quarta-feira, 17 de abril de 2019

6ª Quarta-feira da Grande Quaresma

17 de Abril de 2019 (CC) / 04 de Abril (CE)
O Venerável José, o Hinógrafo (883)
Tom 5



José nasceu na Sicília, de pais piedosos e virtuosos, Plotino e Agatha. Depois da morte de seus pais, José se mudou para Tessalônica, onde foi tonsurado monge. 

Como monge, ele era um modelo para todos em jejum, extrema abstinência, oração incessante, cântico dos Salmos, vigílias e trabalho. O bispo de Tessalônica ordenou-lhe hieromonge [padre-monge]. Ao visitar Tessalônica, o distinto Gregório de Decápolis ficou tão impressionado com José, por causa de seu caráter raro, que o convidou para seu mosteiro em Constantinopla.

Quando a chama da heresia iconoclasta irrompeu novamente sob o signo do armênio, José foi enviado a Roma para invocar o papa e a Igreja Romana para lutar pela Ortodoxia. Enquanto estava a caminho, José foi capturado por piratas e levado para Creta, onde os hereges o encerraram na prisão por seis anos. José se alegrou de ter sido feito digno de sofrer por Cristo, e por isso continuamente louvava a Deus, considerando suas correntes de ferro como um adorno de ouro.

Na festa da Natividade de Cristo, no início da manhã, no sexto ano de prisão de José, o ímpio Imperador Leo foi morto na igreja enquanto frequentava as Matinas. Nesse mesmo momento, São Nicolau apareceu a José na prisão, dizendo: «Levanta-te e segue-me!» José sentiu-se elevado no ar e de repente se encontrou diante dos portões de Constantinopla. Todos os verdadeiros crentes se alegraram com a sua vinda. Ele compôs cânones e hinos para muitos santos. José possuía o dom da clarividência [discernimento], e por isto, o patriarca Fócius o nomeou pai espiritual e confessor de sacerdotes, recomendando-o como «um homem de Deus», «um anjo na carne» e um pai de pais». Na velhice extrema, José entregou a sua alma ao Senhor, a quem tinha servido fielmente tanto em obras como em hinos.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 58:1-11

1 Grita em voz alta, e não te poupes; levanta a tua voz como a da trombeta e anuncia ao meu povo os seus pecados, e à casa de Jacó as suas iniquidades.
2 Eles me procuram dia a dia, desejando conhecer os meus caminhos, como um povo que tem praticado a justiça e não tem abandonado a ordenança do seu Deus. Eles agora me pedem julgamento justo, e desejam aproximar-se de Deus,
3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas? por que temos afligido as nossas almas, porém, não o vês? Entretanto, nos dias de vosso jejum buscastes os vossos prazeres, e todos aqueles que estão sob o vosso poder vós os feristes.
4 Se jejuais para brigas e contendas, e feris o humilde com os vossos punhos, por que mantendes, ainda, um jejum para mim, como neste dia, de modo que possa ser ouvido o clamor da vossa voz?
5 Não escolhi este jejum nem um tal dia para um homem afligir a sua alma. Mesmo que viesses a curvar o teu pescoço como um junco, estendendo debaixo de ti pano de saco e cinza, nem assim poderíeis chamá-lo de jejum aceitável.
6 Eu não escolhi esse jejum, diz o Senhor. Todavia, desfaz todos os ônus da iniquidade, desata os nós das negociações duras, despede livre o ferido e cancela toda a conta injusta;
7 reparte o teu pão com o faminto e leva os pobres que estão desabrigados para a tua casa; se vires alguém nu veste-o, e não desconsideres os teus parentes.
8 Então, romperá a tua luz como a do amanhecer, a tua cura apressadamente brotará, a tua justiça irá adiante de ti e a glória de Deus te envolverá.
9 Clamarás, e Deus dar-te-á ouvidos; estarás ainda a falar, e ele dirá: Eis-me aqui. Se removeres de ti as cadeias, o estender de mãos acusadoras e as murmurações;
10 se deres, de coração, pão a quem tem fome e satisfizeres a alma aflita, então a tua luz brotará nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia;
11 o teu Deus estará contigo, continuamente, e serás satisfeito de acordo com os desejos de tua alma; encher-se-ão de gordura os teus ossos e serás como um jardim regado, como uma fonte de onde a água não cessa de correr;

VÉSPERAS

Gênesis 43:26-31; 45:1-16

26 José entrou na casa, e trouxeram-lhe os presentes que tinham em suas mãos, introduzindo-os na casa; e fizeram-lhe reverência com o rosto no chão.
27 E perguntou-lhes ele: Como estais vós? E também lhes disse: E vosso pai, o ancião de quem me falastes, está bem? Será que ele ainda vive?
28 E eles responderam: Teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda está vivo. E ele disse: Bendito seja aquele homem, por Deus! E inclinaram-se, e fizeram-lhe reverência.
29 Então, José levantou os olhos e viu seu irmão Benjamim, nascido da mesma mãe; e perguntou: É este o vosso irmão mais novo, o qual vos comprometestes de trazer para mim? E ele, então, disse: Deus tenha misericórdia de ti, meu filho.
30 José perturbou-se, pois as suas entranhas se comoviam por seu irmão, e ele queria chorar. Entrou, então, em seu quarto, e chorou ali.
31 Depois, lavou o rosto e saiu; e se conteve, falando: Ponde pão.
1 José não podia mais conter-se, enquanto todos permaneciam de pé ao seu lado; e disse a eles que se retirassem. E ninguém ficou próximo a José quando ele se deu a conhecer aos seus irmãos.
2 Levantou ele a sua voz, com choro, e todos os egípcios o escutaram. E isso foi relatado para a casa de Faraó.
3 Então, disse José aos seus irmãos: Eu sou José. Ainda está vivo o meu pai? Mas seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam atônitos.
4 E falou José aos seus irmãos: Chegai-vos a mim. E se aproximaram. E ele disse: Eu sou vosso irmão, José, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, então, não vos entristeçais, e não vos pareça muito duro o terdes me vendido para cá, pois que Deus me enviou antes de vós, para vida.
6 Pois neste segundo ano há fome sobre a terra, e ainda cinco anos restam nos quais não haverá de existir nem semeadura nem colheita.
7 Porém, Deus enviou-me diante de vós, para que de vós seja preservado um restante sobre a terra; até mesmo para nutrir um grande restante de vós.
8 Agora, então, não me mandastes para cá, senão que foi Deus quem me enviou. E ele fez-me como um pai para Faraó, senhor de toda a sua casa e regente de toda a terra do Egito.
9 Apressai-vos, portanto, indo até o meu pai, e dizei-lhe: Estas coisas diz o teu filho José: Deus me fez senhor de toda a terra do Egito. Desce, pois, para mim, e não tardes.
10 Habitarás na terra de Gósem da Arábia, e irás ficar perto de mim; tu, teus filhos e os filhos de teus filhos, tuas ovelhas e teus bois, e as tuas coisas, tudo o que é teu.
11 E irei alimentar-te, lá, porque a fome existirá ainda por cinco anos; para que não sejas consumido, e teus filhos, e todas as tuas posses.
12 Eis que vossos olhos veem, e os olhos de meu irmão Benjamim, que é a minha boca que vos fala.
13 Relatai, portanto, ao meu pai, toda a minha glória no Egito e todas as coisas que tendes visto; e apressai-vos a fim de fazer descer meu pai para cá.
14 Então, ele lançou-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, e chorou sobre ele. E Benjamim também chorou em seu pescoço.
15 E beijou todos os seus irmãos, chorando sobre eles. E, depois dessas coisas, seus irmãos falaram com ele.
16 Logo o relato foi feito na casa de Faraó, dizendo: Os irmãos de José são vindos. E Faraó ficou feliz, e os seus domésticos com ele.

Provérbios 21:23-22:4

23 O que guarda a sua boca e a sua língua preserva a sua alma da angústia.
24 Homem ousado, obstinado e insolente é chamado de pestilento, e aquele que fica lembrando de injurias é um transgressor.
25 O desejo mata o preguiçoso, porquanto as suas mãos não querem fazer nada.
26 O homem ímpio nutre maus desejos o dia inteiro, mas o justo é misericordioso e compassivo sem medida.
27 Os sacrifícios dos ímpios são abomináveis ao Senhor, pois os oferecem maliciosamente.
28 A testemunha mentirosa perecerá, porém um homem obediente falará com cautela.
29 O homem ímpio resiste com uma face dura; o justo, contudo, entende os seus caminhos.
30 Não há sabedoria, não há coragem, não há conselho contra o Senhor.
31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a ajuda vem do Senhor.
1 O bom nome é melhor do que a muita riqueza, e o bom favor está acima de prata e ouro.
2 O rico e o pobre se encontram, contudo o Senhor fez a ambos.
3 Um homem inteligente, vendo um homem mau ser severamente punido é ele próprio instruído, mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena.
4 O temor do Senhor produz sabedoria, riqueza, glória e vida.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário