade;
35 e dirás: Feriram-me e não senti dor, zombaram de mim, e eu de nada sabia. Quando virá a manhã para que eu possa ir e procurar aqueles com quem devo estar?
1 Meu filho, não invejes os homens maus, nem desejes estar com eles,
2 porque o seu coração medita falsidades e os seus lábios só falam maldades.
3 Uma casa é construída pela sabedoria, e erguida pelo entendimento;
4 pelo discernimento as câmaras ficam cheias de todas as riquezas preciosas e excelentes.
5 O sábio é melhor do que o homem forte, e um homem prudente do que uma grande propriedade.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário