segunda-feira, 15 de abril de 2019

6ª Segunda-feira da Grande Quaresma

15 de Abril de 2019 (CC) / 02 de Abril (CE)
São Tito, o Taumaturgo (séc. IX)
Tom 5



Pouco se sabe sobre a vida de São Tito, exceto que, desde a sua juventude, ele mostrava-se muito zeloso pela vida monástica. Buscou sempre viver uma vida de ascese, tendo vivido durante século IX no Monastério Studion, próximo de Constantinopla. 
Por sua vida virtuosa, exercitado no jejum, na pureza de alma e nas boas disposições para com os demais, Tito conquistou o amor dos irmãos e, a seu pedido, foi ordenado sacerdote. 
Homem de fé fervorosa ele lutou em favor da veneração dos santos ícones durante a perseguição iconoclasta. Por sua vida virtuosa Deus lhe concedeu o dom de curas. O Santo adormeceu em Cristo já em sua velhice.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 48:17-49:4

17 Assim diz o Senhor que te livra, o Santo de Israel: Eu sou teu Deus, eu te tenho mostrado como encontrar o caminho em que deves andar.
18 Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então teria sido a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar.
19 Ainda mais, a tua descendência teria sido como a areia, e os filhos do teu ventre como o pó da terra. Não serias tu, agora, de maneira alguma, totalmente destruído, nem o teu nome iria perecer diante de mim.
20 Saí de Babilônia, vós que fugis dos caldeus! Proferi-o em alta voz, uma voz de alegria, e que isto seja conhecido. Proclamai-o até aos confins da terra. Dizei: O Senhor livrou a seu servo Jacó.
21 Se vier a ter sede, ele os levará através do deserto; tirará água para eles da rocha. A rocha será fendida, a água fluirá e o meu povo beberá.
22 Não há nenhuma alegria, diz o Senhor, para os ímpios.
1 Ouvi-me, ó ilhas, e atendei, vós gentios. Depois de muito tempo, isso virá a suceder, diz o Senhor. Desde o ventre de minha mãe ele chamou o meu nome,
2 fez a minha boca como uma espada afiada, escondendo-me sob a sombra da sua mão. Ele me fez como uma flecha escolhida, guardando-me na sua aljava,
3 e falou: Tu és o meu servo, ó Israel; em ti hei de ser glorificado.
4 Então, eu disse: Tenho trabalhado em vão, tenho dissipado a minha força com a vaidade, e por nada; portanto, o meu juízo está com o Senhor, e o meu trabalho diante do meu Deus.

VÉSPERAS

Gênesis 27:1-41

1 E aconteceu, depois de Isaque envelhecer, que seus olhos estavam enfraquecidos, de modo que já não podia ver; e ele chamou Esaú, seu filho mais velho, dizendo-lhe: Meu filho. E ele respondeu: Estou aqui.
2 E ele lhe disse: Eis que eu estou velho, e não conhecemos o dia de minha morte.
3 Agora, então, toma as tuas armas, tanto a aljava como o arco, e, indo para a planície, caça-me alguma coisa.
4 E prepara-me as carnes como as aprecio, trazendo-as para mim, para que eu possa comer e a minha alma te abençoe, antes que morra.
5 Rebeca ouviu Isaque falar com Esaú, seu filho. Então, Esaú foi para a planície buscar caça para seu pai.
6 E Rebeca disse a Jacó, seu filho mais moço: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo:
7 Traze-me caça e prepara-me as carnes, para que eu coma e te abençoe diante do Senhor, antes de morrer.
8 Agora, então, meu filho, ouve-me, a fim de fazer como eu te ordeno.
9 Vai até o gado e me traz dali dois terneiros, tenros e bons, e prepararei as carnes para o teu pai, da maneira que ele gosta.
10 Então, tu as levarás para o teu pai e ele comerá; para que teu pai te abençoe antes de morrer.
11 Mas Jacó disse à sua mãe, Rebeca: Esaú, meu irmão, é um homem peludo, e eu um homem liso.
12 Porventura, meu pai não irá tocar-me? Desse modo, irei aparecer diante dele como alguém mal-intencionado, trazendo sobre mim uma maldição e não uma bênção.
13 Porém a sua mãe lhe respondeu: Para mim seja essa maldição, meu filho; apenas escuta a minha voz, e vai, e traze-os para mim.
14 Então, ele foi e os apanhou, trazendo-os para sua mãe; e ela preparou as carnes, como seu pai as apreciava.
15 E Rebeca, tendo tomado a melhor roupa de seu filho mais velho, Esaú, que estava com ela na casa, colocou-a em Jacó, seu filho mais novo.
16 Colocou ela em seus braços as peles dos terneiros, e também sobre as partes nuas do seu pescoço;
17 e pôs a carne e os pães que tinha preparado nas mãos de Jacó, seu filho.
18 E ele os trouxe a seu pai, dizendo-lhe: Pai! E ele respondeu: Eis que eu estou aqui. Quem és, filho?
19 Então, Jacó disse a seu pai: Sou eu, Esaú, teu primogênito. Tenho feito como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.
20 Perguntou Isaque a seu filho: O que é isto que encontraste tão rapidamente? E ele respondeu: O que o Senhor, teu Deus, apresentou diante de mim.
21 E disse Isaque a Jacó: Aproxima-te de mim e sentir-te-ei, meu filho; para ver se és meu filho Esaú, ou não.
22 Então, Jacó aproximou-se de seu pai, Isaque, e ele o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú.
23 E ele não o reconheceu, pois as suas mãos estavam como as mãos de seu irmão Esaú, peludas; e abençoou-o.
24 E perguntou-lhe: Tu és meu filho Esaú? e ele respondeu: Sou.
25 Então, ele disse: Traz-me, e comerei da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe. E ele a trouxe para perto dele, que comeu. Trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu.
26 E O pai de Isaque disse-lhe: Aproxima-te de mim e beija-me, meu filho.
27 Ele aproximou-se e beijou-o. Então, ele, sentindo o cheiro das suas vestes, o abençoou, dizendo: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo abundante, que o Senhor abençoou.
28 Que Deus te dê do orvalho do céu e da gordura da terra, e abundância de cereal e de vinho;
29 que as nações te sirvam e os príncipes se encurvem a ti. Sê tu o senhor de teu irmão, e os filhos de teu pai deverão fazer-te reverência. Maldito seja aquele que te amaldiçoa, e abençoado aquele que te abençoa.
30 E sucedeu, depois de Isaque haver terminado de abençoar a seu filho Jacó, e logo depois desse sair da presença de seu pai Isaque, que Esaú, seu irmão, chegou da sua caçada.
31 Ele também tinha preparado as carnes e as trouxe a seu pai, dizendo-lhe: Meu pai, levanta-te e come da caça de teu filho; e que a tua alma me abençoe.
32 Então, Isaque, seu pai, perguntou-lhe: Quem és tu? E ele respondeu: Eu sou o teu filho primogênito, Esaú.
33 Isaque ficou extremamente surpreso, e disse: Quem é, então, que já tem buscado caça, e a trouxe para mim? Pois já tenho comido de tudo, antes de tua chegada. Eis que o tenho abençoado, e ele será bendito.
34 E aconteceu, quando Esaú ouviu as palavras de seu pai Isaque, que ele clamou com grande e amargo clamor, dizendo: Abençoa, peço-te, também a mim, meu pai!
35 Todavia, ele lhe respondeu: Teu irmão veio, com sutileza, e tomou a tua bênção.
36 Então, ele disse: Com razão o seu nome foi chamado Jacó, verdadeiramente! Pela segunda vez ele me tem suplantado: tomou o meu direito de primogenitura, e, agora, também levou a minha bênção! E disse Esaú a seu pai: Porventura não ficou uma bênção para mim, pai?
37 Isaque respondeu, dizendo a Esaú: Se eu o tenho feito teu senhor, e fiz todos os seus irmãos seus servos, e ainda o fortaleci com o cereal e o vinho, o que farei, então, para ti, meu filho?
38 Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma só bênção, pai? Abençoa, peço-te, também a mim, pai. Então, ficando Isaque perturbado, Esaú chorou em voz alta, e pranteou.
39 E Isaque, seu pai, falou-lhe: Eis que a tua morada será longe da gordura da terra e do orvalho do alto céu.
40 Viverás da tua espada e servirás a teu irmão. Contudo, haverá um tempo em que quebrarás e soltarás o seu jugo do teu pescoço.
41 E Esaú tinha raiva de Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado. Então, disse Esaú, no seu espírito: Que os dias de luto por meu pai cheguem logo, para que eu possa matar a Jacó, meu irmão.

Provérbios 19:16-25

16 Quem guarda o mandamento guarda a sua alma, mas aquele que despreza os seus caminhos perecerá.
17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, e ele lhe retribuirá de acordo com a sua liberalidade.
18 Corrige a teu filho, pois, assim, haverá esperança para ele; e não sejas exaltado na tua alma, com arrogância.
19 Um homem mal-intencionado deverá ser severamente punido, e se cometer violência também perderá a sua vida.
20 Ouve, filho, a instrução de teu pai, para que sejas sábio nos teus últimos dias.
21 Muitos pensamentos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanece para sempre.
22 A misericórdia é um dom para o homem, e o pobre é melhor do que um rico mentiroso.
23 O temor do Senhor é a vida de um homem; alojar-se-á sem medo em lugares onde o conhecimento não é visto.
24 Aquele que injustamente esconde as próprias mãos no seu seio, não irá mesmo levá-las à boca.
25 Quando um homem de mau caráter é açoitado o simples torna-se mais prudente, e se reprovares a um homem sábio ele adquirirá a discrição.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário